Eric Lenate e os atores durante o processo pedagógico
Ao longo de três meses, vinte atrizes e atores trabalharam, com a condução do diretor Eric Lenate, na investigação de suas expressões físico-vocais, tendo como base de estudo a clássica tragédia grega “Medeia”, de Eurípides. Nesse período, formataram um experimento cênico, fruto desse processo pedagógico, que agora é compartilhado com o público em duas semanas no Teatro Itália-Bandeirantes.
Medeia é uma cisão com o conceito de tragédia, é também uma ruptura com a própria construção desse gênero, sua trama fez com que se tornasse uma das mais complexas e intrigantes personagens femininas da dramaturgia mundial, e é regida pela originalidade individual, pela salvação da personagem considerando a condição social e psicológica em que estava inserida, relatando a ordem patriarcal vigente.
Essa é a quarta experiência de Lenate para a iNBOx Cultural e foi baseada nos procedimentos físico-vocais experienciados pelo diretor ao longo de sua trajetória. O trabalho é focado principalmente nas possibilidades expressivas e transcendentais dos intérpretes com os quais trabalha. “É uma troca de experiências entre atrizes e atores centrada nas possibilidades de extração de matéria-prima artística dos intérpretes por meio de suas vozes, a partir do trato com o material dramatúrgico, no caso um texto trágico de um dos maiores tragediógrafos gregos”, complementa Lenate.
iNBOx Cultural – Um feito inédito de incentivo à cultura.
Em 2015 a iNBOx Cultural surgiu como alternativa de “casa” acessível para diversos segmentos de arte em São Paulo. Além de cursos de excelência na área do audiovisual, a INBOx Cultural desenvolve também um projeto de formação teatral em parcerias genuínas com diretores, em torno de uma obra teatral, unidos pelo propósito comum de levar ao público uma temporada completa, com bilheteria totalmente revertida para os atores (nesta montagem parte da verba também será direcionada ao figurino criado especialmente por Davi Parizotti), num modelo de cooperação e autogestão que foge dos modos de produção tradicionais.
*SINOPSE*
Antes de chegar à cidade de Corinto, Jasão já tinha atravessado mares, vencido dragões e derrotado exércitos inteiros. Não sem a ajuda de Medeia, a mulher que ele acaba de abandonar com seus dois filhos para se casar com a princesa de Corinto. Enquanto Jasão se alegra com a ascensão ao poder, Medeia planeja uma resposta para o ultraje que sofreu.
ERIC LENATE
diretor
Ator, diretor e cenógrafo. Foi formador convidado no curso de Direção e artista-orientador de Experimentos da SP Escola de Teatro entre os anos de 2013 e 2014. Iniciou suas atividades artísticas na dança aos 6 anos, optando pela formação clássica na adolescência. Já no teatro profissional em 2005, ingressou no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, sob a direção de Antunes Filho. Foram quatro anos em contato estreito com suas práticas, em que Lenate desempenhou diversas funções: participou do Núcleo de Cenografia e atuou nas seguintes montagens do Grupo Macunaíma: “O Canto de Gregório”, de Paulo Santoro; “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna e “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues. Em 2006, com a criação de um programa novo de estudos implementado por Antunes, passou a desenvolver seu trabalho como diretor. Sua estreia profissional se deu com “O céu 5 minutos antes da tempestade”, da então também estreante, Silvia Gomez, na época integrante do Círculo de Dramaturgia do CPT. O espetáculo esteve em cartaz durante todo o ano de 2008 e foi nomeado para diversos prêmios como o Qualidade Brasil de melhor espetáculo na categoria drama. Foi diretor e cenógrafo da peça “Rabbit”, de Nina Raine, projeto da Companhia Delas de Teatro que estreou também em agosto de 2012, em São Paulo, no teatro Eva Herz. Este trabalho recebeu duas indicações ao extinto prêmio CPT 2012 (melhor trabalho apresentado em sala convencional e melhor direção). Ainda em 2012, Lenate foi indicado ao prêmio Shell na antiga categoria especial “pela força performativa de seus experimentos”. “Vestido de Noiva”, trabalho que dirigiu em 2013, esteve em cartaz em São Paulo. Este espetáculo rendeu a Lenate o prêmio Aplauso Brasil 2013 de melhor arquitetura cênica. “Sit Down Drama”, espetáculo que dirigiu em 2014, estreou no Teatro SESC Anchieta em São Paulo. Por este trabalho, Lenate foi indicado ao prêmio Shell de melhor direção. Em 2015 funda a Sociedade Líquida, projeto-provocação responsável pelos trabalhos: “Ludwig e suas irmãs”, de Thomas Bernhard; “Mantenha fora do alcance do bebê”, de Silvia Gomez; “Fim de Partida”, de Samuel Beckett, pelo qual foi indicado ao prêmio APCA de melhor ator em 2016; “O teste de Turing”, de Paulo Santoro, e “Refluxo”, de Angela Ribeiro, que esteve em cartaz em 2017 no Mezanino do Centro Cultural FIESP, pelo qual Lenate recebeu o prêmio Shell de melhor cenário e foi indicado ao mesmo prêmio na categoria melhor direção, em São Paulo. Em janeiro de 2017, no Rio de Janeiro, e em março de 2018, em São Paulo, estreou “Love, Love, Love”, de Mike Bartlett, em parceria com o Grupo 3 de Teatro. Por este trabalho, Lenate foi indicado aos prêmios APTR 2017 e Shell 2017 de melhor direção, ambos no Rio de Janeiro. Este trabalho ainda foi indicado em 2018 ao prêmio APCA de melhor espetáculo e ao prêmio Aplauso Brasil na categorias: direção e espetáculo, ambos em São Paulo. Em 2019, em parceria com Erica Montanheiro, estreou o projeto “Balada dos Enclausurados”, composto pelos solos “Inventário” – escrito e atuado por Erica, com direção de Lenate – e “Testemunho Líquido” – escrito e atuado por Lenate e dirigido por Erica. Balada dos Enclausurados foi eleito pela revista Veja como o “espetáculo do ano” e Lenate foi indicado ao prêmio APCA 2019 de melhor ator por sua atuação em “Testemunho Líquido”.
VITOR JULIAN
Diretor assistente
Vitor Julian é ator formado pelo Projeto Pedagógico do Espaço Cia da Revista (2017/18) e estudante de dramaturgia. Atuou nos espetáculos teatrais “A Resistível Ascensão de Arturo Ui”, de Bertolt Brecht, com direção de Kleber Montanheiro (2018); e “Oceano”, do Grupo XPTO, com direção de Osvaldo Gabrielli (2018). Estudou Danças Tradicionais Brasileiras, com a Cia Mundu Rodá; Presença de Atores e Performers, com Jan Ferslev; Teatro Gestual, com a cia franco-brasileira Dos à Deux; e Mímica, com Luis Louis. Entre os anos de 2017 e 2018, trabalhou no Espaço Cia da Revista ao lado do diretor artístico Kleber Montanheiro, como assistente de curadoria e administrador de pauta. No mesmo período, foi assistente da atriz e professora Daniela Flor em suas aulas de Interpretação e Expressão Corporal nos cursos de teatro da Escola de Atores Nilton Travesso. Desde 2020, faz parte do Núcleo de Dramaturgia Feminista, conduzido por Maria Giulia Pinheiro, com o qual realizou o podcast “Corte Perfeito Para” e o livro “Mentiras e Outros Pequenos Furtos: Um Inventário da Verdade” (Editora Hecatombe/Urutau, 2021). Atualmente, é estudante no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, coordenado por Marici Salomão.
Ficha Técnica:
*Direção* | Eric Lenate
*Direção Assistente* | Vitor Julian
*Adaptação Dramatúrgica* | Eric Lenate e Vitor Julian *Figurinos e Adereços* | Davi Parizotti *Adereços Cenográficos e Desenho de Luz* | Eric Lenate
*Elenco* | Bibi Graça, Camila Fávero, Caroline do Amaral, Dani Bavoso, Davi Parizotti, Diana Klautau, Ellaine Carvalho, Eraldo Maia, Felipe Carrasco, Felippe Salve, Juliana Poggi, Livia Carvalheiro, Maria Eduarda Pecego, Mônica Michelle Braz, Rodrigo Vellozo, Simone Heitor, Tânia Paes, Vinicius Aguiar, Vitor Julian, Zahra *Design Gráfico* | Juliana Poggi *Assessoria de Imprensa* | Adriana Monteiro, Ofício das Letras *Social Media* | Kalindi D’elia *Produção Executiva* | Diego Chilio *Direção de Produção* | Júlia Ribeiro
O Sismo
Segunda, Terça e Quarta às 20h00
De 4 a 13 de Setembro
Teatro Itália Bandeirantes – Avenida Ipiranga,344
Edifício Itália – Subsolo, São Paulo – São Paulo
Ingressos:
PLATEIA INTEIRA R$ 30,00
MEIA-ENTRADA R$ 15,00
INGRESSO AMIGO R$ 10,00