Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Indígenas lotam plenário da Câmara em sessão que exalta mobilização

Publicado

em

Por

© Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8), uma sessão em homenagem à 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Maior mobilização indígena do país, o evento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), começou na segunda-feira (7) e segue até a sexta-feira (11), com a expectativa de atrair entre 6 mil e 8 mil participantes de ao menos 135 etnias de todo o país.

A sessão de homenagem foi proposta pela deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) e contou com as presenças de lideranças do movimento indígena; das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, além da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e do secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba.

“Este é o Congresso Nacional que sonhamos para o futuro. O Congresso de um Brasil que começa conosco [indígenas], os primeiros brasileiros, e que, no entanto, somos o último [grupo] a chegar ao Congresso Nacional”, comentou a deputada Célia Xakriabá.

A parlamentar presidiu a sessão ─ marcada pela presença, no plenário, de dezenas de indígenas paramentados com adereços tradicionais, muitos deles usando as pinturas corporais típicas de seus povos.

Direitos

Durante a sessão da Câmara, um dos coordenadores executivos da Apib convidados a discursar, Dinamam Tuxá, criticou iniciativas parlamentares que afrontam os direitos indígenas. A seu ver, as proposições desfiguram o texto constitucional, com propostas como o chamado Marco Temporal – tese jurídica segundo a qual os indígenas só teriam direito às terras que ocupavam em outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada.

Temos uma Constituição [Federal], aprovada por esta Casa, que ainda não foi implementada na sua totalidade. [Consequentemente] a violência impera dentro dos territórios indígenas. Neste exato momento, por exemplo, há fatos ocorrendo no território Pataxó [no sul da Bahia], bem como em outras áreas sob ataque. Esta violência se estende por todo o território nacional e nós sabemos quem são os mandantes. Enquanto isso, esta mesma Casa está se articulando e mobilizando proposituras de PECs [Propostas de Emenda à Constituição] e PLs [Projetos de Lei] que afrontam os direitos fundamentais dos povos indígenas”, afirmou Dinamam.

A defesa da Constituição em vigor desde 1988 é uma das pautas da atual edição do Acampamento Terra Livre. Em parte porque, embora não tenha sido integralmente implementada, pode ser considerada um marco na conquista e garantia de direitos pelos povos indígenas, estabelecendo que as diversas etnias têm direitos sobre os territórios tradicionalmente ocupados por seus antepassados, e que cabe à União proteger estas áreas.

Acampamento

Com o tema “Apib Somos Todos Nós: Em Defesa da Constituição e da Vida”, o 21º Acampamento Terra Livre está estruturado em cinco eixos: “Apib Somos Todos Nós”, “Resistência e Conquista”, “Desconstitucionalização de Direitos”, “Fortalecendo a Democracia” e “Em Defesa do Futuro – A Resposta Somos Nós”.

Segundo os organizadores do ATL, o evento “destaca o empenho dos povos indígenas na garantia dos seus direitos, previstos na Constituição Federal, além de celebrar a união e a resistência da Apib”, organização criada em 2005, durante a segunda edição do ATL.

“Quero saudar os 20 anos da Apib e os 21 anos do Acampamento Terra Livre, esta grande mobilização que já se tornou não só a maior assembleia dos povos indígenas do Brasil, como também a maior mobilização indígena do mundo”, comentou a ministra Sônia Guajajara.

“O ATL é sinônimo de luta, resistência, teimosia, denúncia, mas não podemos nos esquecer de que ele também é sinônimo de beleza, diversidade, cultura e sabedoria ancestral”, acrescentou a ministra

Sônia Guajajara atribui à mobilização política dos povos originários a eleição de um grupo de parlamentares indígenas que, hoje, forma a chamada “bancada do cocar”. Outra conquista dessa luta, na visão dela, é a própria criação do Ministério dos Povos Indígenas, em 2023, primeiro ano do terceiro governo Lula.
 

Resistência

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, lembrou que, há mais de 500 anos, os indígenas brasileiros resistem ao processo de colonização de seus modos de vida. Joenia também fez coro aos que defendem a demarcação de terras da União destinadas ao usufruto exclusivo indígena como “uma estratégia de enfrentamento às crises climáticas.

