Home Negócios HR4Results 2023: Palestrantes renomados, inovações em IA e recorde de público e empresas participantes
Negócios

HR4Results 2023: Palestrantes renomados, inovações em IA e recorde de público e empresas participantes

Envie
HR4Results 2023: Palestrantes renomados, inovações em IA e recorde de público e empresas participantes
Foto: Divulgação
Envie

Maior evento de Recursos Humanos da América Latina promoveu conexão entre mais de 5 mil profissionais da área

O Futuro do RH é agora! Essa foi a grande temática que permeou o HR4Results 2023, maior evento do setor de Recursos Humanos e Liderança da América Latina, que reuniu mais de 5 mil participantes, mais de 100 palestras e 110 expositores para compartilhar insights e impulsionar a eficiência das equipes.

Realizado no final de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reuniu milhares de profissionais e líderes de RH de diferentes setores. A edição foi palco de palestras inspiradoras, ações para estimular networking, com salas de reuniões disponíveis para uso de todos os participantes e anúncio de lançamentos da Gupy, empresa líder em soluções para RH no Brasil, que realiza o evento desde 2018, quando sua primeira edição contou com apenas 200 participantes.

Uma das principais temáticas abordadas durante o HR4Results 2023 foi o Futuro do RH, algo que era tratado há anos, mas que, graças ao avanço da tecnologia, finalmente chegou. Palestrantes de destaque discutiram o impacto da inteligência artificial, automação de processos e analytics na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao capital humano. Além disso, foram exploradas as melhores práticas para promover a adaptação dos colaboradores às mudanças tecnológicas e garantir o engajamento em um ambiente digital.

Um dos grandes destaques foi a palestra magna do inglês David Green, maior referência em People Analytics do mundo, que veio ao Brasil pela primeira vez, exclusivamente para o evento. Além disso, o evento contou com a apresentação antecipada de seu novo estudo sobre qualificação do profissional de RH. No espaço da feira de negócios os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações em tecnologia e serviços relacionados à gestão de recursos humanos. De softwares de gerenciamento de talentos às plataformas de aprendizagem online, a exposição trouxe um panorama das soluções disponíveis para apoiar as empresas em suas estratégias de RH.

Mariana Dias, fundadora e CEO da Gupy, encerrou o primeiro dia do evento com uma série de lançamentos da marca, com destaque para novas funções de sua Inteligência Artificial e o pré-lançamento de uma ferramenta de performance. “Além das palestras, tivemos workshops práticos, nos quais os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas específicos, como desenvolvimento de liderança, gestão de talentos e estratégias de engajamento. Essas sessões interativas permitiram que os profissionais colocassem em prática as ferramentas e técnicas aprendidas, favorecendo a aplicação direta em suas respectivas organizações”, comenta a CEO.

“Nosso foco com o HR4Results é promover um evento marcante para a gestão de recursos humanos, fornecendo insights valiosos, compartilhamento de experiências, acesso a soluções inovadoras e antecipação de tendências, tudo sempre para impulsionar as empresas”, ressalta Mariana.

Conversas que impulsionam


Com foco na transformação digital, saúde mental, performance e desenvolvimento de habilidades para liderança, o evento reforçou a importância da área de RH como um elemento-chave para impulsionar o sucesso das organizações. Os participantes saíram do evento com uma visão mais abrangente sobre as melhores práticas, tendências emergentes e ferramentas disponíveis para enfrentar os desafios e promover resultados positivos em suas respectivas empresas.

O bate-papo entre Sandra Vicari, Diretora Executiva de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista e Jason Ward, Vice-Presidente de Pessoas e Clientes na Azul, sobre como o RH pode ser um parceiro estratégico no negócio, mediado pelo Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, discutiu sobre os benefícios em utilizar processos estratégicos dentro do RH.

De acordo com o estudo Modelos Operacionais de RH, realizado pela consultoria Mercer, que entrevistou 857 pessoas em 39 países diferentes, sendo 200 respondentes do Brasil, constatou que 43% dos Business Partners ainda estão presos em atividades operacionais. Menos de 20% das empresas também utilizam aplicativos e sistemas automatizados em que líderes e colaboradores consigam consultar informações e realizar solicitações de forma autônoma. “É nítido que as empresas ainda não conhecem o poder que a tecnologia têm em colaborar no dia a dia organizacional e, com isso, desenvolver um avanço estratégico dentro do RH”, comenta Sperati.

Outro tema de destaque durante o evento foi o Lifelong Learning, debatido na mesa redonda mediada pelo Rômulo Martins, Diretor da BU de Educação Corporativa da Gupy, com participação de Rafael Piccolo, Líder da KPMG Business School, e Luis Vabo Jr, Fundador da Vabo23 Educação e professor do G4 Educação. Os convidados discutiram sobre as principais razões pelas quais as empresas devem investir em programas de upskilling e reskilling, as habilidades técnicas com maior demanda no mercado de trabalho atualmente, entre outras coisas correlatas.

Na trilha Contrate, um dos bate-papos de maior evidência foi com a Arlane Gonçalves, Fundadora e Diretora da AG Consultoria e Carolina Ignarra, CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir, sobre programas afirmativos e D&I.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, 69% das organizações citam a diversidade e equidade da força de trabalho como uma prioridade estratégica, mas ainda encontram obstáculos para transformar a frente em um mindset de todo o negócio.

“Quando olhamos para a inclusão de pessoas com deficiência, dos 45 milhões de brasileiros que se identificam como PCD, apenas 28,3% estão empregados. Este é um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que a inclusão, de fato, ainda está sendo vetada em algumas empresas. Precisamos levar luz ao assunto”, ressalta Pedro Ventura, Especialista de Gente e Gestão da Gupy.

Envie
Artigo relacionado
O que fazer em caso de assédio moral no trabalho?
Negócios

O que fazer em caso de assédio moral no trabalho?

Cada vez mais vemos relatos de assédio, principalmente nas redes sociais. Mas...

Como ser um consultor de vendas?
Negócios

Como ser um consultor de vendas?

A Receita Previsível oferece um excelente serviço de consultoria de vendas e,...

Eduardo Leite: Uma Revolução no Campo da Comunicação e do Marketing
Negócios

Eduardo Leite: Uma Revolução no Campo da Comunicação e do Marketing

Nos últimos anos, o nome Eduardo Leite vem ganhando destaque na área...

Os Diferenciais da Argos Technology: Tecnologia e Design a Serviço do Motorista
Negócios

Os Diferenciais da Argos Technology: Tecnologia e Design a Serviço do Motorista

Os Diferenciais que Tornam a Argos Technology Líder em Soluções Multimídia A...