Home Tecnologia Ferramentas digitais podem ajudar a alavancar as vendas
Tecnologia

Ferramentas digitais podem ajudar a alavancar as vendas

Envie
Foto: Freepik
Envie

Empresas apostam em tecnologia para se conectar com clientes e impulsionar resultados

Cerca de 70% dos pequenos negócios no Brasil utilizam ferramentas digitais para vender produtos e serviços, segundo a 9ª edição da “Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entre novembro e dezembro de 2024. 

Plataformas como sites, redes sociais e aplicativos de mensagem são tecnologias consideradas indispensáveis para empreendedores que buscam acelerar resultados, como gerar mais leads e vendas, fortalecer a presença da marca no âmbito digital e melhorar o relacionamento com os clientes.

Saber como criar um site do zero não é mais uma opção, mas uma necessidade para quem deseja crescer no ambiente digital. De acordo com o Sebrae, o site funciona como uma extensão da identidade do negócio, com linguagem, visual e proposta alinhados à maneira como a marca deseja ser percebida. 

O WhatsApp, que já faz parte da rotina de 147 milhões de brasileiros, segundo levantamento da Statista, também se consolidou como um canal de vendas e atendimento. A pesquisa do Sebrae revela que 81% dos pequenos negócios utilizam o aplicativo como canal comercial.

Para os empreendedores, recursos como catálogo de produtos, listas de transmissão, mensagens automáticas e perfis comerciais ajudam a profissionalizar o relacionamento com o cliente e tornam o processo de compra mais acessível e personalizado.

As redes sociais também são aliadas dos negócios. Segundo o Sebrae, plataformas como Instagram e TikTok estão entre as ferramentas mais efetivas para promover produtos e serviços on-line. A possibilidade de criar anúncios ajuda a aumentar a visibilidade e as vendas, elevando a receita e a autoridade digital.

Pilares da estratégia digital

Além de redes sociais e aplicativos de mensagens, as ferramentas de análise e gestão integram o trabalho de estratégia digital. Nesse contexto, o Google Analytics é apontado como uma das plataformas mais completas. A Serasa pontua que, por meio dele, é possível ter uma visualização total dos resultados das campanhas, identificando a origem do tráfego e os dados demográficos dos visitantes. 

Outra ferramenta que tem se destacado na geração de vendas é a landing page, também conhecida como “página de captura de leads”. Aprender como criar uma landing page pode auxiliar nas taxas de conversão, já que ela ajuda a direcionar tráfego qualificado, segmentar ofertas, reduzir o custo de aquisição de clientes e priorizar leads com maior potencial de compra.

Segundo o Sebrae, essas páginas devem ser objetivas, com mensagens claras e capazes de gerar as ações desejadas, seja por meio do clique em botões ou do preenchimento dos formulários. A recomendação é que o usuário perceba o conteúdo e a oferta em até dez segundos.

Outro destaque na estratégia digital é o sistema CRM (do inglês, Customer Relationship Management), que permite integrar setores como marketing, atendimento ao cliente, vendas e gestão de conteúdo. Soluções como HubSpot e Salesforce possibilitam centralizar informações dos clientes, entender comportamentos de compra, acompanhar interações, e oferecer atendimentos mais personalizados.

IA e realidade aumentada já são parte da rotina dos negócios

Tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e realidade aumentada (RA) deixaram de ser pensamentos do futuro para fazer parte do dia a dia de muitas empresas, inclusive dos pequenos negócios. Quem ainda não aderiu, planeja fazê-lo em breve.

De acordo com pesquisa recente da Gartner, 85% dos líderes de atendimento ao cliente pretendem explorar ou testar soluções de IA generativa conversacional voltadas para consumidores ainda este ano. Entre os entrevistados, 44% já utilizam voicebots, enquanto 11% estão em fase de testes.

Já a RA tem surgido como alternativa para reduzir dúvidas na jornada de compra e aumentar as taxas de conversão. De acordo com o relatório “E-commerce Trends 2025”, feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 84% dos consumidores já desistiram de uma compra on-line por falta de informações sobre o produto.

A tecnologia simula a experiência de compra no ambiente físico. O cliente consegue visualizar o produto em detalhes, entender proporções e até testar virtualmente. Um exemplo disso são as óticas que oferecem filtros para provar diferentes modelos de óculos. 

Envie
Artigo relacionado
Empresa catarinense apresentou novos climatizadores portáteis e industriais, além de exaustores voltados à renovação do ar em grandes ambientes sem ventilação. Foto por Rainnê Yuka_Growth Global
Tecnologia

Smart Air Climatizadores reforça protagonismo em climatização sustentável durante a Febrava 2025

Empresa catarinense apresentou novos climatizadores portáteis e industriais, além de exaustores voltados...

Divulgação
Tecnologia

Cogra contrata Gerente de Desenvolvimento de Negócios para AIDC

A Cogra, Distribuidora líder nos segmentos de Outsourcing de Impressão e Automação...

Banco de imagens
Tecnologia

Brasil adota tecnologias avançadas que tornam cirurgia plástica mais segura e precisa

Professor da UNIRIO destaca como novos métodos diminuem traumas e melhoram recuperação...

Cloudera
Tecnologia

Cloudera expande IA em dados por meio do Programa 2P da AWS

São Paulo, 11 de setembro de 2025 – A Cloudera, a companhia que...