“Para isso, as demarcações [de terras indígenas] têm que ser respeitadas. Tem que haver investimento para a proteção dos territórios indígenas, para, assim, termos dignidade, soberania alimentar e para manter esta riqueza cultural que o Brasil sempre mostra nos cartões postais”, comentou Joenia, que, em 2022, foi reeleita deputada federal por Roraima com o apoio da Campanha Indígena, criada pela Apib para apoiar candidatos indígenas comprometidos com o movimento.

Uma das mais importantes lideranças indígenas do país, o cacique Raoni Metuktire, da etnia caiapó, apelou a todos os presentes para que prossigam com a luta de seus antepassados pelo cumprimento dos direitos indígenas.

“Temos que continuar defendendo nosso direito à terra para, um dia, podermos ter nossos territórios […] Temos que estar firmes para continuar lutando contra os não-indígenas que querem destruir o que é nosso. Vocês estão vendo, eu estou cada vez mais cansado. Agora, esta luta é com vocês, [indígenas] mais jovens […]. Vocês não podem entrar em conflitos entre vocês. Têm que se respeitar, lutar e estar juntos, unidos, fortes contra qualquer ameaça”, discursou Raoni.

Aldeamento

O secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, frisou que a criação do Ministério dos Povos Indígenas, comandado por uma indígena, bem como o fato de outros representantes indígenas ocuparem postos-chave na administração pública federal com o aval do movimento, é resultado da mobilização e organização indígena, no qual se insere o Acampamento Terra Livre e a criação da Apib.

“Estamos aldeando a gestão pública, aldeando este parlamento, por toda uma conjuntura de defesa dos direitos dos povos indígenas; de combater as violações. Eu queria reconhecer a importância do ATL e da Apib”, reconheceu.

Weibe lembrou que foi durante a edição do acampamento de 2022 que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então pré-candidato, “assumiu o compromisso de criar o Ministério dos Povos Indígenas e colocar a Funai e a Sesai sob o comando de gestores indígenas”.

“E aqui estamos nós. Isso demonstra a importância da articulação dos povos indígenas do Brasil, a importância do movimento indígena organizado e a importância de ocuparmos estes espaços”, finalizou o secretário nacional.

 

Fonte

Créditos: Autor Leia Mais

LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO CNPJ: 25.391.595/0001-84

https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-icone-de-edificio-imobiliario_2862242.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=b367188c-8e25-41a0-b4bf-4da9f85d4c6e&query=setup+PARA+INVESTIR Leia Mais

Principais estratégias de trading para iniciantes e experientes

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras Leia Mais

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares Leia Mais

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira Leia Mais

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Ponto de doações no RioMar Recife arrecada alimentos para campanha Alimente a Vida

Publicado

em

Crédito: Luciana Morosini.
Crédito: Luciana Morosini.

O RioMar Recife é ponto de coleta da campanha solidária Alimente a Vida, que arrecada alimentos até o Natal, além de doações em dinheiro. A iniciativa chega à quinta edição e é promovida pela Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) em parceria com o Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado. Toda a arrecadação será destinada a comunidades e instituições no início de janeiro.

A população pode entregar itens não perecíveis (com exceção de sal) ou fazer a doação em dinheiro para a conta da campanha, usando o código pix alimenteavida@apesce.com.br ou lendo o código QR nas peças de divulgação. Todo o valor será revertido para a compra de mais alimentos. Para cada quilo de alimento recebido, os shoppings vão fazer uma doação na mesma quantidade. Lojistas e empresas também podem participar e, se a doação for em maior quantidade, há espaços para organização e guarda dos alimentos.

“Nesta ação, os shoppings asseguram uma significativa quantidade de alimentos e a campanha cria uma rede do bem como motivação para a população participar para ter um resultado ainda melhor do que em anos anteriores para beneficiar mais famílias”, afirma José Luiz Muniz, presidente da Apesce. No ano passado, foram entregues 24,5 toneladas de alimentos, contemplando cerca de 12 mil pessoas.

