Com a personagem Tia Fran, humorista cearense se destaca nas redes sociais ao representar diversas categorias profissionais
O humorista cearense Fran Mendes conquistou a internet dando voz a profissionais que muitas vezes não têm espaço para expressar os desafios diários de suas atividades. Por meio de seus personagens cômicos, Fran oferece uma crítica social leve e acessível, capaz de arrancar risadas ao mesmo tempo que reflete sobre as dificuldades enfrentadas no trabalho.
Fran iniciou sua carreira gravando vídeos para o Instagram, nos quais criava situações humorísticas baseadas em diferentes profissões. “Eu dava vida a opiniões que as pessoas não podiam expressar na vida real”, lembra o humorista. Com o mote “se eu fosse professora” ou “se eu fosse médica”, ele rapidamente conquistou o público. O sucesso veio com um vídeo em que interpretava uma professora, que alcançou mais de 400 mil visualizações, inúmeros compartilhamentos e curtidas. Foi a partir desse momento que nasceu a personagem “Tia Fran”, uma professora que “não leva desaforo pra casa”, e que se tornou o carro-chefe de sua carreira.
Com o sucesso de Tia Fran, outros profissionais começaram a pedir que Fran criasse novos personagens representando suas categorias. Assim, ele desenvolveu um elenco diversificado, cada personagem com seu próprio bordão e estilo único, conquistando milhões de seguidores. Entre os personagens mais populares estão a “Manicure Djé, há 35 anos cuidando do seu pé”, a médica Dra. Cristina, a cabeleireira Lucinha, a diarista Creuza, e a versátil GG da Silva. Todos eles são caracterizados por uma mistura de humor, irreverência e crítica social.
“Trabalho muito a questão do respeito entre as classes profissionais, porque tenho seguidores de todo o Brasil”, ressalta Fran Mendes, que aos 36 anos vê seu público crescer constantemente. Natural de Pacujá, um pequeno município cearense, Fran vive atualmente em Sobral. Embora seja formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Pessoas, foi no humor que ele encontrou sua verdadeira vocação, fazendo de seus personagens uma forma de expressão e entretenimento que ecoa por todo o país.