O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, será palco de um mergulho encantador na cultura brasileira com o projeto ‘Histórias Pra Brincar no Museu de Arte Popular’, de julho à setembro. Neste mês as ações começam hoje, dia 16, e seguem sexta-feira (18) e sábado (19). A proposta convida crianças e famílias a explorarem o universo dos contos folclóricos, brinquedos populares e brincadeiras de quintal, com uma programação que une diversão, aprendizado e memória.
Serão 14 espetáculos de contação de histórias e sete oficinas de criação de brinquedos, sempre integradas às exposições do museu. Durante as apresentações, os pequenos e seus acompanhantes embarcam em um espaço lúdico e participativo, com fantoches, experiências científicas e jogos tradicionais. Os bonecos criados especialmente para o projeto dão vida a personagens emblemáticos do folclore nacional, como Curupira, Mula-sem-Cabeça, Iara, Matinta Pereira, Capelobo, entre outros.
Nas oficinas de fantoches, os participantes aprenderão técnicas de artesanato popular, utilizando materiais como tecidos, lã, EVA, botões e elementos naturais e recicláveis. Cada oficina oferece uma vivência criativa e sensorial, onde as crianças produzem seus próprios bonecos enquanto se conectam com saberes tradicionais.
Além de estimular a visitação ao Museu, o projeto valoriza o intercâmbio artístico, trazendo artistas de diversas cidades fluminenses, incluindo indígenas, quilombolas e artistas periféricos, que compartilham histórias ancestrais em suas apresentações. Após os espetáculos, o público é convidado a visitar as exposições, integrando a arte popular às narrativas contadas.
“Levar um projeto como o Histórias Pra Brincar para dentro do Museu Janete Costa é muito simbólico pra gente. Niterói tem uma relação forte com a cultura popular, e trazer essas histórias, brinquedos e saberes para as crianças daqui é um jeito de manter viva a nossa memória e, ao mesmo tempo, despertar novos olhares. Nosso maior objetivo é esse: que cada criança que participe daqui saia com uma lembrança afetiva, um boneco feito à mão e, principalmente, com vontade de contar essas histórias adiante.” disse Leandro Pedro, um dos fundadores da produtora cultural Ih, Contei!
Vale destacar que o projeto é idealizado e realizado pela Ih, Contei! E tem o patrocínio e investimento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em parceria com o Minc e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A programação fará parte do ‘Férias no Museu’, no Museu Janete Costa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS OFICINAS:
Dia 16/07 às 16h: Oficina de Brinquedos
Os participantes irão mergulhar em um mundo de diversão e aprendizado, enquanto exploram a arte de construir brinquedos tradicionais usando materiais reutilizados. Durante nossa oficina interativa, irão transformar materiais simples em brinquedos encantadores.
Desde o clássico kabuletê até os batuquinhos vibrantes, passando pelos origamis intrincados e pelos chocalhos cheios de som, cada participante terá a oportunidade de criar sua própria obra-prima.
Dia 18/07 às 15h: Oficina de Fantoche
A Oficina Meialokos é uma atividade lúdica e criativa onde as crianças criam seus próprios fantoches de meia, usando materiais como lã, botões e EVA. Ao longo da oficina, os pequenos embarcam em um divertido processo de construção, dando vida a personagens únicos e cheios de personalidade. No final, cada criança leva para casa seu fantoche pronto para brincar, inventar histórias!
Dia 19/07 às 10h: “Espetáculo de Contação de Histórias com Melissa Xakriabá
O público poderá embarcar em uma jornada ancestral com a contadora de histórias Melissa Xakriabá, que conduz o público por um universo encantado de sabedorias indígenas.
Neste espetáculo, Melissa apresenta histórias dos povos originários do Brasil, revelando contos sobre seres míticos, animais encantados e a força da natureza.
Cada narrativa é um convite à escuta profunda, à conexão com a terra e ao respeito pelos saberes tradicionais. Por meio da oralidade, da presença cênica e da ancestralidade viva.
Em seguida, oficina com a Contadora de Histórias
A oficina Ninho de Histórias propõe uma vivência coletiva de criação literária, onde o grupo inventa uma história do zero, de forma colaborativa e afetiva.
Durante a atividade, os participantes imaginam personagens, lugares e enredos, que são registrados em um livro artesanal feito de papelão, construído especialmente para a oficina.
Voltada para crianças, jovens e adultos, a proposta estimula a escuta, a criatividade e a força das narrativas compartilhadas.
SOBRE O PROJETO
O projeto ‘Histórias Pra Brincar no Museu de Arte Popular’ é uma realização da Cia Ih, Contei!, uma produtora nascida no Morro do Turano, no Rio de Janeiro, com mais de 10 anos de trajetória na pesquisa e produção de projetos ligados à arte popular, literatura e arte-educação. A companhia já circulou por mais de 80 cidades brasileiras, promovendo atividades que preservam e difundem o patrimônio imaterial do Brasil. Suas criações envolvem ampla pesquisa colaborativa, buscando registrar e reviver contos, fábulas e brincadeiras que fazem parte da memória coletiva do país. Para a Cia Ih, Contei!contar histórias é uma forma de reencantar o mundo, celebrando a oralidade e a cultura viva do povo brasileiro.
SERVIÇO:
Data: 16, 18 e 19 de julho
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular – Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá, Niterói
Contato: (21) 3617-7736
Mais informações através das redes sociais: @ih_contei @museujanetecosta