Home Cultura Festival Internacional de Folclore do Ceará celebra 10 anos com exposição fotográfica no Centro Cultural Belchior
Cultura

Festival Internacional de Folclore do Ceará celebra 10 anos com exposição fotográfica no Centro Cultural Belchior

Envie
9f03cb3d 578c 4375 8526 430a2fad35bf Gazeta24h.com.jpeg
Envie

“Uma década de fomento ao folclore e à cultura popular de todo o país, reunindo 4.000 artistas de diversas regiões, diversos países e 150 grupos de projeção folclórica”_

Este ano, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) comemora 10 anos de fomento ao folclore e à cultura popular. Chegando em sua 10ª edição, o Festival fará uma série de ações para comemorar esse marco, afinal, são 10 anos de difusão, apoio, projeção do folclore e da cultura popular de todo o país e do mundo. A primeira destas atividades será a exposição fotográfica “Festival Internacional de Folclore do Ceará – folclore, cultura e tradição”, que será lançada no dia 13/12 (quarta-feira), no Centro Cultural Belchior (CCBel), às 18h, com acesso gratuito.

A exposição busca dar visibilidade aos registros fotográficos e audiovisuais, captados por diversos fotógrafos e cinegrafistas, durante essa década, além de materiais e entrevistas realizadas para enriquecer a experiência do espectador acerca das 10 edições. Pensada mediante um recorte de todas as atividades desenvolvidas nesse período e grupos que se apresentaram nestas 10 edições, foi construído um acervo riquíssimo de mais de 15 mil fotos que serão selecionadas para comporem a exposição.

A programação reunirá todos os grupos homenageados nas 09 edições do festival em um coquetel de boas-vindas, apresentação folclórica com o Pastoril Pirambu, do Instituto Cai Cai Balão, e exibição do documentário “Pastoril da Mestra Mariinha da Ló: História e Memórias do nosso Patrimônio”.

Apesar das apresentações dos grupos folclóricos do Ceará, nacionais e internacionais não acontecerem este ano, como nas edições anteriores, a organização do FIFOLC planeja diversas atividades para comemorar esses 10 anos, com previsão de serem realizadas até o primeiro semestre de 2024. Ao longo de uma década, o Festival Internacional de Folclore do Ceará, juntou cerca de 4.000 artistas de diversas regiões e diversos países, 150 grupos de projeção folclórica, 80 artesãos, 800 profissionais e um público aproximado de 40 mil pessoas.

O X Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, com realização da Encena Produções em parceria com Instituto Iracema, Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), Centro Cultural Belchior (CCBel) e Prefeitura Municipal de Fortaleza

*Sobre o FIFOLC*
Realizado de forma independente, o Festival Internacional de Folclore do Ceará nasceu do desejo de celebrar a identidade e a diversidade cultural do folclore brasileiro, buscando construir ações de reconhecimento, valorização e salvaguarda dessas manifestações que podem ser consideradas patrimônio cultural para seus povos. Possibilitar o acesso à cultura sob uma perspectiva plural, por meio de programação que envolve diretamente grupos de projeção folclórica do Ceará, regionais, nacionais e internacionais é outra razão de existência do FIFOLC.

Sons, movimentos, expressões, cores, diversidade cultural e acesso à cultura. É a partir dessas premissas e características multiformes que surge o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC). Essa iniciativa colocou em pauta a pluralidade das manifestações que compõem a cultura tradicional popular, sendo essa um espaço de partilha dos conhecimentos, dos ritos, das emoções, da ancestralidade e das memórias.

*SERVIÇO:*
Exposição fotográfica “Festival Internacional de Folclore do Ceará – folclore, cultura e tradição”

Data: 13 de dezembro
Hora: 18h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito

Envie
Artigo relacionado
No dia 9 de setembro, São Paulo celebra a inauguração do mural “O Chamado da Floresta”
Cultura

No dia 9 de setembro, São Paulo celebra a inauguração do mural “O Chamado da Floresta”

Obra de Denilson Baniwa estará estampada no coração de São Paulo, na...

Lion Editora marca presença na Expo Cristã e Bienal do Livro
Cultura

Lion Editora marca presença na Expo Cristã e Bienal do Livro

A Lion Editora, reconhecida por sua dedicação à literatura cristã e por...

Taslim lança livro afrofuturista na Bienal do Livro de São Paulo
Cultura

Taslim lança livro afrofuturista na Bienal do Livro de São Paulo

Com prefácio da escritora Lu Ain-Zaila, “A Dáie de Vários Nomes” conta...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr