O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E revelou hoje de manhã (25), com o apoio da Fédération Internationale de l’Automobile – FIA, a nova atualização dos carros elétricos da categoria em um evento no Principado de Mônaco, local da próxima etapa da competição neste sábado (27).
O lançamento oficial aconteceu em um local especial, a coleção de carros privados do Príncipe Albert II, de Mônaco.
O GEN3 Evo totalmente elétrico será capaz de atingir 0 a 60 mp/h ou 96 km/h em apenas 1,82 segundos. O desempenho é 30% mais rápido que um carro de F1 e 36% em comparação com o modelo atual, utilizado nos E-Prix da décima edição do Mundial. Os carros da versão EVO estarão disponíveis apenas na próxima temporada.
O modelo atualizado visa o futuro do automobilismo, incorporando avanços tecnológicos e um compromisso com a responsabilidade ambiental, características da Fórmula E.
”É um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, incorporando nossa dedicação à inovação e alto desempenho alcançado de forma sustentável. Com uma aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro que tive a honra de revelar em Mônaco está pronto para aumentar a emoção de nossas corridas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
Como parte do cronograma técnico do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, todos os powertrains serão recém-homologados para a temporada 11, permitindo que os fabricantes e suas equipes implementem otimizações do GEN3 em seus novos carros.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse que a Federação e a Fórmula E estão trabalhando arduamente no processo de desenvolvimento deste novo carro de corrida GEN3 Evo, que representa mais um avanço significativo na tecnologia de corrida elétrica.
”Gostaria de agradecer às equipes da FIA e da Fórmula E pelo trabalho árduo que sublinha o nosso compromisso partilhado de ultrapassar os limites do esporte a motor sustentável, ao mesmo tempo que proporcionamos corridas competitivas”.
Os números apresentados pela Fórmula E indicam que o EVO é mais rápido, forte e ágil, além de ter melhorias de desempenho proporcionando um ganho estimado de 2% em relação ao GEN3 atual, equivalente a uma volta de qualificação cerca de 2 segundos mais rápida no circuito de Mônaco, por exemplo.
Um novo kit de carroceria projetado para ser mais forte, robusto e aerodinâmico, proporcionando corridas mais acirradas.
Uma novidade para um carro de Fórmula E, disponível durante duelos de qualificação, largadas de corrida e modo ataque. Esse recurso maximiza a aceleração e o controle, aumentando a emoção dos momentos críticos da corrida e intensificando as rivalidades entre os pilotos.
A tração nas quatro rodas aprimora tanto o desempenho quanto a estratégia, proporcionando corridas equilibradas. O EVO terá maior aderência com pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climáticas, fornecendo 5-10% mais aderência, feitos com 35% de materiais reciclados e sustentáveis – +9% em relação à especificação do GEN3.