Siga-nos nas Redes Sociais

Agronegócio

Inédito, Manual sobre Controle da Salmonela em Tambaqui e Peixes Redondos está disponível no site da Peixe BR

Publicado

em

Inédito, Manual sobre Controle da Salmonela em Tambaqui e Peixes Redondos está disponível no site da Peixe BR
Foto: Divulgação

O “Manual de boas práticas para o controle de salmonela em tambaqui e peixes redondos”, elaborado por Juliana Antunes Galvão, coordenadora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a pedido da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), já está disponível para download gratuito no site da entidade https://www.peixebr.com.br/manual-salmonela/.

“O conteúdo é completo e inclui informações sobre o cenário, os desafios e as medidas necessárias nas propriedades de piscicultura relacionada às boas práticas de manejo e outros fatores da produção, principalmente em relação aos pontos críticos de controle de contaminação à salmonela, destacando importantes pontos a ser observados com o intuito de minimizar a contaminação, sendo essencial para os piscicultores brasileiros”, afirma Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

O manual tem o objetivo principal de conscientizar a adoção de medidas preventivas e corretivas para prevenção e controle ao longo das etapas de produção e processamento até o consumidor final. Ele está dividido em temas principais, como estrutura de tanques, qualidade da água, ração, matrizes e alevinos, despesca e transporte, rastreabilidade de contaminação, treinamento de colaboradores e tanque de espera e de recebimento. Também há análise de água de abastecimento, área suja, insensibilização, sangria, remoção do muco e escamas, área limpa, evisceração, cortes, remoção de pele, remoção de aparas e lavagem, embalagens, limpeza, sanitização e formação de biofilmes e manejo de resíduos.

“Essa é uma importante material para a cadeia produtiva dos peixes de cultivo, pois traz segurança e credibilidade à produção de pescado brasileiro por meio da atenção à sanidade dos peixes. Em estudo detalhado e atualizado, mostramos os desafios e os caminhos a ser seguidos na atividade e a garantia de seu pleno desenvolvimento”, detalha a pesquisadora Juliana Antunes Galvão.

“As ações para prevenção de introdução de patógenos ao ambiente de cultivo tornam-se essenciais para o crescimento sustentável da atividade aquícola, bem como para sua competitividade no mercado. As boas práticas apresentadas no manual representam um direcionamento para o siste­ma de criação de peixes com ações estruturadas para conter a introdução e a disseminação de agentes patogê­nicos no ambiente de produção aquícola. A ausência de tais medidas abre oportunidade para a introdução de uma nova enfermidade, o que pode representar prejuízos econômi­cos, sociais e ambientais exacerbados, atingindo toda a cadeia de produção”, conclui Francisco Medeiros.

O manual é uma iniciativa da Peixe BR em parceria com coordenadores, pesquisadores e alunos do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado (GETEP), da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Foto: Divulgação Auster Leia Mais

Volumoso de qualidade exige cuidados da colheita da planta ao armazenamento

Foto: Divulgação Leia Mais

8º Encontro de Mulheres na Roda de Samba Homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara

Foto: Divulgação Novus Leia Mais

Novus amplia pesquisa em microbiologia e fermentação

Google livre Leia Mais

A Nova Era do Streaming: Por Que a Turbo TV Está Redefinindo o Entretenimento Digital

Imagens Freepik Leia Mais

O que fazer quando seus arquivos são sequestrados por ransomware

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

Volumoso de qualidade exige cuidados da colheita da planta ao armazenamento

Publicado

em

Foto: Divulgação Auster
Foto: Divulgação Auster

Forragem é determinante para o ganho de peso e produção de leite de bovinos

A silagem tem função importante na alimentação dos bovinos. Como volumoso essencial para a boa dieta, oferecida com a qualidade adequada ela colabora com o desempenho zootécnico do rebanho e o aumento da rentabilidade do negócio, seja na produção de leite ou na conversão alimentar e consequente ganho de peso do gado de corte.

“Quando a forragem é bem feita, o pecuarista tem em mãos um volumoso com elevada concentração de energia metabolizável, adequada fração proteica e fibra efetiva, além de estabilidade fermentativa – o que assegura melhor digestibilidade e conversão para os animais”, explica o zootecnista Kaio Souza Gomes, da Auster Nutrição Animal.

Ter silagem com qualidade envolve cuidados em diferentes fases, que vão da colheita ao armazenamento. Primeiro, a planta deve ser colhida no estágio correto. Depois, o material deve ser picado para que fique com comprimento entre 8 e 15 milímetros. Chegando ao armazenamento, o produtor deve respeitar a compactação e se atentar à fermentação e aos aditivos para inibir bactérias e reduzir perdas.

