Home Notícias Foliões denunciam violência policial no carnaval de Juiz de Fora
Notícias

Foliões denunciam violência policial no carnaval de Juiz de Fora

Envie
Envie

A Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu uma denúncia neste domingo (2) de uma ação desproporcional da Polícia Militar de Minas Gerais em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata. Os agentes teriam atuado de forma violenta e preconceituosa contra foliões, após a apresentação do bloco de carnaval Benemérita, na noite de sábado (1º).

“A gente estava no bloco da Benemérita, que é um grande bloco principalmente de pessoas negras e LGBTs e a polícia dispersou o bloco com spray de pimenta e bomba no palco”, narra uma das participantes da festa em um vídeo divulgado na rede social do bloco.

Outras imagens mostram vários foliões, inclusive crianças, deitadas no chão após passarem mal pelo uso de spray de pimenta no local da festa. Em uma das filmagens, um policial chuta uma pessoa desacordada no chão.

De acordo com nota divulgada pelo governo federal, as investigações serão acompanhadas para apurar possíveis abusos. 

“O Carnaval é momento de alegria, gera renda e emprego para as pessoas, é momento de celebração do que há de mais brasileiro. É imperativo que as forças de segurança pública atuem na defesa e proteção dos foliões, garantindo uma diversão segura”, reforça a nota do ministério.

Uma das atrações da festa, a artista MC Xuxu, que havia se apresentado no bloco também fez uma publicação nas redes sociais. “Estamos bem, fomos liberados da delegacia umas 2h, agradeço todas as mensagens de apoio e carinho, depois volto para me pronunciar e explicar de fato o acontecido”.

Após as denúncias, a prefeitura de Juiz de Fora publicou nota oficial condenando a ação policial com uso desnecessário de violência. 

“Contamos com as forças de segurança pública para promover a paz social e garantir que todos os eventos programados de forma conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros possam ter continuidade, com tranquilidade e alegria, como é direito da população de Juiz de Fora”, destaca a prefeitura.

A reportagem da Agência Brasil solicitou uma declaração da Polícia Militar de Juiz de Fora sobre a atuação da ação policial, mas ainda obteve resposta.

Fonte

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Reprodução / Internet
Notícias

3 Sites Confiáveis para Comprar Seguidores no Kwai

O Kwai vem se consolidando como uma plataforma de vídeos curtos com...

João Cazeiro, Diretor Comercial da empresa Átrio Livá e Flávia Boss, Gerente de relacionamento da mente, responsável pela gestão do Brava Mundo receberam o troféu Bronze
Notícias

Empreendimento catarinense é premiado em Goiânia

Brava Mundo, resort na Praia Brava de Itajaí, concorreu como um dos...

Divulgação
Notícias

Zurich reforça compromisso social em Blumenau com ação voluntária no Lar Betânia

A Zurich realizou mais uma edição da Caravana Zurich, iniciativa que combina...

Foto: Divulgação
Notícias

Hospital São Carlos/Rede D’Or realiza 1º Simpósio de Cirurgia Robótica

O Hospital São Carlos/Rede D’Or promoveu, no dia 28 de agosto, o...