O Festival Gastronomia do Mar 2024 fecha com chave de ouro sua programação, neste sábado (7), a partir das 10h, na Praça Mauá, entre o MAR e o Museu do Amanhã, produzido pela C Comunicação, sob curadoria da chef Flávia Quaresma.
Depois de passar pelo Jardim Icaraí e pelo Mercado São Pedro, em Niterói, o festival chega ao Porto do Rio de Janeiro, de frente para as águas da Guanabara, onde três chefs e um sommelier de renome darão aulas gratuitas de receitas e de harmonização de vinhos e pescados, no Palco Naturgy.
As aulas começam às 11h, com Monique Gabiatti, chef e proprietária do Polvo Bar. Em seguida, vêm a curadora Flávia Quaresma (12h) e o chef do premiado Gruta de Santo Antônio, Alexandre Henriques (13h). O sommelier Marcelo Copello fecha as aulas, ensinando as melhores harmonizações entre vinhos e pescados, às 14h, mas o festival ainda terá uma apresentação musical, às 15h, no Palco Sesc.
“Fiquei muito feliz em fazer a curadoria deste festival, que é o primeiro voltado para a gastronomia de peixes e frutos do mar, essa riqueza que o Rio de Janeiro e Niterói têm em comum. A nossa ideia é movimentar os restaurantes das duas cidades, movimentar o público, mostrando como comer peixe é bom, além de ser saudável, e, com as aulas, ensinar a praticidade de se fazer peixe”, ressalta a chef Flávia Quaresma, curadora do festival.
Circuito gastronômico reúne mais de 30 restaurantes
Também vai até sábado o Circuito Gastronômico do festival, que acontece todos os dias. São mais de 30 restaurantes, do Rio, de Niterói e região, servindo pratos especiais de pescados, incluindo estabelecimentos premiados, como a Babbo Osteria e a já citada Gruta de Santo Antônio.
A versatilidade do festival se mostra em massas com frutos do mar, como no Ragazza di Pasta, do Centro; e no Mr. Lang, de Itaipu, além de combinações nordestinas, no Canto do Peixe (Centro), Dos Sertões (Icaraí) e Siri (São Francisco), até hambúrguer de salmão do Odashi (Icaraí) e o rosbife de pirarucu do Gurumê (Icaraí).
O lado mais tradicional destaca nomes como o Berbigão Grill, de frente para as colônias de pescadores de Jurujuba; o arroz de polvo da Família Paludo (São Francisco). De Niterói, também participam Armazém São Jorge, Boteco Confraria, Casa Di Lucy, Fafelli, Lucca Forneria, Malbek, Namorando, Pitanga, Queen Jardim, Salve Simpatia e Torninha (Icaraí); Ancestral (Engenho do Mato), Bicho Papão (Jurujuba), Sagrado Mar (Mercado Municipal) e Único Casa na Praia (Piratininga).
O circuito conta ainda com Arabesco, Gutas, do Centro do Rio; Polvo Bar, de Botafogo; Espeto Brasileiro, de Copacabana; Tasca do Marquês, no Barra Shopping; e o Malona’s, de Itaipuaçu (Maricá), além do food truck itinerante Sushi Barcellos.
A relação de participantes, além dos endereços dos restaurantes e locais dos eventos de rua, está no site https://gastronomiadomar.com.br.
‘Riquezas do Mar’ tem frutos-do-mar em exposição
Em paralelo aos eventos de rua o festival mostrará a exposição “Riquezas do Mar”, organizada pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Mesclando arte e ciência, a mostra reúne imagens e textos de dez frutos-do-mar comuns à Baía de Guanabara e ao litoral fluminense em geral, como polvo, mexilhão, camarão-rosa e sete espécies de peixes: tamboril, trilha, dourado, tainha, namorado, robalo-flecha e sardinha-verdadeira.
Sobre o festival
Criado para movimentar toda a cadeia econômica e produtiva, da rede de pesca ao prato, o Festival Gastronomia do Mar tem patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.