“É igualmente importante vedar o material corretamente e manejá-lo de maneira diária. Por fim, o monitoramento da forragem deve ser constante. Só assim o pecuarista a mantém com alto valor energético e garante que o bovino receberá um alimento de boa digestibilidade”, detalha o zootecnista.

Silagens que não recebem o necessário manejo podem sofrer alteração em sabor e cheiro e, nesse caso, parte será rejeitada pelos bovinos, já que forragens deterioradas tendem a apresentar odor desagradável, muitas vezes rançoso ou pútrido, acompanhado de sabor amargo ou excessivamente ácido – o que compromete a palatabilidade para o rebanho.

“Vale lembrar que a silagem pode sofrer com ações de fungos, bactérias butíricas e clostrídios que produzem metabólitos tóxicos capazes de provocar sérios distúrbios metabólicos, como redução da imunidade, aumento da suscetibilidade às infecções e até mesmo impacto na fertilidade dos bovinos”, conta Kaio.

Em termos econômicos, a fazenda sofre impactos severos com silagens de baixa qualidade, já que a perda de matéria seca em alimentos fora dos padrões fica entre 15 a 30%. Com isso, há redução do volume do alimento que poderá ser ofertado aos animais e da concentração de nutrientes, como energia e proteína. Com isso, o rebanho será mal nutrido e terá menor capacidade de converter o alimento em produção de leite e ganho de peso.

“Além de todo o processo de conservação, que é imprescindível para manter a qualidade da planta colhida no momento certo e transformada em forragem, o fazendeiro pode utilizar aditivos para reduzir distúrbios decorrentes de má conservação, como os adsorventes de micotoxinas e de levedura presentes em premixes minerais”, completa o especialista.

Empresa 100% brasileira, a Auster Nutrição Animal fornece ao mercado uma completa linha de premixes que impedem que toxinas presentes nas forragens sejam absorvidas pelos animais. Já as leveduras contribuem para a manutenção do consumo e fortalecem a imunidade do rebanho. Com seus premixes e demais soluções em nutrição, a Auster segue nutrindo a pecuária nacional e fomentando seu desenvolvimento e produtividade.

Foto: Divulgação



Leia Mais

8º Encontro de Mulheres na Roda de Samba Homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara

Foto: Divulgação Novus



Leia Mais

Novus amplia pesquisa em microbiologia e fermentação

Google livre



Leia Mais

A Nova Era do Streaming: Por Que a Turbo TV Está Redefinindo o Entretenimento Digital

Imagens Freepik



Leia Mais

O que fazer quando seus arquivos são sequestrados por ransomware

LIDE Paraná



Leia Mais

Pelo segundo ano consecutivo, Neodent é reconhecida como Indústria destaque no Prêmio Líderes LIDE Paraná 2025




Continue Lendo

Agronegócio

8º Encontro de Mulheres na Roda de Samba Homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Recife, o evento que acontece neste sábado, será na Torre Malakoff

A 8ª edição do Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Recife anuncia uma edição repleta de celebração, potência e sustentabilidade. O evento, que acontece no dia 22 de novembro na Torre Malakoff, segue firme em seu movimento cultural e, desta vez, une forças com o projeto artístico-ambiental Reage Plástico.

A parceria com o Reage Plástico incorpora novos valores e uma consciência ambiental à já tradicional festa do samba.

O evento em Recife integra o Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba, uma iniciativa anual de grande importância para a cultura brasileira, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018  idealizado pela cantora Dorina.

O principal objetivo é unir as rodas de samba femininas, bem como cantoras e instrumentistas de samba, de todo o país. A iniciativa visa criar uma rede entre as artistas, aumentar as trocas culturais e, fundamentalmente, fortalecer a divulgação da força feminina no samba para o público.

A estreia em 2018 reuniu diversas cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Curitiba, Londrina (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O encontro também cruzou fronteiras, com edições realizadas em La Plata e San Martín de los Andes, na Argentina.

Nesta edição, duas grandes damas do samba serão aclamadas: Nilze Carvalho e a eterna Dona Ivone Lara. Ambas são figuras centrais que, com sua arte e trajetória, inspiraram e sedimentaram os caminhos do samba feminino no Brasil. A homenagem reconhece o legado e a importância dessas artistas para a cultura nacional.

A festa começa a partir das 15h, com entrada gratuita, e promete uma tarde cheia de força e alegria. A programação é diversificada e vai além da música e conta com exposição, Feira de Empreendedoras e Palestra, e, claro, a Roda de Samba com um time de talentosas cantoras.

O evento contará com a participação de um impressionante elenco de sambistas e cantoras que prometem emocionar o público na Torre Malakoff.

