No dia internacional da pessoa com deficiência, conheça os projetos que estão mudando percepções e promovendo a acessibilidade no Brasil
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, é um convite global para refletir sobre os avanços, desafios e caminhos para a inclusão. No Brasil, onde mais de 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, iniciativas que promovem a cidadania, combatem o capacitismo e fortalecem o protagonismo desse público são essenciais. Neste contexto, a agência XGUIDES tem se destacado por seu trabalho inovador ao lado do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), criando pontes entre cultura, cidadania e negócios.
Primeiro Momento: Rebranding e a Criação da Marca Brasil Paralímpico
A XGUIDES foi responsável pelo projeto de rebranding do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que já era um exemplo de representatividade. O objetivo foi reposicionar o CPB como a maior referência em promoção e incentivo ao esporte paralímpico, indo além da competição para fomentar o desenvolvimento humano e social.
Como parte dessa transformação, foi criada a marca Brasil Paralímpico, um conceito de lifestyle que promove a inclusão por meio de produtos e experiências voltadas para campanhas anticapacitistas. A ideia é ampliar o impacto do movimento paralímpico, oferecendo itens e iniciativas que conectem o público à causa da diversidade de forma significativa e acessível. “O objetivo foi posicionar o CPB como a grande autoridade da inclusão social no Brasil de deficiência física e intelectual aproveitando a legitimidade que ele, como instituição possui. Criamos uma estratégia para que tudo fosse refletido nas ilustrações, na identidade visual e identidade verbal trazendo mais conexão com o público “, explica Daniel Godoy, CEO da XGUIDES.
Segundo Momento: O Summit de Licenciamento e o Projeto #TamoJunto Looney Tunes
No segundo momento, a XGUIDES impulsionou um Summit das marcas licenciadas do ecossistema da Warner Bros., que culminou no lançamento do projeto #TamoJunto Looney Tunes. Essa iniciativa inovadora, detalhada no site tamojuntolooneytunes.com.br, conecta a cultura pop ao universo paralímpico.
A parceria entre o CPB, Warner Bros. e Looney Tunes deu origem a produtos acessíveis e iniciativas educativas que celebram a diversidade e promovem a inclusão. Daniel, explica:
“Queríamos criar algo que tocasse a vida das pessoas. Usar personagens como os Looney Tunes para promover inclusão é transformar a cultura pop em uma ferramenta de impacto social, quebrando o capacitismo com mensagens acessíveis e divertidas.”
Roupas, brinquedos e itens escolares personalizados com os personagens dos Looney Tunes foram desenvolvidos para atender necessidades específicas e mudar percepções sobre a deficiência. Esses produtos, além de serem funcionais, se tornaram símbolos culturais que mostram que acessibilidade deve ser uma parte essencial do cotidiano de todos.
Terceiro Momento: Social Edutainment e o Desenho Paramigos Imparáveis
O terceiro momento dessa jornada é o conceito de social edutainment: representatividade com inclusão por meio do entretenimento educativo. Um exemplo marcante é o lançamento do desenho Paramigos Imparáveis, que explora de forma leve e divertida a importância da inclusão.
Outro destaque é o trabalho com a artista MC Divertida, uma adolescente com nanismo que usa a música e o humor para desafiar estereótipos. Com mais de 15 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Maria Clara inspira jovens ao promover a aceitação das diferenças. A XGUIDES posicionou a estratégia de negócios da MC Divertida, criou toda a marca,, universo narrativo, identidade visual, Style Guide para produtos, Packaging Guides para embalagens e toda a estratégia de comunicação Digital, as ilustrações e a boneca dela que levam representatividade para o cotidiano de crianças e suas famílias.
Godoy reforça:
“Com iniciativas como o desenho Paramigos Imparáveis e os produtos da MC Divertida, estamos mostrando que a inclusão pode ser divertida e educativa. Esses projetos transformam a maneira como as diferenças são vistas e vividas, criando uma sociedade mais acolhedora e igualitária.”
Celebrando a Diversidade
Segundo o IBGE, pessoas com deficiência enfrentam barreiras significativas em setores como educação, mercado de trabalho e lazer. Projetos como os liderados pela XGUIDES são exemplos de como o setor privado pode atuar como um agente de transformação social, promovendo acessibilidade, combatendo preconceitos e ampliando narrativas inclusivas.
Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a mensagem é clara: celebrar conquistas e reafirmar o compromisso com a diversidade como a maior riqueza de uma sociedade.
“Produtos com propósito, acessibilidade e narrativas transformadoras são capazes de impactar milhões de vidas, fortalecendo o movimento pela igualdade de direitos. Em um momento em que a luta contra o capacitismo ganha força, projetos como esses ajudam a construir uma sociedade mais igualitária, onde cada pessoa tem espaço para ser ouvida, vista e respeitada. Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrar essas conquistas é reafirmar que a diversidade é a maior riqueza que uma sociedade pode ter”, finaliza Godoy.
Sobre XGUIDES
A XGUIDES é uma powerhouse de expansão de marcas e negócios que objetiva alavancar consumidores ao nível de fã.
Todos os projetos são fundamentados nas percepções de valor do fã e estruturados a partir de uma metodologia fancêntrica. Desde a construção da percepção de impacto e relevância, passando por marcas em fase de introdução ou consolidação, como também para marcas em momento de expansão para novos territórios onde a ela extrapola o core business usando estratégias de lifestyle.
A XGUIDES conta com 3 unidades especializadas: a Consultoria de Expansão de Marcas, a Agência de Marketing e o Estúdio de Personagens e Conteúdos. Juntas, elas criam soluções integradas com uma visão holística do ambiente de negócios dos clientes.
Sobre Daniel Godoy
Daniel Godoy é o CEO da XGUIDES, e lidera equipes especializadas em Fancentric Branding e estratégias mercadológicas para a expansão de negócios a partir de conexões e percepções neuro comportamentais.
Com ampla experiência em licenciamento de marcas e personagens, é reconhecido pela capacidade criativa em atingir resultados como: novas fontes de receita, extensão de produtos e categorias, aumento de visibilidade, criação de de novas ocasiões de consumo e pontos de relacionamento, e principalmente geração de senso de pertencimento para a transformação de consumidores em fãs.