A definição dos locais de entregas dos alimentos é feita pelo Transforma Brasil, que recolhe os alimentos arrecadados nos shoppings logo após o Natal para organizar tudo em cestas básicas para a destinação final no mês de janeiro. “O Transforma Brasil é a maior plataforma de voluntariado do Brasil, com mais de 1 milhão de voluntários e 7 mil iniciativas sociais cadastradas em sua plataforma. O movimento contabiliza mais de 4,5 milhões de horas de voluntariado”, explica Fabio Silva, CEO do Transforma Brasil.

Participam da campanha todos os shoppings associados da Região Metropolitana do Recife, além de shoppings da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.

Crédito: Freepik/Divulgação Leia Mais

Corrida Viva a Vida 60+ movimenta as ruas do centro do Recife neste domingo

Crédito: Space Week Nordeste/Divulgação Leia Mais

Space Week Nordeste tem programação gratuita no RioMar Recife neste final de semana

Créditos: Space Week Nordeste/Divulgação Leia Mais

Evento de ciência espacial terá programação imersiva no Cais do Sertão e RioMar Recife

Divulgação Leia Mais

Com emoção, reconhecimento e legado: Isaac Ramos é homenageado na Assembleia Legislativa de Pernambuco

DIvulgação Leia Mais

Sopão Solidário em Palmares (PE) celebra 100 edições com mais de 50 mil pratos servidos

Continue Lendo

Notícias

LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO CNPJ: 25.391.595/0001-84

Publicado

em

Créditos: Autor
Créditos: Autor

LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO 

CNPJ: 25.391.595/0001-84 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 

Pelo presente, ficam convocados os senhores representantes das entidades associadas à LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO, as conveniadas temporárias e Atletas para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 09 de dezembro de 2025, às 10h00, na sede da Liga Brasileira de Polo Aquático, localizado na cidade de São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1755 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP, CEP 01452-001, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: 

  1. ELEIÇÃO E POSSE DA COMISSÃO DE ATLETAS PARA O BIÊNIO 2026/2027 
  2. ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE ÉTICA PARA O BIÊNIO 2026/2027 03. ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2026/2027 04. ASSUNTOS GERAIS 

Art. 45. A Assembleia convocada para fins eleitorais será precedida de prazo para registro dos candidatos na sede da LBPA, ou por solicitação via e-mail, em até 30 (trinta) dias antes da realização da respectiva Assembleia Geral eletiva, publicada a abertura do prazo para eleições no sítio eletrônico da entidade. 

Art. 46. somente poderá ser candidato ao cargo de Presidente da Diretoria da LBPA o indivíduo que não incorrer nas hipóteses de inelegibilidade previstas neste Estatuto e, ainda, preencher os seguintes requisitos: a) tiver mais de 18 (dezoito) anos; b) ser brasileiro(a); c) obtiver o apoio de, pelo menos, 5% (cinco por cento) dos membros com direito a voto; e d) estiver em conformidade com todos os demais requisitos previstos em lei. 

Solicita-se o envio prévio de confirmação por escrito para o endereço de e-mail 

operacional@ligapab.com.br de cada um dos representantes das entidades associadas, declarando-se cientes da data, hora e local da realização da Assembleia Geral Ordinária, bem como da Ordem do Dia. 

A Assembleia se instalará em primeira convocação com a presença da maioria simples dos seus membros que preencham os requisitos do Art. 19 do Estatuto Social, e em segunda convocação, meia hora depois, com qualquer número superior a um terço dos associados e conveniados temporários em tais condições. 

Somente poderão participar da Assembleia Geral Ordinária ora convocada os associados que figuram da lista abaixo, devidamente munidos de procuração com firma reconhecida dos Representantes Legais de suas agremiações. Os documentos originais devem ser entregues pelos representantes na Assembleia que ora se convoca

LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO | LBPA | CNPJ: 25.391.595/0001-84 

Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1755 BOX 75 | Jardim Paulistano | CEP 01452-001 | São Paulo | SP

  1. Associação Bauruense de Desportos Aquáticos 
  2. Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo
  3. Club Athletico Paulistano
  4. Clube de Regatas do Flamengo; 
  5. Clube Internacional de Regatas; 
  6. Clube Jundiaiense
  7. Clube Paineiras do Morumbi
  8. Esporte Clube Pinheiros; 
  9. Fluminense Football Club; 
  10. Instituto Rio Aquatics; 
  11. São Paulo Futebol Clube; 
  12. Serviço Social da Industria – SESI 
  13. Sociedade Hípica de Bauru 
  14. Tijuca Tênis Clube
  15. Representante dos Atletas 

