Caminhar pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro leva turistas e moradores da cidade a uma viagem no tempo. Praças, prédios e ruas sobrevivem ao passar dos séculos e contam parte da História do Brasil. Para ajudar a compartilhar fatos históricos e curiosidades, foi lançado o e-book gratuito “Heranças, independência e vida”. Nesta primeira edição do Projeto Heranças, idealizado pela LV Comunicações, participam o fotógrafo Carlos Monteiro e o jornalista Ricardo Albuquerque. O e-book é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2″.
O download gratuito pode ser feito tanto pelo site, www.herancasindependenciaevida.com.br quanto por QR Codes já disponíveis em locais históricos como o Mosteiro de São Bento e a Casa São Luiz, primeiro residencial para pessoas idosas do país.
“Esta é a primeira edição do Projeto Heranças que tem como proposta contar as histórias das heranças através de várias manifestações artísticas. O tema da Independência do Brasil é bem interessante e abrangente. Foi de muito aprendizado e ótimas experiências”, disse a coordenadora do projeto, Liane Varsano.
“O e-book também busca levar conhecimento para toda a comunidade lusófona”, completou.
Casarios, igrejas e locais, muitas vezes ignorados pela correria do dia a dia, podem se tornar mais interessantes quando há informação na palma da mão. Buscando levar aos leitores a beleza e as curiosidades de pontos históricos herdados do período da Independência, o e-book “Heranças: independência e vida” aborda gastronomia, religiosidade e fatos que foram esquecidos com o tempo.
Conhecimento na palma da mão
O livro digital ou, se preferir, o guia histórico, foi dividido em dez capítulos. A história começa com enforcamento de Tiradentes, passa pela Igreja da Lampadosa, circula pela Praça Tiradentes e Largo da Carioca, visita a Praça XV e o Campo de Santana, desembarca na Praça Mauá, passeia pela Pequena África e se reencontra com o bairro do Caju. E tem capítulo bônus sobre racismo, questão bem atual no Brasil e uma triste herança.
A obra é ilustrada com fotos de pontos simbólicos da cidade como bares e restaurantes, prédios históricos, Igrejas e praças que fazem parte do cotidiano carioca. No e-book é possível encontrar textos que relatam curiosidades e contam uma parte da História do Brasil. Há também endereços, horários de funcionamento e dicas de como chegar aos locais citados.
“Realizar as fotos desta obra me mostraram dois lados desta herança: a beleza colonial do Rio e a tristeza em relação aos escravizados, povos negros, trazidos da Mãe-terra, e aos indígenas, povos originários que aqui viviam”, analisou Carlos Monteiro, fotógrafo.
“Depois de uma extensa pesquisa constatei que o Rio é uma cidade de aterros e enterros, já que em nome do progresso e da riqueza praias desapareceram e homens e mulheres escravizados foram enterrados embaixo de templos religiosos e vias importantes. Como morador da Região Central do Rio, posso dizer que andar pelas ruas históricas é uma viagem no tempo que precisa ser contada e deve ser apreciada”, disse Ricardo Albuquerque.
Fotos: Carlos Monteiro
Legenda da foto: Estátua de Merceded Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal