Home Notícias Economia Inflação corrói o poder de compra, mas crédito próprio oferece alternativa segura para o consumo
Economia

Inflação corrói o poder de compra, mas crédito próprio oferece alternativa segura para o consumo

Envie
Nauro Freitas, CEO da MOOVpay
Nauro Freitas, CEO da MOOVpay
Envie

Em meio à alta da inflação e ao encarecimento do crédito tradicional, o financiamento digital direto no varejo surge como alternativa segura e eficiente para manter o consumo acessível, e a MOOVpay lidera esse avanço com agilidade, inclusão e fidelização

A inflação continua sendo um dos principais desafios econômicos enfrentados pelas famílias brasileiras em 2025. Mesmo com leve recuo nas projeções, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,10%, segundo o Boletim Focus do Banco Central, acima do teto da meta oficial de 4,5%. Isso significa que, na prática, o dinheiro vale menos, e o salário não acompanha o ritmo de alta dos preços.

O impacto direto: menos consumo, mais insegurança

Com a inflação elevada e a taxa básica de juros (Selic) mantida em 15% ao ano, o acesso ao crédito tradicional se torna mais caro e restrito. Segundo a CNC, embora o indicador de consumo das famílias tenha subido 0,6% em julho, esse avanço está diretamente ligado à melhoria no acesso ao crédito alternativo. A população busca formas de manter o consumo sem comprometer o orçamento, especialmente em tempos de instabilidade fiscal e alta nos preços de alimentos e serviços.

Crédito próprio como ferramenta de inclusão e equilíbrio

Nesse cenário, o crédito próprio da loja surge como uma solução eficaz. Ao permitir que o consumidor parcele suas compras diretamente com o varejista, sem depender de bancos ou cartões, esse modelo aumenta o poder de compra sem gerar endividamento descontrolado. Segundo o Relatório de Política Monetária do Banco Central, o crédito digital deve crescer 8,5% em 2025, impulsionado por soluções mais acessíveis e personalizadas.

MOOVpay: tecnologia que transforma consumo em estratégia

A MOOVpay lidera essa tendência ao oferecer crédito digital exclusivo para lojas parceiras, com aprovação imediata e parcelamento em até 12 vezes. O crédito é utilizado exclusivamente na loja onde foi concedido, o que garante recorrência de compra, aumento do ticket médio e zero risco de inadimplência para o varejista.

Estamos instrumentalizando o varejo com soluções exclusivas de crédito que fideliza os consumidores, cria recorrência de compras, atrai novos clientes e melhora a qualidade da relação loja consumidor. A oferta de crédito direta ao consumo permite que o varejo atue como protagonista da missão de ser um facilitador no acesso a bens de consumo e contribuir para o crescimento econômico”, afirma  Nauro Freitas CEO e co-founder da MOOVpay.

Além disso, a fintech oferece:

  • MOOVprêmio: seguro que prestigia segurança, tranquilidade, proteção e economia em momentos de imprevistos.
  • Embedded finance: integração de crédito, antecipação de recebíveis e gestão de fluxo de caixa;
  • Programas de retenção e fidelização: o varejista recebe, além de suporte pós venda, uma plataforma de fidelização que permite elevar o life time value dos clientes e consumidores.
  • Inclusão financeira: mais milhares  de brasileiros desbancarizados já realizam transações digitais com apoio da MOOVpay por terem acesso ao crédito digital.

Em um país onde a inflação reduz o poder de compra mês a mês, o crédito próprio da loja, especialmente em formato digital, consolida-se como uma ferramenta anticíclica. Ele preserva o orçamento do consumidor, fortalece o varejo e democratiza o acesso ao consumo. A MOOVpay não apenas acompanha essa transformação: ela a lidera.

Sobre a MOOVpay

A MOOVpay é uma fintech especializada em crédito digital para o varejo. Com soluções 100% digitais, seguras e personalizadas, a empresa conecta consumidores e lojistas em uma jornada de compra fluida, inteligente e fidelizadora. Presente em diversas regiões do Brasil, a MOOVpay se posiciona como #melhoramigadovarejo, promovendo prosperidade compartilhada e inovação contínua.

Envie
Artigo relacionado
Economia

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados

O impacto do aumento das tarifas de importação nos Estados Unidos a...

Economia

Pix deve permanecer sob gestão pública, diz Galípolo

O Pix é estratégico e deve permanecer sob gestão pública, disse nesta...

Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 5,50 pela primeira vez em quase um mês

A entrada em vigor da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros...

Economia

Balança comercial tem menor superávit para julho em três anos

Pressionada pela queda no preço de diversas commodities (bens primários com cotação...