A riqueza do universo natural e a importância de sua preservação são temas que atravessam as atrações do Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza. Dez shows de grandes nomes da música instrumental nacional e canto coral irão levar apresentações inéditas para o Teatro Vila Velha, em Salvador, de 1° a 10 de setembro. No repertório, estarão peças de compositores como Caymmi, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, entre outros. As obras serão escolhidas a partir de suas relações com biomas brasileiros, animais, águas e outros itens.
Em paralelo aos shows, acontecem também oficinas culturais no Museu de Arte Moderna da Bahia e nos salões do Teatro Vila Velha, para proporcionar ao público o conhecimento e desenvolvimento de técnicas e habilidades a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis e do uso de elementos naturais.
Durante a realização de todas as atividades, será feito um inventário de carbono gerado pelas ações direta das apresentações e oficinas (como transporte de musicistas, uso de diversos materiais etc.). Após essa apuração, serão implementadas ações para a compensação ambiental de todo carbono gerado, como o plantio de árvores, compra de créditos de carbono ou outras.
Com realização do Ministério da Cultura e do Estúdio Centro a partir da Lei de Incentivo à Cultura, PRONAC 210178, o Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza conta com o patrocínio da Eletrobras Chesf, co-produção Loquaz Comunicação e Lumina Comunicação, e apoio do Teatro Vila Velha, Museu de Arte Moderna da Bahia, IPAC, Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia.
A abertura do festival acontece dia 1° de setembro (sexta), às 19h30, com uma apresentação do Ivan Sacerdote Trio, em homenagem a Gal Costa e Maria Bethânia. A programação completa está disponível no site: www.artenaturezafest.com.br.
Todas as atividades terão entradas gratuitas, com 20 vagas para cada turma das oficinas. A lotação do auditório do Teatro Vila Velha é de 230 pessoas por apresentação musical. A retirada dos ingressos para todas as ações se dará por meio do endereço https://bit.ly/artenaturezafest e presencialmente (30 minutos antes de cada oficina e apresentação musical).
30% das apresentações musicais e das oficinas contarão com acessibilidade em Libras (Lingua Brasileira de Sinais) e Audiodescrição. Detalhes podem ser conferidos nas redes sociais do projeto (com o usuário @artenaturezafest ), no Instagram, no Facebook e no Tik Tok, além do site.