Home Notícias Rio de Janeiro Governador Cláudio Castro inaugura Café do Povo em Cabo Frio
Rio de Janeiro

Governador Cláudio Castro inaugura Café do Povo em Cabo Frio

Envie
Governador Cláudio Castro inaugura Café do Povo em Cabo Frio
Imagem: Rogério Santana
Envie

O governador Cláudio Castro esteve, nesta quarta-feira (23/08), em Cabo Frio, na Região dos Lagos, para implantar o novo programa alimentar e nutricional do Governo do Estado: o Café do Povo. Neste primeiro momento, o programa possui duas bases nas regiões de Porto do Carro e em Tamoios, no município. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Faetec.

O governador destacou a possibilidade de ampliação da refeição, também, para o período da tarde, na volta do trabalhador para casa.

– No processo de segurança alimentar, as pessoas precisam fazer quatro refeições diárias. Nós já garantimos dois programas consolidados no governo: o Café do Trabalhador e os Restaurantes do Povo. Agora, com o novo Café do Povo, vamos levar a primeira refeição do dia para quem mais precisa, de forma gratuita. E o nosso compromisso é assegurar também o café e o pão no retorno dos trabalhadores aos seus lares, com o Café do Povo no final do dia – afirmou Cláudio Castro.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, reforçou que o objetivo é o combate à fome.

– Temos, como prioridade, a política de combate à fome. Como exemplo, temos o Restaurante do Povo que inauguramos na semana passada, na Central do Brasil, que está servindo de cinco a oito mil refeições por dia. Além do RJ Alimenta e os 43 polos do Café do Trabalhador, onde é oferecida a primeira refeição do dia por 50 centavos. Agora, estamos expandindo a nossa política com o Café do Povo, que será servido de forma gratuita à população cabofriense – resumiu a secretária.


Moradores elogiam

Morador da comunidade Boca do Mato, Laécio Duarte dos Santos, 45 anos, já aproveitou a inauguração do Café do Povo e garantiu a sua primeira refeição do dia.

– Este programa é muito importante para a nossa região. Muitos de nós não têm o que comer no café da manhã. Além disso, o local onde foi inaugurado o Café do Povo é excelente – explicou Laércio.

Marta Oliveira e Vitória Débora, mãe e filha, presentes na unidade Tamoios, elogiaram a iniciativa do Governo do Estado, afirmando que o Café do Povo é de muito valor para a população do local.

– A gente precisava desse Café do Povo. Nem todo mundo tem como comprar um pão com manteiga e ainda tomar um café. Isso vai ajudar muitas pessoas que realmente precisam – disse Vitória.


Produção é feita por ex-alunos

A produção para o Café do Povo é feita na Faetec Cabo Frio – Tamoios. Diariamente serão produzidos 1.000 pães para as duas unidades.

Os instrutores de panificação Bruno Conrado e Thais Pereira são os responsáveis pela fabricação. Ex-alunos da instituição, eles se orgulham do que para eles é uma missão.

– É uma sensação muito boa estar trabalhando no que a gente aprendeu e ainda estar participando desse projeto. A comunidade daqui precisa e nós estamos ajudando – comentou, emocionada, Thaís.

Inscreva-se para receber notícias sobre Rio de Janeiro

Envie
Artigo relacionado