Com o aumento dos deslocamentos nas estradas, ampliam-se os riscos de acidentes de trânsito. Brincadeiras das crianças também requer atenção
O mês de julho é marcado pelas férias escolares e as famílias sempre aproveitam o período para viajar. Com o aumento dos deslocamentos nas estradas, ampliam-se os riscos de acidentes de trânsito. O presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), dr. Leonardo Drumond, faz um alerta para as famílias. “As colisões e atropelamentos, que muitas vezes causam fraturas graves, são comuns neste período do ano. Ressaltamos que as consequências do desrespeito às leis de trânsito fazem parte da rotina nas emergências, principalmente do Instituto José Frota (IJF), como o excesso de velocidade, a falta de uso dos itens de segurança (cinto e capacete), a falta de habilitação, o desrespeito à sinalização, a imprudência na direção, a desatenção pelo uso de celular e os efeitos do uso de álcool”, detalha o presidente.
Além dos acidentes de trânsito, também precisamos ficar atentos com as crianças e com os idosos. Independente da idade, as crianças precisam de atenção permanente de um adulto, para que os momentos de diversão não representem perigo, principalmente em ambientes com escadas e janelas sem proteção.
Os bebês, mesmo que por pouco tempo, não devem ser deixados desprotegidos sobre camas, cadeiras, mesas ou sofás. Muita atenção com as brincadeiras em piscinas, pois qualquer descuido pode ocasionar acidentes.