Home Cultura Grupo BCAD é selecionado pela UNESCO e Rede Globo pela segunda vez com o Projeto Criança Esperança
Cultura

Grupo BCAD é selecionado pela UNESCO e Rede Globo pela segunda vez com o Projeto Criança Esperança

Envie
Img 20240810 Wa0262
Envie

Projeto “Arte, Cultura e Comunidade – Ação Continuada” trás benefícios para 200 Crianças em Fortaleza.

O Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doação (BCAD) comemora sua segunda seleção pela UNESCO e Rede Globo para o Projeto Criança Esperança, com o desenvolvimento do Programa “Arte, Cultura e Comunidade – Ação Continuada” em 2024. Destinado à prestação de serviços gratuitos e sem discriminação, o grupo oferece espetáculos, festivais e mostras de dança e teatro em todo o território nacional.

“Uma Escola para a Vida” é o lema do Grupo BCAD, que, desde 1994, promove a reinserção social de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da arte, cultura, educação e esporte. Em 2023, o grupo ganhou pela segunda vez o Projeto Criança Esperança, uma parceria da UNESCO e Rede Globo, proporcionando mais visibilidade e credibilidade ao trabalho desenvolvido.

Atualmente, o Grupo BCAD atende 200 crianças, proporcionando-lhes novas realidades e elevando sua autoestima através de atividades socioeducativas nas artes cênicas, música, e esportes. O projeto visa o crescimento pessoal e o exercício da cidadania, promovendo o desenvolvimento humano e a inclusão social.

Desde 2019, o projeto “Arte, Cultura e Comunidade” atende crianças e adolescentes do Bairro Bela Vista e adjacências (Fortaleza) em sua maioria inserida num contexto de vulnerabilidade e/ou risco social. O projeto oferece atividades como dança, teatro, oficinas criativas e coreográficas, esportes, e reforço escolar em português e matemática, além de promover um campeonato próprio de Karaté, promovendo um desenvolvimento global e integral.

Ao longo de 30 anos, o Grupo realizou mais de 2.880 apresentações de balés no Ceará, Brasil e exterior, com 42 espetáculos montados. A instituição distribuiu cerca de 574 mil quilos de alimentos e realizou 119 campanhas para arrecadar roupas, alimentos, remédios e livros. O seu Núcleo de Dança obteve 680 prêmios, gerou 374 empregos diretos, encaminhou cerca de 800 pessoas para obtenção de documentos civis e realizou 65 cursos profissionalizantes. Além disso, promoveu 62 tournées (54 nacionais e 8 internacionais), além de realizar a XIX Mostra de Artes.

A presidente e idealizadora da ONG, Janne Ruth, também fundou em 2000 o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (hoje em sua 24ª Edição), e em 2010 lançou o Livro Memorial Fendafor 10 anos, em parceria com a COELCE (atualmente ENEL) e o Governo do Estado do Ceará. Os projetos promovem a qualificação técnica e a formação acadêmica de artistas e monitores de artes.

Janne Ruth ressalta a importância do projeto: “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento pleno dos educandos, garantindo direitos e formando crianças e adolescentes críticos e solidários. Não basta que saibam dançar ou praticar esportes, é preciso que reconheçam sua realidade e saibam como transformá-la.”

O Grupo iniciou em julho deste ano um novo programa essencial, a “Manutenção das Atividades Regulares do Grupo BCAD”. Este projeto foi aprovado pelo Edital Mecenas do Ceará e conta com o apoio da empresa CEGÁS, parceira desde 2019 através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Além disso, a ENEL Distribuidora do Ceará é uma das maiores patrocinadoras e apoiadoras do Grupo.

Envie
Artigo relacionado
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios...

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
CulturaEntretenimentoFamososMúsica

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo...

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Cultura

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho

(Foto: Marlon Falcão) 2ª edição do evento foi promovida pelas pastoras Camila...