Home Cultura Teatro Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência – Roda de Conversa no Sesc Avenida Paulista
Teatro

Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência – Roda de Conversa no Sesc Avenida Paulista

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2024 01 18 à(s) 14.38.14 4ce762d6
Foto: Divulgação
Envie

Como atividade complementar do espetáculo Gabri[Elas], que está em cartaz no Sesc Avenida Paulista, a roda de conversa ‘Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência’ acontece no dia 27 de janeiro com Lourdes Barreto, Betânia Santos e mediação de Elaine Bortolanza. Também participam da conversa a atriz Fernanda Viacava e a diretora Malú Bazan.

As vagas são limitadas e gratuitas e a retirada de ingressos acontece 1h antes na própria sede.

Esta roda de conversa abordará a prostituição na perspectiva do desejo e da luta pela liberdade sexual de todas as mulheres, legado histórico das fundadoras do movimento organizado das mulheres prostitutas no Brasil, Gabriela Leite e Lourdes Barreto. O feminismo abordado por prostitutas é recente e pouco visível. A prostituta sempre foi e ainda é objeto de representação nas artes, geralmente de um ponto de vista estereotipado, vitimizador ou romantizado. Tornar visível e público a memória viva e o legado desse movimento, que tem mais três décadas de luta, é uma maneira de compartilhar, sobretudo para/com as mulheres, um encontro consigo mesmas, valorizando a importância de seus desejos, narrativas e lutas, como autoras e protagonistas de suas próprias histórias.

Nesta conversa teremos a participação da companheira de Gabriela e uma das precursoras do movimento brasileiro de prostitutas, Lourdes Barreto, que tem como marco o I Encontro Nacional de Prostitutas “Mulher da vida, é preciso falar” realizado em 1987 no Rio de Janeiro, e de Betania Santos, coordenadora da Associação Mulheres Guerreiras de Campinas/SP. Também participará da conversa a atriz Fernanda Viacava e a diretora Malú Bazan com mediação de Elaine Bortolanza.

Lourdes Barreto é natural da Paraíba, mas mora em Belém há mais de 60 anos. Fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas com Gabriela Leite, movimento que tem como marco o I Encontro Nacional de Prostitutas Mulher da vida, é preciso falar, realizado no Rio de Janeiro em 1987. Em 1990, criou o Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará – GEMPAC, que ocupa uma esquina do histórico Bairro da Campina de Belém. Está entre as 100 pessoas que iniciou o programa de Aids no Brasil e é uma das militantes que participou da construção do SUS. Fez 80 anos no dia 22 de janeiro com samba enredo em sua homenagem e em fevereiro lançou, no Theatro da Paz, sua Puta Autobiografia. Eu sou Puta e Vagina tem poder tatuado no seu braço esquerdo são enunciados da sua história escrita no corpo.

Betânia Santos é prostituta e ativista, presidenta da Associação Mulheres Guerreiras – Profissionais do Sexo Unidas pelo Respeito (Campinas-SP). Desde 2008, após conhecer Gabriela em um encontro na Unicamp, integra a Rede Brasileira de Prostitutas e desde 2013 o Coletivo Davida. A Associação Mulheres Guerreiras iniciou suas atividades em Campinas no ano de 2004 e foi formalizada em 2007. Atualmente é o principal espaço de articulação das profissionais do sexo na cidade na luta por direitos das mulheres prostitutas e contra a violência.

Elaine Bortolanza é psicóloga, pesquisadora, curadora e produtora cultural. Há 20 anos vem atuando na fronteira entre clínica, cultura e arte, com foco nas questões de gênero, sexualidade, prostituição e memória. É doutora em Psicologia Clínica/Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC/SP e em 2023 iniciou a pesquisa de Pós-Doutorado sobre memória e experiência Daspu na fronteira entre arte e política. Há 20 anos atua como ativista dos direitos das mulheres prostitutas junto à Rede Brasileira de Prostitutas e Davida. Durante quase uma década coordenou a Daspu, passarela de luta criada em 2005 pela Gabriela para dialogar com a sociedade os estigmas relacionados às prostitutas. É curadora e organizadora da Puta Autobiografia de Lourdes Barreto, 2a edição da Editora Claraboia publicada em junho de 2023.

Serviço
Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência – Roda de Conversa
https://www.sescsp.org.br/programacao/gabrielas-desejos-narrativas-e-lutas/

27 de janeiro, sábado, às 18h

Sesc Avenida Paulista – Av. Paulista, 119, Bela Vista
Ingressos: Grátis. Retirada 1h antes na unidade

Duração: 120 minutos

Envie
Artigo relacionado
CAIXA Cultural Fortaleza Apresenta Espetáculo “Dom Quixote” com Leonardo Brício e Kadu Garcia
Teatro

CAIXA Cultural Fortaleza Apresenta Espetáculo “Dom Quixote” com Leonardo Brício e Kadu Garcia

A CAIXA Cultural Fortaleza será palco da peça “Dom Quixote”, em cartaz...

Teatro RioMar Recife com programação para todas as idades em setembro
Teatro

Teatro RioMar Recife com programação para todas as idades em setembro

A programação de setembro do Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar...

Murilo Coach ensina como ficar bilionário em seu novo show de comédia no Teatro RioMar Recife
Teatro

Murilo Coach faz rir em show de comédia sobre como ficar bilionário no Teatro RioMar Recife

Murilo Couto traz seu novo show de comédia para o Teatro RioMar,...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr