Home Notícias Favelas, cidades, acessibilidade, mobilidade e sustentabilidade. O futuro da arquitetura e urbanismo no Rio Innovation Week
Notícias

Favelas, cidades, acessibilidade, mobilidade e sustentabilidade. O futuro da arquitetura e urbanismo no Rio Innovation Week

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Não há como pensar na existência humana sem fazer um convite à reflexão sobre a arquitetura e o urbanismo, que impactam diretamente sobre moradia, mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade e condições de trabalho. Essa profissão está no centro da vida, da busca pela qualidade vida. É sobre onde habitamos, transitamos e ganhamos o pão nosso de cada dia. A partir da necessidade de debater temas relevantes, necessários e urgentes sobre arquitetura e urbanismo que os palcos EGOV e Sociedade 5.0, do Rio Innovation Week, darão protagonismo à profissão que se conecta com todas as pessoas, em todo o planeta.

 

Sob a curadoria da arquiteta e urbanista Michelle Beatrice, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), os painéis desses espaços, localizados no Armazém 3, do Pier Mauá, irão abordar, entre os dias 12 e 15 de agosto, questões relacionadas à profissão que está presente em todas as esferas da vida: da saúde à tecnologia, da mobilidade urbana à habitação social, das políticas públicas à inovação.

 

“Falar de Sociedade 5.0 sem falar de arquitetura e urbanismo é ignorar aquilo que mais importa: o ser humano. Todos os espaços por onde passamos, seja para morar, trabalhar ou apenas transitar, foram pensados por arquitetos e urbanistas”, afirma Michelle Beatrice, que estará, entre outros, no painel “Arquitetura Humanizada e o Futuro do Cuidado na Gestão Pública”, ao lado de representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. “Na ocasião, assinaremos uma parceria entre o CAU/RJ e a secretaria com o objetivo de auxiliar com a saúde da população através da contribuição da arquitetura e do urbanismo”, complementa a vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro.

 

O programa CAU/RJ Favela, idealizado para buscar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em comunidades do estado, também terá destaque no palco Sociedade 5.0, no Rio Innovation Week. O presidente do Conselho, Sydnei Menezes, vai comandar o painel “Cultura, Território e a Potência dos Invisíveis”. O objetivo é trilhar caminhos para que a sociedade seja mais igualitária, sensível e inclusiva.

 

“O CAU/RJ Favela é um movimento que objetiva levar o arquiteto, arquiteta e urbanista para as comunidades. A arquitetura e urbanismo é um direito de todos e os profissionais da área precisam cumprir seu papel social. Eu estou cansado de debates, hoje eu prefiro a questão prática, e vejo que não temos a implementação de políticas públicas nesse sentido”, ressalta Sydnei Menezes.

Curadora dos palcos EGOV e Sociedade 5.0, do Rio Innovation Week, há quatro anos, Michelle Beatrice chama a atenção para a importância da arquitetura ser atração principal desses importantes palcos do evento que leva milhares de pessoas ao Pier Mauá.

 

“É preciso dar visibilidade à atuação dos arquitetos, arquitetas e urbanistas como agentes de transformação social, evidenciando que construir o futuro passa, necessariamente, por repensar os espaços e os modos de habitar.”, conclui a arquiteta e urbanista.

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Três militares do Exército morrem em acidente de carro em São Leopoldo

Três jovens militares do Exército brasileiro morreram após um acidente de carro...

Divulgação
Notícias

Quando a engenharia encontra a sustentabilidade: a visão de Frederick Pereira

Em um momento em que sustentabilidade e transformação digital caminham lado a...

https://www.pexels.com/pt-br/foto/interior-intrincado-de-santa-maria-maggiore-em-roma-33410246/
Notícias

A Mídia nas Igrejas: Comunicação, Inspiração e Alcance

A Mídia nas Igrejas: Comunicação, Inspiração e Alcance O uso da mídia...

Notícias

Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF

A Operação Recupera, da Polícia Federal (PF), foi deflagrada na manhã desta...