O evento contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho e Ilacir Bicalho, do Secretário de Esportes, Breno Rodrigues, do diretor da D’Granel, Flávio Morais, do representante da Cateno, Willy Dieguez, do diretor presidente da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira e de representantes da comunidade.
O Educa Fut nasce com a missão de utilizar o futevôlei como ferramenta educacional, estimulando valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e perseverança. Além das atividades esportivas, o projeto também contempla ações educativas, buscando ampliar o horizonte dos participantes e fortalecer vínculos comunitários.
A expectativa é que o projeto impacte positivamente centenas de famílias, promovendo inclusão social e contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Para Wenceslau Madeira, o lançamento do projeto é um marco positivo. “Hoje é um dia muito especial para todos nós da De Peito Aberto. O lançamento do Projeto Educa Fut aqui em Santa Luzia representa mais do que o início de uma nova iniciativa — é o começo de uma transformação social que une esporte, educação e comunidade. O futevôlei, que muitos conhecem como uma prática esportiva, passa a ser também uma ferramenta de formação cidadã. Queremos que cada criança e jovem que participe do Educa Fut aprenda não só a jogar, mas a conviver, respeitar, colaborar e sonhar”, disse.
Dinâmica do Projeto
O projeto Educa Fut oferta aulas gratuitas de futevôlei, duas vezes por semana, sempre no contraturno escolar. As atividades são realizadas no Ginásio Poliesportivo de Santa Luzia, no bairro Rio das Velhas, e no Espaço Curumim, no bairro Cristina.
Ao todo 120 jovens são beneficiados pelo projeto. Cada aluno recebe gratuitamente kit de uniforme contendo camisa, short e chinelo. Além disso, os participantes também ganham uma squeeze e uma mochila para utilização nas atividades do Educa Fut.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados. Seu principal diferencial é a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 19 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 65 mil crianças e adolescentes. Esportes Olímpicos para Todos, Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Lhoist, Vallourec, Ferbasa, Elo, Bayer, Iveco, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, MRN e Vale, entre outros.
A DPA também se destaca pelo conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.