Home Esportes IEE inicia quinto ano de parceria com Projeto Rexona Quebrando Barreiras
Esportes

IEE inicia quinto ano de parceria com Projeto Rexona Quebrando Barreiras

Envie
IEE Divulgação
IEE Divulgação
Envie

Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas

Agosto, 2025 – O projeto Rexona Quebrando Barreiras inicia sua quinta edição neste mês, dando continuidade à parceria iniciada em 2021 entre Rexona e o Instituto Esporte e Educação (IEE). A iniciativa tem como propósito transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte e da atividade física, promovendo inclusão social e confiança para que todos possam se movimentar mais.

A proposta do Projeto Rexona Quebrando Barreiras é apoiar crianças e adolescentes que enfrentam os maiores desafios para serem fisicamente ativos e socialmente incluídos. Para isso, o projeto oferece uma grade robusta de treinamentos voltados a professores, mentores e jovens, com conteúdos que incentivam práticas esportivas seguras e inclusivas.

No IEE, o Projeto impacta jovens líderes de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, que integram o Projeto Rede de Núcleos. Para 2025, o foco do projeto serão as regiões Norte e Nordeste do país, atingindo diretamente professores e jovens de Lábrea, no Amazonas (Projeto Núcleos Lábrea), e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

Paralelamente aos atendimentos, o IEE colaborou com a divulgação dos conteúdos do curso Quebrando Barreiras para mais de 900 instituições brasileiras, incluindo ONGs, prefeituras e associações, entre outras. O objetivo é empoderar jovens de todo o Brasil com a confiança e a oportunidade de se movimentarem mais.

“Ano a ano, por meio da parceria com o Projeto Rexona Quebrando Barreiras, estamos ampliando o vínculo e fortalecendo ainda mais o trabalho dos jovens nas comunidades. E, agora em 2025, não será diferente”, destaca Celiane Oliveira, coordenadora do IEE.

Novos módulos – Em 2025, o curso contará com novos módulos, como Suor e Movimento, Futebol é coisa de menina (com temas como espaços seguros, corpo e voz, e intersecções de raça, cultura e gênero), Os jovens e a pressão do grupo e Jovens deslocados (refugiados e imigrantes).

Em 2022, o Instituto elaborou o módulo Igualdade de Gênero, incluído na série de treinamentos e também realizou o Concurso QB para jovens e professores das Redes Públicas.

Barreiras para o movimento – A relevância do projeto se intensifica diante de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que 80% dos adolescentes no mundo não são suficientemente ativos, muitas vezes por falta de confiança ou medo de julgamento. No Brasil, 85% da população enfrenta barreiras para se movimentar, e 74% dos jovens em escolas públicas não têm acesso a estruturas adequadas para a prática esportiva. Além disso, quatro milhões de jovens vivem em regiões periféricas, onde o acesso ao lazer e ao esporte é ainda mais limitado.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/

Foto: IEE / Divulgação

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Esportes

Rafael defende pênalti e São Paulo garante empate na Libertadores

O São Paulo contou com o brilho do goleiro Rafael para garantir...

Divulgação
Esportes

Primeiros campeões da Dez Milhas Garoto relembram as conquistas

Os amigos Delmir Alves dos Santos e Nercy de Freitas cruzaram a...

Esportes

CBF sorteia confrontos da Copa do Brasil Feminina

As oitavas de final da Copa do Brasil Feminina estão definidas. Um...

Esportes

Bia Haddad lidera lista de 28 tenistas confirmadas no SP Open

Faltando pouco mais de um mês para a primeira edição do SP...