Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Famílias acolhedoras: ainda desconhecido, serviço pode salvar vidas

Publicado

em

Por

© Andreia Amaral/Arquivo Pessoal

Famílias acolhedoras são aquelas que recebem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que por algum motivo precisam ser afastados temporariamente da família de origem. O serviço, que existe em diversos países, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deveria ser o destino prioritário dessas meninas e meninos no Brasil. No entanto, ainda é desconhecido e acolhe apenas 6,2% das crianças e adolescentes com medidas protetivas no país.

Celebrado neste 31 de maio, o Dia Mundial do Acolhimento Familiar é, de acordo com a conselheira Renata Gil, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma oportunidade para conscientizar a população sobre o assunto.

“[O acolhimento familiar] salva vidas”, diz. “Não é uma adoção, então não implica assumir todos os poderes e deveres familiares, mas traz uma dose de comprometimento com a infância, com a vida dessa criança que pode fazer com que ela se torne um adulto saudável. Essa é a ideia”, explica Renata Gil, uma das responsáveis pela política da infância e juventude no país.

Dados da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) de 2025 mostram que há, no Brasil, 34.427 crianças e adolescentes acolhidos. A maior parte deles, 32.302, o equivalente a 93,8%, está em acolhimento institucional, em albergues ou abrigos, por exemplo. Apenas 2.124, o equivalente a 6,2%, estão em acolhimento familiar.

A meta estabelecida pelo CNJ, por juízes e grupos da infância, é que até 2027, 25% das crianças e adolescentes acolhidos no país estejam em famílias acolhedoras.

Apesar de distante da meta, o serviço cresceu ao longo dos últimos anos. De acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), em 2013, apenas 23 novas famílias se cadastraram no serviço. Em 2024, esse número saltou para 1.098 novas famílias cadastradas. Ao todo, atualmente, são 3.649 famílias com cadastro ativo em 153 programas de acolhimento familiar em todo o país.

Acolhimento não é adoção

O acolhimento ocorre quando crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos, por algum motivo, são afastados da família de origem. Entre os motivos, estão situações de violência, entrega voluntária, ausência de rede familiar de apoio. Podem ser acolhidos, por exemplo, via Conselho Tutelar ou via Judiciário.

O acolhimento familiar é um serviço previsto no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Por meio dele, em vez de serem encaminhados a uma instituição, as crianças e os adolescentes são recebidos em famílias acolhedoras, de forma temporária, por até 18 meses. O prazo pode ser estendido em casos excepcionais.

As famílias acolhedoras são todas devidamente cadastradas nos programas de estados e municípios e recebem formação e acompanhamento. São aceitas todas as configurações familiares, incluindo adultos solteiros, desde que as pessoas sejam maiores de 18 anos e não tenham a intenção de adotar nem estejam no cadastro de adoção.

Além disso, devem ter disponibilidade afetiva, emocional e de tempo; ter habilidade e condições de saúde para cuidar de uma criança ou adolescente; e não ter antecedentes criminais.

Após o período de acolhimento, a intenção é que a criança ou o adolescente seja reintegrado à família de origem ou, em último caso, seja encaminhado para adoção. No caso de adoção, as famílias acolhedoras não têm nenhum tipo de prioridade.

Serviço pioneiro

Na cidade do Rio de Janeiro, o serviço existe desde 1996. De acordo com a coordenadora do Serviço Família Acolhedora no município, Flávia Medeiros, a cidade é uma das precursoras nacionais. No Rio, a meta nacional já foi cumprida. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), 25% das crianças e adolescentes estão em famílias acolhedoras.

“A preferência pelo acolhimento familiar acontece justamente por conta da possibilidade de cuidado individualizado. Essa é uma das vantagens. Ao invés de estar num ambiente coletivo, essa criança ou esse adolescente vai estar em uma casa, o que, por exemplo, diminui o estigma na escola. Ao invés de ele dizer que mora num abrigo, ele fala que mora numa casa. Tem um trabalho da escola, ele tem uma casa para levar os amigos”, destaca Flávia.

