Home Evento Expo Favela 2025 destaca como ciência e tecnologia estão transformando comunidades do Rio
Evento

Expo Favela 2025 destaca como ciência e tecnologia estão transformando comunidades do Rio

Envie
Foto: Divulgação
Envie

Painel “Conectando a Favela e o Asfalto” destaca ciência, inovação e cidadania

Com iniciativas que unem criatividade, ciência e saberes locais, comunidades fluminenses vêm se transformando em laboratórios vivos de inovação social. Em diferentes territórios do estado, projetos apoiados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) mostram que a produção de conhecimento vai muito além dos muros das universidades — está também nas vielas, associações de moradores, coletivos e nas mãos de quem transforma a realidade por meio da ciência.

Na manhã deste domingo (26/10), a FAPERJ e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) participaram do segundo dia da Expo Favela 2025, evento que reúne empreendedores, pesquisadores e lideranças comunitárias de diferentes regiões do estado. A presidente da FAPERJ, Caroline Alves, mediou o painel “Conectando a Favela e o Asfalto: Ciência, Tecnologia e Inovação Social”, ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, e do secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca.

“Este painel mostra como a ciência e a tecnologia podem se aproximar da vida das pessoas e gerar soluções concretas para os territórios populares. É um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências”, afirmou Caroline Alves, presidente da FAPERJ.

Ao longo dos dois dias de evento, o estande da FAPERJ recebeu visitantes de todas as idades e apresentou projetos que combinam ciência, tecnologia e saberes comunitários. Entre os destaques estavam o grupo Nós do Crochê, da Rocinha, que usa o artesanato como ferramenta de empoderamento feminino; a Farmácia Viva Comunitária, no Complexo da Maré, que produz fitoterápicos e cosméticos naturais; o CirculArte, no Complexo do Alemão, que oferece capacitação em costura; a Padaria em Container, voltada para incubação de microempreendimentos; e o App de Educação Financeira, desenvolvido na Cidade de Deus para orientar microempreendedores com tecnologia gamificada.

“A ciência e a tecnologia precisam estar onde as pessoas estão. Levar oportunidades e investimento para os territórios amplia o acesso e gera caminhos reais para o desenvolvimento sustentável”, destacou Anderson Moraes, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O público também pôde conhecer iniciativas do Programa PISTA – Pesquisa, Inovação e Saberes nos Territórios de Ação e do edital Espaço Inovador, que incentivam soluções criativas para desafios urbanos, promovem sustentabilidade, geração de renda e fortalecimento de lideranças locais. Os visitantes participaram de oficinas, demonstrações de produtos e atividades interativas, conhecendo na prática como a ciência pode transformar a realidade das favelas e periferias.

“A inovação também passa pela consciência dos direitos e deveres. A tecnologia deve ser usada como ferramenta de cidadania, especialmente dentro das comunidades”, ressaltou Gutemberg de Paula Fonseca, secretário de Defesa do Consumidor.

O trabalho da FAPERJ e da SECTI consolida políticas públicas de inclusão e democratização da ciência, reconhecendo o potencial das favelas e periferias como espaços de inovação e desenvolvimento sustentável.

Envie
Artigo relacionado
Fotografia: Wesley Andrade
Evento

Tudo pronto para o lançamento da 3ª edição da exposição “The Doctors” em Manaus

A contagem regressiva acabou: está tudo pronto para o lançamento da 3ª...

Howard Cappelletti Valentim
Evento

Projeto Raízes Daqui leva oficinas de Frevo para escolas públicas do Rio em outubro

Iniciativa de educação patrimonial promove imersão na cultura pernambucana com mestres tradicionais...

Fachada do Comper inaugurado no bairro Cordeiros, em Itajaí
Evento

Grupo Pereira inaugura mais uma loja da rede Comper em Bombinhas nesta quarta-feira (22)

Nova unidade, a 36ª da marca Comper, localizada na Avenida Leopoldo Zarling,...