Estilo de vida
G20 terá meditação coletiva com participantes de todo o planeta, em apoio ao desenvolvimento sustentável e à paz
O evento faz parte da programação da Pré Bienal Amazônia – Somos Todos Amazônia
A Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos próximos dias 18 e 19/11, reunindo pela primeira vez no Brasil as maiores economias do mundo, contará com um apoio inédito. No domingo, 17/11, praticantes da técnica de Meditação Transcendental, unidos a outros grupos de meditantes e também não meditantes vão realizar uma ação global em apoio ao Desenvolvimento Econômico Sustentável do planeta.
O evento, promovido pelo Instituto David Lynch Brasil, será híbrido, com participação presencial e virtual. No Rio, os participantes irão se reunir, a partir das 10h, no auditório da Marinha, no Museu Naval, na Praça XV, próximo à Zona Portuária onde estará acontecendo o G20 Social. A transmissão on-line será via zoom e pelas redes sociais da Associação Internacional de Meditação. Mesmo quem não tem uma técnica de meditação poderá participar, sendo guiado no momento.
Efeito Maharishi
O impacto social positivo de grandes grupos de meditantes foi proposto e confirmado pelo físico indiano Maharishi Mahesh Yogi, fundador do movimento mundial da Meditação Transcendental (MT), e responsável por sua difusão no Ocidente. Ainda na década de 70, Maharishi estimulou a pesquisa científica sobre o efeito dos grupos de praticantes da Meditação Transcendental e da técnica de MT/Sidhis no meio ambiente, obtendo resultados surpreendentes. Pesquisas realizadas por universidades e organismos de segurança em diferentes países e em diversos momentos demonstraram o mesmo: a meditação em grupo é capaz de gerar a paz social, reduzindo indicadores negativos, como a taxa de criminalidade, número de acidentes e a violência de um modo geral.
Nos últimos 50 anos, foram realizados mais de 65 projetos de demonstração do fenômeno batizado como Efeito Maharishi, com resultados revisados por pares publicados em revistas e jornais científicos. O efeito encontra explicação na Física Quântica. Ao mergulhar em sua própria mente, o meditante acessa um nível de máxima paz e silêncio, a consciência pura, semelhante ao descrito pela física moderna como o Campo Unificado, que dá origem ao espaço/tempo e a todo o universo. Neste estado de relaxamento profundo, o meditante não apenas dissolve todo o estresse de seu sistema nervoso, mas também propaga bem-estar à sua volta, assim como acontece com a irradiação de ondas eletromagnéticas. Em grupo, o efeito se multiplica exponencialmente.
Participação de pesquisadores
A meditação mundial coletiva durante o G20 vai conectar meditantes e não meditantes de todos os continentes com intuito de gerar maior coerência para as decisões que serão tomadas pelos líderes das principais economias do mundo. O evento terá a participação do atual líder mundial das organizações internacionais de MT, o neurocientista, pesquisador da Universidade de Harvard e escritor, Tony Nader; do presidente internacional da União Global de Cientistas pela Paz, físico e pesquisador do Centro Europeu de Física de Partículas, John Hagelin; e do presidente da Fundação David Lynch da América Latina e reitor da Universidade Maharishi da América Latina e Caribe, José Luís Alvarez, responsável pela criação de grandes grupos de praticantes de MT na Índia, na África, na Ásia, além da América Latina.
Também está sendo esperada a participação do cineasta David Lynch, praticante da MT desde os 17 anos. Em 2005 ele criou a Fundação David Lynch, com sede em Nova Iorque, para financiar o ensino da técnica em escolas e para grupos socialmente vulneráveis e ex-combatentes de guerra. Para participação presencial na meditação coletiva do G20, é preciso fazer inscrição pela Plataforma Sympla.
O evento faz parte da programação da Pré Bienal Amazônia – Somos Todos Amazônia, organizado pelo Instituto Bienal Amazônia, Saphira & Ventura e Espaço BB.
Meditação Coletiva Mundial no G20
Data: 17/11
Horário para credenciamento: a partir das 10h
Início do evento: 10h30
Local participação presencial: Museu Naval, auditório da Marinha, Rua Dom Manuel 15, Praça XV, Rio de Janeiro.
Link para inscrição presencial (necessária):
https://www.sympla.com.br/evento/meditacao-global-no-g20-criando-paz-para-o-desenvolvimento-sustentavel-do-planeta/2730535?share_id=copiarlink
Participação virtual on-line:
ID da reunião – 939 1370 6608
Link: https://mgcwp.zoom.us/j/93913706608
Assessoria de Imprensa Paula Ramagem
Gastronomia
Votação dos melhores da Salvador Restaurant Week segue aberta até 15 de novembro
A vigésima sexta edição da Salvador restaurante Week chegou ao fim. Foram semanas incríveis, celebrando sabores e experiências e encontros que só gastronomia é capaz de proporcionar. Mas a votação oficial segue aberta até 15/11.
A votação é única, por CPF, através do site Voterw.com.br. O link será divulgado na bio, nos stories e através de QR code. Contamos com você para escolher seus favoritos nas categorias: Melhor restaurante; Melhor menu week; Melhor atendimento; Melhor experiência e Chef destaque.
Saúde
Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado
O Ministério da Saúde enviou neste sábado (8) uma equipe da Força Nacional do SUS ao município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), epicentro de um tornado de grande intensidade que destruiu cerca de 90% da zona urbana e deixou, ao menos, cinco mortos.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, integra a comitiva do governo federal que se deslocou ao estado para avaliar os danos, prestar assistência emergencial e coordenar ações conjuntas de resposta com o governo do Paraná e a Defesa Civil Nacional.
