Home Agronegócio Fider reforça protagonismo na economia circular com reaproveitamento de resíduos da produção de tilápia
Agronegócio

Fider reforça protagonismo na economia circular com reaproveitamento de resíduos da produção de tilápia

Envie
divulgação
divulgação
Envie

Ações reforçam pilares de responsabilidade ambiental, social e de governança do Grupo MCassab, do qual a empresa faz parte

 

A tilápia, peixe de água doce mais cultivado no mundo, está no centro de iniciativas sustentáveis que vêm transformando a cadeia produtiva da aquicultura no Brasil. Em sua unidade de Rifaina (SP), a Fider Pescados adota o conceito da economia circular para reduzir resíduos e ampliar a eficiência no processo de criação e processamento. Integrante do Grupo MCassab, a empresa reaproveita integralmente os subprodutos do processamento de tilápia, transformando-os em farinha e óleo.

 

“A Fider produz cerca de 10.000 toneladas de tilápia por ano. Parte disso é exportado para os Estados Unidos, Canadá, Taiwan, Venezuela, Bangladesh, Sri Lanka e Indonésia. O que no passado era tratado como descarte ou resíduo hoje é transformado em insumo com valor econômico, reintegrado ao processo produtivo. É a economia circular aplicada de forma prática e eficiente”, afirma Juliano Kubitza, diretor da companhia.

 

Esse modelo de reaproveitamento permite ao Grupo MCassab, incluindo a Fider, reintegrar cerca de 4 mil toneladas de resíduos ao ciclo produtivo todos os anos.

Além disso, todas as embalagens geradas nas unidades de Pescados e de Nutrição & Saúde Animal do grupo (31 tolenadas/ano) são compensadas ambientalmente por meio da parceria com a EuReciclo.

“Nos preocupamos com o impacto que geramos em cada etapa da cadeia – desde o uso da água até a destinação das embalagens. Ao compensar integralmente o volume de resíduos, fechamos esse ciclo com responsabilidade ambiental”, reforça Kubitza.

 

A empresa tem o certificado de “Excelência Circular”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O reconhecimento destaca o compromisso da empresa com a economia circular aplicada à produção e processamento de tilápias no interior paulista. Além disso, a Fider foi finalista do 8º Prêmio Fazenda Sustentável, em 2024, ficando entre as 5 melhores na categoria pequena fazenda.

 

“O Brasil ocupa a quarta posição no ranking global da produção de tilápia. Nesse cenário, cada tonelada reaproveitada representa não apenas economia e eficiência, mas também menos impacto ambiental e mais espaço para inovação dentro do negócio”, ressalta o diretor da Fider.

 

Sobre a Fider

A empresa, sediada em Rifaina (SP), conta com moderno complexo de criação e indústria, com respeito ao meio ambiente, à qualidade da água e às pessoas. Produtos da Fider abastecem as principais cidades do Sudeste além de exportação para sete países, incluindo os Estados Unidos. Mais informações em www.fiderpescados.com.br e nas mídias sociais @fiderpescados

Envie
Artigo relacionado
freepik
Agronegócio

Syntec participa do Reconnect e reforça compromisso com a endocrinologia veterinária

Evento técnico acontece em 23 de agosto, na Pinacoteca, no centro de...

Divulgação
Agronegócio

Karla Karina Lemos marca presença em evento do Grupo Canassa, em Goiânia

A capital goiana foi o palco de um encontro memorável entre agronegócio,...

Divulgação
Agronegócio

Treesales reforça debates sobre o futuro da bioenergia durante Fenasucro & Agrocana 2025

Primeira participação da companhia na feira reforçou a discussão sobre tendências e...