Home Meio Ambiente Instituto Aupaba lança projeto de turismo regenerativo sustentável nas favelas do Rio
Meio Ambiente

Instituto Aupaba lança projeto de turismo regenerativo sustentável nas favelas do Rio

Envie
Tomasini Productions
Tomasini Productions
Envie

Workshop de gastronomia sustentável marca início de iniciativa inédita que mapeia talentos e negócios nas comunidades

O Instituto Aupaba deu início ao projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, uma iniciativa inédita que vai criar um roteiro de turismo regenerativo das favelas do Rio de Janeiro. O pontapé inicial acontece no próximo dia 12 de julho, com workshop gratuito de gastronomia sustentável ministrado pela chef Regina Tchelly, da Favela Orgânica, no Sindicato dos Metalúrgicos, em Benfica.

A atividade vai reunir moradores das favelas da Mangueira, Providência, Tuiuti, Maré e Salgueiro para aprender técnicas de aproveitamento integral dos alimentos. “Estou muito feliz com essa parceria com o Instituto Aupaba. É uma iniciativa que abre portas e cria oportunidades para empreendedores de diversas áreas nas comunidades”, afirma Regina Tchelly.

O projeto, que deve ser concluído até setembro, representa muito mais que um simples roteiro turístico. Trata-se de uma ferramenta de transformação social que vai mapear pequenos empresários das comunidades, destacando talentos e habilidades nas áreas de gastronomia, cultura, arte, artesanato e beleza.

“Planejamos mapear os pequenos empresários das comunidades, destacando seus talentos e habilidades, seja nas áreas de gastronomia, cultura, arte, artesanato e beleza, entre outras. No roteiro, vamos descobrir talentos e vocações e trazer o perfil de cada favela”, destaca Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.

A chef Regina Tchelly, natural de Serraria, interior da Paraíba, chegou ao Rio aos 20 anos e trabalhou como doméstica antes de se descobrir na gastronomia sustentável. Sua trajetória inspira outros moradores de favelas a encontrarem oportunidades no empreendedorismo social.

“No meu workshop, trago uma proposta de consciência e respeito pela comida e pelo planeta, com receitas de aproveitamento integral dos alimentos, saborosas, nutritivas, de baixo custo e alto valor afetivo. É a força da cozinha de afeto e dos saberes populares transformando realidades”, explica a chef.

O roteiro de turismo regenerativo vai informar dados e detalhes dos negócios existentes em cada favela, destacando suas peculiaridades. A ideia é incrementar negócios nas favelas com respeito à sustentabilidade, promovendo transformação social.

“Mais do que capacitar, queremos fomentar o orgulho local, impulsionar a economia comunitária e promover um turismo que valorize as raízes culturais e a sustentabilidade, criando oportunidades duradouras para os moradores e um legado positivo para toda a cidade”, destaca De Lamare.

O projeto nasceu após dez meses de escuta ativa realizada pelo Instituto nas comunidades. “Nosso projeto é fruto de meses de escuta comunitária. E a ideia é provocar a cultura empreendedora nas comunidades a partir de bons exemplos e do que eles já estão produzindo”, explica a presidente.

Além das intervenções locais, será disponibilizada uma plataforma online com cursos e palestras, mais de 20 vídeos de treinamento sobre empreendedorismo, inglês básico para turismo e práticas ambientais, complementados por cinco publicações didáticas.

SERVIÇO:

  • Evento: Workshop “Gastronomia sustentável” com a chef Regina Tchelly
  • Data: 12 de julho, sábado
  • Horário: 9h30 às 13h
  • Local: Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Ana Nery, 152, Benfica
  • Inscrições: https://forms.gle/332EZFGjPtThh5cg7
  • Valor: Totalmente gratuito –  vagas limitadas

Envie
Artigo relacionado
Freepik
Meio Ambiente

Cozinha consciente: 5 práticas sustentáveis que todo restaurante pode adotar

Rede de franquias pratica pequenas mudanças na rotina que geram impacto ambiental...

Foto Divulgação
Meio Ambiente

Construção Sustentável: O Pilar do Futuro com o Grupo JCR – Helicebras

  Em um cenário global cada vez mais atento às questões ambientais,...

santander/divulgação
Meio Ambiente

Santander registra alta de 89% nos pedidos de financiamento solar no Maranhão

O Maranhão registrou um crescimento de 89% nos pedidos de financiamento de...