A equipe enviada é composta por cinco profissionais especializados, entre eles, um especialista em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um analista de recursos logísticos e um analista de incidentes e reconstrução assistencial. Os profissionais irão atuar na reativação dos serviços de saúde, no apoio à gestão local e na resposta assistencial e psicossocial imediata, garantindo a retomada segura e rápida do atendimento integral à população afetada.
Entre as primeiras ações previstas estão a triagem e estabilização de feridos, a reorganização dos fluxos assistenciais e farmacêuticos, e a avaliação de riscos sanitários secundários, como os relacionados à qualidade da água, ao manejo de resíduos e ao controle de vetores. Também será oferecido apoio psicológico aos moradores atingidos.
De acordo com o Ministério da Saúde, caso a situação demande, a Força Nacional do SUS está preparada para instalar um hospital de campanha modular, com capacidade para até 150 atendimentos diários, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Situação da rede saúde local
Com a destruição de boa parte das unidades de saúde e o colapso parcial no fornecimento de energia elétrica e abastecimento, os atendimentos de urgência em Rio Bonito do Iguaçu (PR) foram remanejados para o Hospital Regional de Laranjeiras do Sul, que atua, de forma provisória, como referência para a região. As Unidades Básicas de Saúde da zona rural permanecem parcialmente inoperantes, e há escassez de medicamentos e vacinas devido ao comprometimento dos estoques locais.
“Chegamos ao Paraná com a missão de cuidar, reconstruir e trazer afeto à população que mais precisa neste momento. Nossa prioridade é garantir que cada pessoa atingida receba atenção em saúde, escuta e acolhimento. Atuaremos ao lado do governo do estado e do município para restabelecer o funcionamento da rede de saúde e devolver um pouco de segurança e esperança às famílias de Rio Bonito do Iguaçu”, afirmou o coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, em nota.
De acordo com dados da Defesa Civil do Paraná e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o estado registrou 55 municípios impactados por tempestades, com mais de 31 mil pessoas afetadas.
Em Rio Bonito do Iguaçu, a tragédia foi a mais severa: 10 mil moradores — o equivalente a 77% da população — foram diretamente atingidos, com cinco mortes confirmadas, 125 feridos e mais de mil pessoas desalojadas.
Turismo
Rio de Janeiro brilha no Festuris com estande e ativações inovadoras
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio marcam presença de destaque na edição 2025 do Festuris – Festival Internacional de Turismo, que acontece em Gramado (RS) até o próximo dia 9 de novembro. O estado aposta em uma estratégia robusta para a divulgação de seus diversos destinos turísticos, com um estande próprio de 66m² e diversas ativações instagramáveis que engajam visitantes e profissionais do setor.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a importância da participação na feira para alavancar a vinda de turistas para o RJ: “O Rio de Janeiro possui uma variedade incrível de atrativos, que vão muito além da capital. Estar no Festuris com uma estrutura como a nossa é fundamental para reforçar a imagem do nosso estado como um destino completo e diversificado. Queremos atrair mais visitantes e mostrar as belezas das nossas regiões, do litoral à serra. As ativações interativas são um convite direto para que todos registrem e compartilhem um pouco da experiência fluminense”, disse o secretário Gustavo Tutuca.
O estande do Rio de Janeiro é projetado para oferecer uma imersão nos principais destinos e atrativos do estado, utilizando a popularidade das redes sociais para potencializar a visibilidade. As áreas temáticas e os espaços “instagramáveis” permitem aos participantes criar conteúdo atrativo, levando a marca RIO do turismo fluminense para o ambiente digital.
Reunião do Fornatur discute avanços no “Tax Free”
Na manhã desta sexta-feira (7 de novembro), a pauta do desenvolvimento do turismo foi intensificada com a realização de uma reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), em Gramado. Um dos assuntos foi o programa de isenção fiscal conhecido como “Tax Free”, uma importante iniciativa para o setor, destacado pelo subsecretário de Estado de Turismo do RJ, Nilo Sergio Felix. Reconhecido por sua longa trajetória e experiência, o subsecretário detalhou o progresso do Rio de Janeiro no tema, após um processo que envolveu o acordo de diversas instâncias e estados.
”A implantação do ‘Tax Free’ para o Rio de Janeiro é importantíssima. Nós já passamos por todo o processo necessário, agora está entrando em licitação, e a meta é que, se Deus quiser, antes do Carnaval, tenhamos o ‘TaxFree’ implantado. É um grande avanço, e nós tivemos a colaboração de todos os estados da Federação para que isso fosse possível, por meio das aprovações no Confaz e no próprio Fornatur”, ressaltou Nilo Felix.
O subsecretário destacou ainda o potencial retorno econômico do programa para os cofres públicos estaduais. “Isso é uma isenção fiscal, sim, mas retorna cinco vezes mais o valor desse imposto, o ICMS. É uma medida que trará um ganho significativo, e sugiro que os secretários de turismo apresentem essa oportunidade aos seus secretários de Fazenda.” Nilo Sergio Felix também mencionou que estados como Rio Grande do Norte, Minas e Paraná estão avançados na discussão ou implementação do projeto.
-
São Paulo1 dia atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Notícias1 semana atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde1 semana atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias1 semana atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Entretenimento4 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Gospel5 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Notícias1 semana atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Internacional5 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo




