A Gohobby, líder no mercado brasileiro de drones e primeira empresa a trazer um carro voador ao Brasil, segue na vanguarda da alta tecnologia. A marca importa para o país o primeiro robô-humanoide multitarefas da fabricante chinesa Unitree. O produto é projetado para executar tarefas complexas e interagir de maneira eficiente com o ambiente ao seu redor.Sua principal característica é a capacidade de realizar movimentos humanos repetitivos com exatidão, o que o torna uma solução ideal para uma variedade de aplicações, desde serviços em ambientes fechados até tarefas de apoio em fábricas e hospitais.
O modelo humanoide da Unitree pode se mover com agilidade e precisão em diferentes tipos de terreno. Equipado com sistemas de reconhecimento facial e de voz, o robô é capaz de interagir de forma natural com as pessoas, o que o torna útil em tarefas de recepção, atendimento ao cliente e suporte em ambientes comerciais. O produto pode atuar como recepcionista, guia turístico ou assistente em eventos, oferecendo uma experiência moderna e tecnológica aos usuários e também em tarefas repetitivas, otimizando os processos em fábricas e ambientes corporativos.
“A Gohobby tem esse olhar para novas tecnologias e em tornar o futuro mais próximo das pessoas. O humanoide desenvolvido pela Unitree é o que existe de mais tecnológico no segmento hoje, trazendo novas possibilidades para as interações entre humanos e robôs e tornando os processos mais eficientes e seguros”, conta Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.
A primeira compradora do modelo no Brasil é a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), onde o humanoide ficará à disposição do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, no apoio a projetos acadêmicos que possibilitam desenvolver novos programas para o robô.
“Esse humanoide nos habilitará em mais frentes de desenvolvimento e possibilitará maior impacto na ciência, tecnologia e inovação, reforçando a posição da Udesc como referência nacional e internacional em robótica. A tecnologia vai nos ajudar no desenvolvimento de soluções inovadoras para setores como saúde, indústria e educação e na aproximação com a comunidade para democratizar o acesso à robótica”, conta o professor Douglas Bertol, do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc.
Cachorro-Robô
Além do humanoide, outro equipamento importado pela Gohobby é o cão-robô da Unitree, que combina a velocidade e a mobilidade dos cães com a inteligência de um sistema de automação de ponta. Projetado para ambientes externos e internos, o robô é perfeito para tarefas que exigem deslocamento rápido e navegação em terrenos difíceis, como inspeções em locais de difícil acesso, apoio em operações de resgate e patrulhas de segurança, dependendo de seu modelo.
Equipado com câmeras e sensores, o cão-robô pode realizar inspeções em ambientes de risco, como plataformas de petróleo, minas ou áreas afetadas por desastres naturais. Em situações de risco, como incêndios, desabamentos ou áreas de alta radiação, o robô pode entrar onde os seres humanos não conseguem, reduzindo o risco de vida e ampliando a segurança. O equipamento pode ser controlado remotamente ou operar de forma autônoma, realizando tarefas como patrulhamento e monitoramento de segurança em grandes áreas, como fábricas, shoppings ou eventos ao ar livre.
O GO2, modelo da Unitree mais popular importado pela Gohobby, tem se tornado uma ferramenta estratégica de marketing, chamando atenção de pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos. O produto tem revolucionado a maneira como a divulgação de marcas são feitas em feiras e eventos, por exemplo. Sua presença futurista atrai a atenção do público, gerando grande engajamento e interesse tanto dos visitantes quanto da mídia especializada
“Eu já participei de diversos eventos e o cão-robô da Unitree é sempre uma atração. Chama a atenção de todos os públicos. A maior procura que tenho pelo equipamento são de empresas que trabalham com eventos e também pessoas que palestram sobre Inteligência Artificial e usam a ferramenta como uma forma de agregar ao seu conteúdo. Outro segmento que deve crescer bastante na busca pelo produto é o de segurança”, conta Marcelo Mello, proprietário da Smart Center, empresa de tecnologia localizada em Balneário Camboriú-SC, revendedor do cão-robô da Unitree.
“Os lançamentos do Humanoide e do Cão-Robô da Unitree são um marco no avanço da robótica inteligente. Eles não apenas demonstram o poder da automação, mas também abrem um novo leque de possibilidades para o mercado de trabalho, oferecendo soluções para desafios em áreas como marketing, segurança, saúde, logística e atendimento ao cliente”, finaliza Buzaid.
Sobre a Gohobby
Atuando no mercado brasileiro desde 2010, a Gohobby é a maior importadora e distribuidora de drones no Brasil e na América Latina, e foi a primeira empresa a trazer e operar um Carro Voador no Brasil. A empresa é uma figura proeminente no mercado brasileiro de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), especializada na importação e distribuição de aeronaves, oferecendo soluções inovadoras para uma ampla variedade de setores e necessidades, como negócios, agronegócio, indústria, transporte de passageiros, entre outros. A empresa tem crescido, em média, 100% ao ano desde sua fundação e pretende atingir 500 milhões de reais em receita anual até 2026. Em 2011, a empresa tornou-se a primeira importadora de drones no Brasil.