Entre os nomes confirmados estão: Maria Pagodinho, Leyde do Banjo, Keka Villaverde, Carla Rio, Walkyria Mendes, Kira, Helena Cristina, Angélica Criss, Elaine Cristina, Alice Fernanda, Nena Queiroga, Manu Travassos, Surama Rheis, Gerlane Gell, Rousy Moraes, Elys Viana, Isa Lima, , Sue, Tereza Cristina, Rafaela Nascimento, Ana Fabiola,  Katyucia,  Nalva Silva, Lully Queiroz e Sara Flor.

A união da música, da arte e da consciência ambiental faz do Mulheres na Roda de Samba – Recife um dos eventos mais esperados do calendário cultural da cidade, reforçando o poder e a união das sambistas em nível nacional e internacional.

O evento encerrará com o show de Karynna Spinelli com apoio cultural da FUNDARPE/Secretaria de Cultura do Estado.
O acesso ao evento é gratuito, mas a organização pede a doação de alimentos não perecíveis.

Foto: Divulgação Auster



Leia Mais

Volumoso de qualidade exige cuidados da colheita da planta ao armazenamento

Foto: Divulgação Novus



Leia Mais

Novus amplia pesquisa em microbiologia e fermentação

Google livre



Leia Mais

A Nova Era do Streaming: Por Que a Turbo TV Está Redefinindo o Entretenimento Digital

Imagens Freepik



Leia Mais

O que fazer quando seus arquivos são sequestrados por ransomware

LIDE Paraná



Leia Mais

Pelo segundo ano consecutivo, Neodent é reconhecida como Indústria destaque no Prêmio Líderes LIDE Paraná 2025




Continue Lendo

Agronegócio

Novus amplia pesquisa em microbiologia e fermentação

Publicado

em

Foto: Divulgação Novus
Foto: Divulgação Novus

CHESTERFIELD, MO (6/11/2025) – Para criar produtos inovadores projetados para ajudar os produtores a obter mais de seus animais, a Novus recentemente adicionou Steven (Shaohua) Guan, Ph.D., à sua equipe de Inovação como gerente de microbiologia, biologia molecular e líder em fermentação.

Nesta nova função, o Dr. Guan está trabalhando para expandir a expertise da empresa de nutrição inteligente em microbiologia e fermentação. Ele é responsável por projetar, executar e interpretar uma ampla gama de pesquisas em microbiologia, biologia molecular e bioquímica relacionadas a enzimas, micro-organismos administrados diretamente (DFMs) e outros produtos derivados de fermentação. Os estudos serão realizados na sede global da Novus no Missouri e por meio de fornecedores externos.

“Estou animado para fazer parte da equipe de Inovação da Novus. Estou ansioso para contribuir com projetos inovadores, colaborar com parceiros de co-desenvolvimento em iniciativas estratégicas que requerem expertise e a fornecer suporte essencial para as equipes de pesquisa aplicada e assuntos regulatórios”, afirma.

A trajetória profissional de Guan inclui atuação como cientista principal na Dalan Animal Health, cientista sênior na Kemin Industries e diretor de P&D em bioprocessamento na Agricen Sciences.

Ele possui mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de processos de fermentação, abrangendo escalas de laboratório, piloto e produção, com um forte histórico de sucesso. Além da ampla experiência em otimização de meios e processos de fermentação para bactérias, leveduras e fungos filamentosos aplicados nas indústrias alimentícia, de nutrição animal, farmacêutica e agrícola, ele também possui experiência como líder, formação e gerenciamento de equipes de fermentação e no estabelecimento de capacidades de bioprocessamento.

O diretor associado de Inovação, Gaurav Shah, afirma que a chegada de Guan representa um passo importante na ampliação das capacidades internas de pesquisa da Novus.

“A vasta experiência de Steven em fermentação e microbiologia nos ajudará a oferecer soluções inovadoras e baseadas na ciência aos nossos clientes com mais eficiência”, diz Shah. “Construir essa capacidade internamente, juntamente com nossas forças em química de processos, formulação e ciências analíticas, nos coloca em uma posição para acelerar nossos esforços de inovação e fortalecer nossa liderança em nutrição inteligente.”

Para saber mais sobre Inovação Aberta na Novus, acesse:  https://www.novusint.com/pt/sobre/inovacao-aberta/

Foto: Divulgação Auster



Leia Mais

Volumoso de qualidade exige cuidados da colheita da planta ao armazenamento

Foto: Divulgação



Leia Mais

8º Encontro de Mulheres na Roda de Samba Homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara

Google livre



Leia Mais

A Nova Era do Streaming: Por Que a Turbo TV Está Redefinindo o Entretenimento Digital

Imagens Freepik



Leia Mais

O que fazer quando seus arquivos são sequestrados por ransomware

LIDE Paraná



Leia Mais

Pelo segundo ano consecutivo, Neodent é reconhecida como Indústria destaque no Prêmio Líderes LIDE Paraná 2025




Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.