Home Agronegócio Frequentes, os processos inflamatórios em equinos requerem ação rápida e eficaz para garantir saúde e bem-estar aos animais
Agronegócio

Frequentes, os processos inflamatórios em equinos requerem ação rápida e eficaz para garantir saúde e bem-estar aos animais

Envie
freepik
freepik
Envie

Claudicações e processos inflamatórios musculoesqueléticos estão entre as principais causas de perda de desempenho e afastamento de cavalos de esportes e do trabalho. De acordo com revisão publicada por autores da Universidade Estadual de Maringá, metade dos equinos empenhados em atividades atléticas passa por claudicação pelo menos uma vez durante a carreira – e três a cada quatro animais apresentam redução da performance em razão de lesões que acabam não sendo identificadas anteriormente.

A médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec, comenta que o diagnóstico correto é o primeiro passo para o sucesso terapêutico desse problema. “A avaliação clínica, que inclui anamnese, inspeção, palpação e exame de marcha, aliada a exames de imagem é fundamental para ter sucesso no tratamento de forma rápida.”

O tratamento varia conforme a causa e a gravidade da claudicação, podendo envolver abordagens conservadoras ou invasivas. Além do uso de medicamentos, são frequentemente indicadas terapias físicas. O repouso também é necessário para a recuperação dos tecidos lesionados do cavalo. “As terapias, como massagens, crioterapia, hidroterapia e eletroterapia, aceleram o processo de recuperação e previnem atrofias musculares. Alongamentos e exercícios de baixo impacto devem ser introduzidos de forma gradual, conforme a evolução clínica do animal. Já em casos mais graves, como fraturas ou lesões ligamentares, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias”, alerta a veterinária.

A prevenção das claudicações passa pelo manejo cuidadoso, treinamento progressivo, uso de superfícies adequadas para o trabalho, nutrição equilibrada e avaliações periódicas. “O acompanhamento veterinário constante, tanto nas fases aguda quanto de reabilitação, é importante para garantir retorno seguro às atividades”, finaliza Marcella.

Para contribuir para o sucesso do tratamento de claudicações e processos inflamatórios, a Syntec oferece Luxol, pomada de uso tópico. A ação conjunta dos seus três ativos – salicilato de metila, essência de terebentina e cânfora – proporciona efeitos analgésico, anti-inflamatório e descongestionante. Luxol é indicado para o tratamento de claudicações agudas ou crônicas consequentes de entorses ou contusões, reumatismos agudo ou crônico e de todos os processos inflamatórios articulares, musculares e tendinosos.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com mais de 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Divulgação
Agronegócio

Moratória da soja

Tecnologias garantem transparência e mantem mercados confiantes A decisão judicial que suspendeu...

Foto / Divulgação
Agronegócio

Allisson Rodrigues grava novo DVD com super produção no Mato Grosso

O agronegócio de Mato Grosso já é considerado uma das maiores forças...

Rivulis
Agronegócio

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da plantação

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da...

world archery
Agronegócio

Brasileira Bianca Rodrigues nas finais do Mundial de Tiro com Arco 2025.

A arqueira brasileira Bianca Rodrigues garantiu vaga inédita entre as 16 melhores...