A trabalhadora autônoma Andreia Amaral (à direita na foto principal), de 53 anos, conhece de perto o serviço. Ela integra o cadastro desde 2006 e já acolheu 122 crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. Andreia conheceu a iniciativa por meio de uma reportagem e, como tinha muita experiência com crianças, trabalhando em escolas e creches, se interessou.

“O que eu posso dizer é que é uma coisa muito prazerosa de se fazer. Muito mesmo. E eu não me vejo sem fazer isso”, diz. Ela inspirou também familiares a aderirem o serviço. A mãe, já falecida, também era acolhedora, assim como a irmã, a sobrinha e algumas amigas.

Segundo Andreia, acolher crianças e adolescentes é mais do que apenas cuidar, é também criar vínculos. Alguns são mantidos até hoje. Mas ela diz que tem muito claro o papel de família acolhedora e que encara o serviço com uma ajuda tanto para as crianças quanto para as famílias.

“É como se a gente tivesse dando uma ajuda para aquela pessoa se encontrar de novo. Quando levo as crianças para visitas [à família de origem], me coloco um pouco no lugar daquela pessoa. Se fosse comigo, eu também ia gostar de uma ajuda dessa. Não para que tirasse meu filho, mas para que me desse uma força para que eu pudesse ter meu filho de volta.”

A jovem Maravilha Sebastião (à esquerda na foto principal) é uma das 122 que foram acolhidas por Andreia. Hoje, com 19 anos, ela estuda engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela migrou para o Brasil com 16 anos, vinda de Luanda, Angola. Chegou sozinha, sem recursos, e, se não fosse o serviço, não conseguiria se manter no Rio.

Fã de programas de TV e de música brasileira, Maravilha viajou para o Brasil em busca de um sonho, de ter melhores oportunidades e de poder estudar. Ela enfrentou problemas para legalizar o visto, sobretudo por não ter 18 anos e por ter chegado desacompanhada. Foi com Andreia que ganhou uma casa.

“Eu chamo de minha tia Andreia. É uma relação baseada no respeito. Eu a vejo como tia e ela me vê como sobrinha”, conta. “O programa é muito importante para um adolescente ou para uma criança, quando não pode ficar com a família de origem. A gente conhece o abrigo. O abrigo não é um mar de rosas. A família acolhedora se torna um ponto de segurança, de referência”, destaca a jovem.

Projeto familiar

Um dos critérios para se tornar família acolhedora é que todos aqueles que vivem na mesma residência devem concordar com a candidatura. A advogada Alessandra Queiroz, de 50 anos, interessou-se pelo programa e logo envolveu também o marido e o filho. Eles participam do serviço desde 2021. É possível definir as preferências no cadastro, e Alessandra colocou-se à disposição para receber crianças com idades semelhantes à do filho, na época com 6 anos.

A experiência têm sido positiva tanto para ela quanto para o marido e o filho. “Além de dar esse afeto todo e trazer para nós uma experiência rica de valores diferentes, hoje eu olho para ele – eu sou suspeita para falar [porque] sou mãe – e vejo uma criança calma, uma criança maravilhosa. Eu percebo que ele se tornou mais generoso ainda, mais amoroso, preocupado, companheiro”, diz.

Após acolherem uma criança de 10 anos, hoje estão com uma bebê de menos de 1 ano. “Ontem eu estava vendo ela aqui com o irmão, risonha, gordinha. A gente cria vínculo, a gente se apega, mas ao mesmo tempo se desapega. Se amanhã ela tiver que voltar para mãe, vai voltar, eu acompanho. Porque o principal personagem é a criança”, acrescenta.

Cadastro

As pessoas interessadas em se tornar famílias acolhedoras devem procurar, no próprio município, informações sobre como se cadastrar. No Rio de Janeiro, é possível fazer o pré-cadastro pela internet ou presencialmente, em uma das coordenadorias de Assistência Social (CAS) da cidade.

A secretária municipal de Assistência Social do Rio, Martha Rocha, ressalta que as inscrições para se tornar uma família acolhedora estão abertas. “É muito importante que a gente aumente o banco de cadastrados, para dar mais opções de acolhimento a crianças e adolescentes desamparados. O cadastro é simples, e qualquer configuração de família é aceita, inclusive adultos solteiros. As famílias são livres para indicar sua disponibilidade ao acolhimento e podem prestar o serviço enquanto tiverem condições e interesse.”

De acordo com Renata Gil, para que seja mais conhecido e tenha mais adesões, o cadastro das famílias acolhedoras passará a ser nacional. Ainda este semestre, o cadastro passará a integrar o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), plataforma criada pelo CNJ que reúne e monitora os processos de adoção de crianças e adolescentes no Brasil.

 “A nossa ideia é que as pessoas possam, dentro do Sistema Nacional de Adoção, também solicitar, em um ícone separado, o acolhimento familiar”, diz.

Para a conselheira, a infância e a adolescência devem ser tratadas com prioridade no país. “As crianças e adolescentes abandonadas agora serão as crianças que afetivamente serão adultos com problemas. Então, uma sociedade que preza primeiro pela dignidade do ser humano tem que ter atenção para suas crianças, e que preza por um futuro promissor também precisa investir na primeira infância”, defende.

Fonte

https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-icone-de-edificio-imobiliario_2862242.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=b367188c-8e25-41a0-b4bf-4da9f85d4c6e&query=setup+PARA+INVESTIR Leia Mais

Principais estratégias de trading para iniciantes e experientes

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras Leia Mais

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares Leia Mais

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira Leia Mais

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio Leia Mais

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Vagas para atuar no Santander AAA na Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina

Publicado

em

Santander/Divulgação
Santander/Divulgação

Diante do crescimento na demanda de negócios em Pernambuco,  o Santander iniciou um novo ciclo de contratações de assessores de investimentos no estado. As vagas fazem parte do Santander AAA, em regime CLT e com contratação imediata, e são para atender a Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina.

Os interessados devem ter perfil empreendedor e capacidade de construir e manter relacionamentos comerciais, sempre com foco principal no cliente. As inscrições para concorrer a vagas do Santander AAA devem ser realizadas pelo link https://santander.wd3.myworkdayjobs.com/pt-BR/SantanderCareers/job/Evergreen/Banco-de-Talentos—Assessor-de-Invest_Req1366120  

“Estamos iniciando este novo movimento de contratações devido à resposta que tivemos no aumento da demanda dos negócios na região. A consolidação da regionalização dos escritórios de atendimento a investidores, a atração de mão de obra qualificada e do próprio estado vem sendo fundamental para nos aproximarmos do cliente, entendermos a realidade, cultura e peculiaridades de cada região e, assim, ofertar os produtos mais assertivos de acordo com o perfil daquele investidor”, destaca Dayane Arueira, head do Santander AAA na Região Nordeste e Norte.

A certificação CPA-20 é pré-requisito para essa oportunidade, a CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) é obrigatória em 90 dias e a CFP (Certified Financial Planner) considerada um grande diferencial.

O Banco oferece um modelo inovador e empreendedor que inclui uma carteira de clientes, remuneração meritocrática vinculada ao desempenho individual e oportunidades de crescimento em uma instituição internacional. Criado há três anos, o projeto AAA conta com 1,8 mil assessores contratados em todo o País. Atualmente, há mais de 200 cidades com presença de assessores AAA, dentro do processo de regionalização do Santander dos escritórios de atendimento a investidores.

Para garantir assertividade na conversa do profissional de assessoria com o investidor, o Banco implementou neste ano um novo assistente de inteligência artificial (IA) que oferece ao assessor o acesso a um vasto banco de informações.

A ferramenta permite que o assessor consiga de forma simples, rápida e personalizada cruzar informações-chave do cliente com dados de indicadores econômicos, recomendações de carteiras e produtos. Dentre os recursos disponíveis, está a sugestão de mensagens que garantirão um atendimento balizado por customização, precisão e agilidade.

Além de auxiliar o assessor a gerar as comunicações com o cliente, a ferramenta tem o humano em um papel relevante, sempre se certificando da confiabilidade das informações geradas e de que a comunicação atende ao que é necessário, possuindo todos os requisitos ideais para serem enviadas ao cliente.