São Paulo, 09 de novembro de 2025

https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-icone-de-edificio-imobiliario_2862242.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=b367188c-8e25-41a0-b4bf-4da9f85d4c6e&query=setup+PARA+INVESTIR Leia Mais

Principais estratégias de trading para iniciantes e experientes

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras Leia Mais

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares Leia Mais

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira Leia Mais

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio Leia Mais

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio

Continue Lendo

Economia

Vagas para atuar no Santander AAA na Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina

Publicado

em

Santander/Divulgação
Santander/Divulgação

Diante do crescimento na demanda de negócios em Pernambuco,  o Santander iniciou um novo ciclo de contratações de assessores de investimentos no estado. As vagas fazem parte do Santander AAA, em regime CLT e com contratação imediata, e são para atender a Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina.

Os interessados devem ter perfil empreendedor e capacidade de construir e manter relacionamentos comerciais, sempre com foco principal no cliente. As inscrições para concorrer a vagas do Santander AAA devem ser realizadas pelo link https://santander.wd3.myworkdayjobs.com/pt-BR/SantanderCareers/job/Evergreen/Banco-de-Talentos—Assessor-de-Invest_Req1366120  

“Estamos iniciando este novo movimento de contratações devido à resposta que tivemos no aumento da demanda dos negócios na região. A consolidação da regionalização dos escritórios de atendimento a investidores, a atração de mão de obra qualificada e do próprio estado vem sendo fundamental para nos aproximarmos do cliente, entendermos a realidade, cultura e peculiaridades de cada região e, assim, ofertar os produtos mais assertivos de acordo com o perfil daquele investidor”, destaca Dayane Arueira, head do Santander AAA na Região Nordeste e Norte.

A certificação CPA-20 é pré-requisito para essa oportunidade, a CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) é obrigatória em 90 dias e a CFP (Certified Financial Planner) considerada um grande diferencial.

O Banco oferece um modelo inovador e empreendedor que inclui uma carteira de clientes, remuneração meritocrática vinculada ao desempenho individual e oportunidades de crescimento em uma instituição internacional. Criado há três anos, o projeto AAA conta com 1,8 mil assessores contratados em todo o País. Atualmente, há mais de 200 cidades com presença de assessores AAA, dentro do processo de regionalização do Santander dos escritórios de atendimento a investidores.

Para garantir assertividade na conversa do profissional de assessoria com o investidor, o Banco implementou neste ano um novo assistente de inteligência artificial (IA) que oferece ao assessor o acesso a um vasto banco de informações.

A ferramenta permite que o assessor consiga de forma simples, rápida e personalizada cruzar informações-chave do cliente com dados de indicadores econômicos, recomendações de carteiras e produtos. Dentre os recursos disponíveis, está a sugestão de mensagens que garantirão um atendimento balizado por customização, precisão e agilidade.

Além de auxiliar o assessor a gerar as comunicações com o cliente, a ferramenta tem o humano em um papel relevante, sempre se certificando da confiabilidade das informações geradas e de que a comunicação atende ao que é necessário, possuindo todos os requisitos ideais para serem enviadas ao cliente.

Arrecadação federal chega a R$ 261,9 milhões em outubro e bate recorde Leia Mais

Arrecadação federal chega a R$ 261,9 milhões em outubro e bate recorde

Freepik Leia Mais

Setor de e-commerce deve movimentar mais de R$ 230 bilhões em 2025, segundo ABComm

Divulgação Cartão de TODOS Leia Mais

5 estratégias para montar uma lista de compras inteligente e evitar exageros na Black Friday

Foto: Divulgação Leia Mais

Ceramista e artista plástica Carol Lamaita anuncia Black Friday com descontos no curso “Viver de Cerâmica”

Foto: Divulgação Leia Mais

Keepit estreia no mercado brasileiro e marca presença na Premiação “Sou do Esporte”, no Copacabana Palace, em dezembro

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.