Home Esportes Instituto Neymara Carvalho comemora 20 anos com aulão de bodyboarding neste sábado (16), em Vila Velha
Esportes

Instituto Neymara Carvalho comemora 20 anos com aulão de bodyboarding neste sábado (16), em Vila Velha

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Evento reunirá 150 inscritos, entre alunos do projeto comandado pela pentacampã mundial Neymara Carvalho e, também, crianças e jovens da comunidade

Agosto, 2025 – São 20 anos de atividades, buscando formar crianças, adolescentes e jovens campeões no esporte e na vida. O Instituto Neymara Carvalho (INC), em Barra do Jucu, na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, é comandado pela pentacampeã mundial de bodyboarding Neymara Carvalho e instrutores do projeto, com sede na praia em que a capixaba aprendeu a surfar.

Para comemorar o vigésimo aniversário, o Instituto Neymara Carvalho realizará um aulão de bodyboarding, neste sábado (16), com 150 inscritos, reunindo os alunos do projeto e, também, crianças e jovens da comunidade local.

O Instituto soma mais de 4 mil crianças e jovens atendidos, com mais de 12 mil pessoas impactadas indiretamente por meio de suas famílias. Entre alunos que já se destacam nas competições estão bodyboarders da nova geração, como Luna Hardman e Bianca Simões, ambas do Espírito Santo.

A história do Instituto começou com o projeto Escola Gordinho de Bodyboarding, a primeira escola social da modalidade no Brasil. Dela surgiu, em 2005, o Instituto Neymara Carvalho, que conta com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio do edital ArcelorMittal Investe de Apoio a ONGs.

“Eu era madrinha da escola do Anderson Pinto Santos, o Gordinho. Ele está como instrutor comigo até hoje. É o pai do bodyboarding, meu parceiro. Foi um cara que chegou para mim e falou: você tem talento para o esporte. Ele me ajudou muito me levando para vários campeonatos e me inserindo na comunidade do bodyboarding”, conta Neymara, que também é atleta ArcelorMittal.

“Quando eu comecei a ter destaque, eu já como madrinha do projeto dele, a gente veio com a ideia de oficializar, de profissionalizar e criamos uma ONG que se chama Instituto Neymara Carvalho, onde várias pessoas já passaram. Ele está aqui e eu estou aqui. E a gente é irmão, pai e filho, em prol do amor que sentimos por esse esporte e pela transformação de vidas”, diz.

“O desejo com o Instituto era dar continuidade e eu, particularmente, devolver para a minha comunidade o que o esporte estava me proporcionando de oportunidade de vida, de viagens, de dinheiro, de culturas, de crescimento pessoal e profissional. Queria mostrar para as crianças do meu entorno que o esporte vale a pena”, completa.

Gordinho destaca a forma como é o Instituto. “Dou aulas há 35 anos e para mim é uma honra muito grande fazer parte desse projeto do Instituto Neymara Carvalho. Nós já fizemos muitos campeões, na vida e no esporte. E se Deus quiser vamos continuar fazendo. Agradecer muito por nós sermos uma família. Não somos só um Instituto. Educamos, ensinamos, corrigimos do nosso jeito, com humildade, com simplicidade, com sinceridade, com força, com amor e com fé. E a gente batalhando. Espero que possamos conquistar muito mais. Que não são só vidas e sim pessoas de bem para uma grande sociedade. Vinte anos e vem mais”,  afirma.

Fazendo sucesso – Nesses anos, o INC formou atletas que saíram do Instituto e passaram a competir em nível brasileiro e mundial. Dois deles são exemplos, atualmente, de como as crias do projeto passam a se destacar no bodyboarding: Guilherme Montenegro, que está disputando o título mundial Pro Junior, e Bianca Simões, revelação do Circuito Brasileiro Profissional e Top 8 no Circuito Mundial Pro Junior. Sem falar em Luna Hardman, duas vezes campeã mundial no Pro Junior e destaque na categoria Profissional. 

Rede Social:
Instagram: @neymaracarvalho 
                   @institutoneymaracarvalho

Foto: Divulgação

Envie
Artigo relacionado
Esportes

Brasil é campeão masculino e feminino de punhobol nos Jogos Mundiais

O Brasil surpreendeu grandes potências ao faturar a medalha de ouro na...

Esportes

Fla e Inter iniciam disputa por vaga nas quartas da Libertadores

Flamengo e Internacional iniciam, nesta quarta-feira (13) a partir das 21h30 (horário...