Arrecadação federal chega a R$ 261,9 milhões em outubro e bate recorde Leia Mais

Arrecadação federal chega a R$ 261,9 milhões em outubro e bate recorde

Freepik Leia Mais

Setor de e-commerce deve movimentar mais de R$ 230 bilhões em 2025, segundo ABComm

Divulgação Cartão de TODOS Leia Mais

5 estratégias para montar uma lista de compras inteligente e evitar exageros na Black Friday

Foto: Divulgação Leia Mais

Ceramista e artista plástica Carol Lamaita anuncia Black Friday com descontos no curso “Viver de Cerâmica”

Foto: Divulgação Leia Mais

Keepit estreia no mercado brasileiro e marca presença na Premiação “Sou do Esporte”, no Copacabana Palace, em dezembro

Continue Lendo

Educação

6 estratégias de estudo que ajudam a fixar teoria de forma rápida e eficaz

Publicado

em

https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-moderno-afro-americano-concentrado-em-uma-camiseta-azul-se-preparando-para-o-teste-de-exame-escrevendo-notas-em-seu-caderno-de-exercicios-usando-o-computador-laptop-para-pesquisar-as-informacoes-necessarias_9761617.htm#fromView=search&page=1&position=15&uuid=11c70977-522a-4eb8-9913-2e752850b211&query=estudos+intensivos
https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-moderno-afro-americano-concentrado-em-uma-camiseta-azul-se-preparando-para-o-teste-de-exame-escrevendo-notas-em-seu-caderno-de-exercicios-usando-o-computador-laptop-para-pesquisar-as-informacoes-necessarias_9761617.htm#fromView=search&page=1&position=15&uuid=11c70977-522a-4eb8-9913-2e752850b211&query=estudos+intensivos

Apesar de ser etapa essencial para o sucesso acadêmico e profissional, a fixação de teoria pode representar um desafio significativo para muitos. O lado bom é que para tornar esse processo mais tranquilo, é possível adotar atividades específicas que estimulam a memória e a compreensão.

 

Essas atividades, quando combinadas com recursos adequados e eficientes como o curso extensivo Medway, têm o potencial de transformar a maneira como os estudantes aprendem. Com elas, fica mais fácil gerenciar o tempo, manter o foco e garantir que o conteúdo seja absorvido de forma duradoura. Saiba mais a seguir!

Método Pomodoro para sessões de estudo focadas

O Método Pomodoro é uma técnica de gestão do tempo que divide o estudo em blocos de 25 minutos de concentração total, seguidos por pausas curtas de 5 minutos. Após quatro ciclos, recomenda-se uma pausa mais longa, de cerca de 15 a 30 minutos, para restaurar a energia mental.

 

Essa estrutura ajuda a manter o foco e evita a sobrecarga cognitiva, já que intercala momentos de esforço e descanso. Além disso, favorece a assimilação gradual do conteúdo e melhora o desempenho ao reduzir distrações e aumentar a produtividade durante as sessões de estudo.

Revisão espaçada para melhor retenção de informações

A revisão espaçada consiste em revisar o conteúdo em intervalos progressivamente maiores, favorecendo a consolidação das informações na memória de longo prazo. Essa técnica se baseia no princípio de que o esquecimento natural pode ser reduzido ao revisitar o material em momentos estratégicos.

 

Ao distribuir as revisões ao longo do tempo, como revisar o conteúdo após um dia, após uma semana e novamente após um mês, o estudante reforça o aprendizado e identifica com mais clareza os pontos que exigem reforço. Esse método também otimiza o uso do tempo de estudo, tornando a assimilação mais duradoura e eficiente.

Técnica de Feynman para simplificar e ensinar conceitos

Já a técnica Feynman é um método de aprendizado em quatro etapas que ajuda a compreender e memorizar conceitos complexos por meio da simplificação e da explicação. Para colocá-lo em prática, indica-se escolher um tópico e estudá-lo com atenção, e em seguida, explicar voz alta ou por escrito como se estivesse ensinando a uma criança, usando linguagem e exemplos práticos para tornar as ideias claras. 

 

A partir disso, é possível identificar lacunas no entendimento para repassá-las e refinar a explicação, removendo jargões e reorganizando os pontos até que o conceito fique coerente e direto. Repetir esse ciclo, estudar, explicar, revisar e simplificar, fortalece a retenção, revela falhas de compreensão e melhora a habilidade de comunicar conhecimento.

Grupos de estudo para aprendizado colaborativo

Outra maneira de fixar teoria de forma rápida e eficaz é participar de grupos de estudo para reforçar o aprendizado. Ao participar de encontros presenciais ou virtuais, os estudantes têm a oportunidade de revisar temas em conjunto, comparar abordagens e consolidar o entendimento por meio da interação.

 

Além de promover motivação e disciplina, o estudo em grupo favorece a prática de ensinar e aprender simultaneamente, aprofundando a compreensão dos conteúdos. Esse formato também estimula o pensamento crítico e a resolução de dúvidas coletivamente, tornando o estudo mais dinâmico e produtivo.

Mapas mentais para organizar e visualizar informações

Mapas mentais são ferramentas visuais valiosas que auxiliam na organização e na conexão de informações claramente. Elaborados a partir de um conceito central com ramificações para representar ideias relacionadas, usando palavras-chave, cores e símbolos, a partir deles, os estudantes conseguem relacionar conceitos, hierarquizar ideais e memorizá-las. 

 

Além de ajudar na assimilação de informações complexas, os mapas mentais permitem revisões rápidas e eficientes, tornando o estudo mais produtivo. Essa visualização integrada do conhecimento também estimula a criatividade e o pensamento crítico, favorecendo uma aprendizagem mais ativa e duradoura.

Leitura ativa para compreensão profunda

Por fim, a leitura ativa é uma técnica que consiste em interagir com o texto, fazendo anotações, perguntas e resumos durante a leitura. Essa abordagem ajuda a compreender melhor o conteúdo e a fixar a teoria de forma mais eficiente.

 

Ao aplicá-la, é possível identificar conceitos-chave e estabelecer conexões entre diferentes tópicos, facilitando a memorização. Além disso, a prática permite revisões mais rápidas e direcionadas, já que as anotações servem como material condensado e organizado para consulta futura.

Pé-de-Meia: pagamento da 9ª parcela começa nesta segunda Leia Mais

Pé-de-Meia: pagamento da 9ª parcela começa nesta segunda

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje Leia Mais

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo Leia Mais

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo

iStock Leia Mais

Começar um curso de pós-graduação é o desejo de 56% dos profissionais para 2026, mostra estudo

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado Leia Mais

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado

Continue Lendo

Notícias

Principais estratégias de trading para iniciantes e experientes

Publicado

em

https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-icone-de-edificio-imobiliario_2862242.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=b367188c-8e25-41a0-b4bf-4da9f85d4c6e&query=setup+PARA+INVESTIR
https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-icone-de-edificio-imobiliario_2862242.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=b367188c-8e25-41a0-b4bf-4da9f85d4c6e&query=setup+PARA+INVESTIR

O trading, ou a negociação ativa de ativos financeiros, é uma prática que exige técnica, disciplina e autoconhecimento. Muitos associam a atividade às operações de curtíssimo prazo, mas existem diferentes estratégias adaptadas a perfis variados. 

Existem aqueles que preferem acompanhar o mercado diariamente e outros que buscam oportunidades em horizontes mais longos. A chave está em entender como cada abordagem funciona e como aplicá-la com uma gestão de risco eficiente e controle emocional.

O avanço das plataformas como a Profit, que oferecem recursos avançados de análise técnica e execução, contribuiu para democratizar o acesso a essas estratégias. 

Com o suporte da tecnologia, traders iniciantes e experientes podem operar de forma mais ágil e precisa, ajustando o tempo de exposição e os objetivos de lucro conforme o perfil e a disponibilidade. Ainda assim, nenhuma ferramenta substitui o preparo técnico e psicológico exigido por esse tipo de operação.

Embora informativo, este conteúdo não é uma recomendação de investimento.

Principais estratégias: scalping, day trade, swing trade e position trade

As estratégias de trading se dividem principalmente em quatro categorias: scalping, day trade, swing trade e position trade. Cada uma exige níveis diferentes de envolvimento, conhecimento e tolerância ao risco. O scalping, por exemplo, é a estratégia mais intensa e de curtíssimo prazo. 

O trader realiza várias operações ao longo do dia, buscando capturar pequenos movimentos de preço, muitas vezes de poucos centavos, com volumes altos e agilidade máxima. Essa modalidade exige domínio técnico, rapidez de decisão e plataformas com baixa latência, já que qualquer atraso na execução pode comprometer o resultado.

O day trade segue a mesma lógica de operações diárias, mas com uma abordagem mais ampla. As posições são abertas e encerradas dentro do mesmo pregão, o que elimina o risco de exposição a oscilações noturnas. 

O foco está em aproveitar as variações intradiárias de ativos como ações, contratos futuros e índices. Para ter sucesso nesse modelo, é essencial definir pontos claros de entrada e saída, além de usar ferramentas de stop loss e take profit para gerenciar perdas e ganhos com precisão.

O swing trade é uma estratégia intermediária, voltada para quem busca aproveitar movimentos de mercado que podem durar de alguns dias a semanas. É uma modalidade que permite mais tempo para análise e planejamento, combinando fundamentos técnicos com fatores macroeconômicos. 

O trader observa tendências, rompimentos e padrões gráficos para identificar oportunidades com potencial de valorização, sem a necessidade de acompanhar o mercado minuto a minuto.

Por fim, o position trade é o modelo de longo prazo no universo do trading. As posições podem ser mantidas por meses, com base em análises mais estruturais e fundamentos econômicos. 

Essa estratégia exige paciência e foco em tendências de maior escala, como ciclos de alta de determinados setores, mudanças em políticas monetárias ou movimentos de commodities. Apesar de ser uma abordagem mais calma, ainda requer gestão ativa e revisões periódicas para garantir que os fundamentos continuem válidos.

Importância da gestão de risco e do controle emocional

Independentemente da estratégia escolhida, o sucesso no trading depende de um fator comum: o gerenciamento de risco. A definição de limites de perda e a manutenção de uma relação saudável entre risco e retorno são essenciais para preservar o capital. 

Operar sem controle pode transformar pequenos erros em grandes prejuízos, especialmente em momentos de alta volatilidade. Muitos traders experientes utilizam a regra de não arriscar mais do que 1% ou 2% do capital total em uma única operação, uma prática que ajuda a manter a consistência mesmo em séries de perdas.

Outro ponto decisivo é o controle emocional. A oscilação constante dos preços e a pressão por resultados imediatos podem levar a decisões impulsivas, especialmente entre iniciantes. A disciplina para seguir o plano de trading, respeitar stops e evitar sobre operação é o que diferencia traders consistentes de operadores casuais. 

É comum que, nos primeiros meses, o aprendizado envolva mais erros do que acertos. Isso reforça a importância da paciência e da gestão de expectativas.

Ferramentas e plataformas que auxiliam na execução das operações  

Ferramentas tecnológicas são importantes na execução e análise das estratégias. Plataformas completas, como a Profit, permitem configurar ordens automatizadas, analisar gráficos em tempo real e testar setups antes de operar com capital real. Simuladores e contas de demonstração ajudam iniciantes a entender a dinâmica do mercado e a validar estratégias sem risco financeiro.

Vale destacar que a escolha da estratégia ideal está ligada ao perfil do investidor e à rotina dele. Quem tem pouco tempo disponível pode optar por estratégias mais longas, como o swing ou o position, que demandam menos acompanhamento. Já quem busca operações rápidas e intensas deve priorizar preparo técnico, ambiente estruturado e atenção integral ao mercado.

Em suma, o trading é uma combinação entre análise, disciplina e adaptação. Cada estratégia oferece oportunidades e desafios distintos, e o caminho para a consistência passa pelo autoconhecimento e pela gestão equilibrada entre técnica e emoção. Aprender a lidar com o risco e usar a tecnologia como aliada permite transformar conhecimento em performance.

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras Leia Mais

Rio participará da Marcha Nacional das Mulheres Negras

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares Leia Mais

Macaé Evaristo estimula mulheres a disputar espaço em todos os lugares

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira Leia Mais

Inscrições para Comitê de Programação da EBC terminam quarta-feira

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio Leia Mais

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça Leia Mais

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.