A Celeste AI, startup de transcrição e análise de voz por inteligência artificial, foi uma das seis empresas escolhidas para integrar a 17ª turma do FGV Ventures, o programa de aceleração de startups da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com duração de quatro meses, o programa seleciona startups com alto potencial de impacto no ambiente de negócios nacional para acelerar o seu desenvolvimento de mercado. Os participantes têm acesso a mentorias exclusivas e conexões estratégicas com parceiros e investidores do network da FGV Ventures.
A Celeste AI foi lançada há pouco mais de um ano, em julho de 2023, com a missão de popularizar o acesso à inteligência de voz entre as empresas e profissionais brasileiros. A startup já tem cerca de 25 mil usuários na sua plataforma de transcrição automatizada e está por trás do treinamento de modelos de IA dedicados à análise de dados de voz.
“Estamos sendo pioneiros em análise de dados de voz no Brasil, desenvolvendo modelos open source que serão capazes de fornecer informações profundas a partir de informações em voz, oferecendo eficiência, inteligência e produtividade para o mercado nacional,” afirma Ana Paula Pereira, cofundadora da Celeste AI. “A participação na aceleração da FGV Ventures é um reconhecimento do potencial de impacto das nossas soluções para o desenvolvimento tecnológico brasileiro”, acrescenta.
Além da aceleração pela FGV Ventures, a Celeste AI também é acelerada pelo Nexus, hub de inovação do Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo.