Os microempreendedores já formam metade do PIB do país e tiveram crescimento contínuo até agosto, com setembro ficando logo atrás
A atividade econômica dos microempreendedores no Brasil chegou a crescer 12,86% entre janeiro e agosto de 2024, atingindo 111,28 pontos no período.
Após a queda registrada em janeiro, prevista por conta do aquecimento da economia em dezembro devido às festas de fim de ano e pagamento de benefícios, as vendas desse grupo voltaram a subir somente em fevereiro.
Desde então, o crescimento foi constante até agosto, chegando ao seu melhor desempenho em 2024 e com uma pequena de 0,27% em setembro. Todo o desempenho tem sido registrado pelo Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que acompanha a atividade econômica de micro e pequenas empresas em diferentes regiões do Brasil.
Como o índice funciona?
Criado em 2019, o ISM surgiu para preencher uma lacuna na análise econômica dessas empresas, que representam a maior parte dos negócios no país. O índice é atualizado mensalmente e leva em conta fatores como:
- Volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp (maquininhas, tap to pay, etc.);
- Sazonalidade;
- Diferenças econômicas entre os estados;
- Participação de cada estado no PIB.
Repercussão e projeções
Hoje, as micro e pequenas empresas são um pilar da economia nacional que precisa de atenção, conforme dados do Sebrae já representam 96% dos negócios no Brasil e são responsáveis por 53,4% do PIB.
Por isso, dada a necessidade de observação, o índice tem ganhado notoriedade com sua riqueza de informações. Empresas e personalidades políticas e econômicas têm adotado o índice como base informativa para corroborar teses, atualizar representantes e participantes ativos do mercado.
Para o último trimestre, espera-se números ainda maiores devido a novembro e dezembro, dois dos melhores meses para o comércio, fecharem um ano que já apresenta resultados positivos.
Vale ressaltar que o índice não usa dados confidenciais e está em conformidade com a LGPD, e para conferi-lo com mais detalhes, basta acessar o ISM e acompanhar sua trajetória econômica nos últimos meses.
Com esses resultados, a expectativa é que o setor termine 2024 com números superiores aos de 2023. Mais informações sobre o índice podem ser acessadas diretamente no site do ISM.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina.