Home Cultura Evento na ABI relembra os 60 anos do Comício da Central e do Golpe de 1964 com exposição
Cultura

Evento na ABI relembra os 60 anos do Comício da Central e do Golpe de 1964 com exposição

Envie
Tanque E Caminhão Da 4ª Região Militar A Caminho Do Rio. 31 De Março De 1964. Fundo Correio Da Manhã Arquivo Nacional. [br Rjanrio Ph 0 Fot 05609 0037]
_Tanque e caminhão da 4ª Região Militar a caminho do Rio. 31 de março de 1964. Fundo Correio da Manhã_Arquivo Nacional. [BR_RJANRIO_PH_0_FOT_05609_0037]
Envie

Ato acontece no dia 13 de março no Centro do Rio e contará com o lançamento da mostra “Rio 64 – a capital do golpe”, com diversas imagens marcantes do período

 

O Rio Memórias e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizam evento no dia 13 de março, quarta-feira, às 16h, sobre os 60 anos do Comício da Central e do Golpe de 64, na sede da ABI, no Centro do Rio. No ato, será lançada a exposição “Rio 64 – a capital do golpe”, que traz momentos importantes do golpe civil-militar.

 

O evento da ABI contará com as presenças da viúva do presidente João Goulart, dona Maria Thereza, das filhas e netas, e de Gabriel do Vale, cantor e neto do poeta João do Vale, além de outras personalidades.

 

Relembrar para nunca mais repetir

 

A exposição “Rio 64 – a capital do golpe”, que fica em cartaz até o dia 13 de abril, relembra os principais acontecimentos que culminaram no golpe na madrugada do dia 01 de abril e o contexto cultural e intelectual da época. Simultaneamente à inauguração da exposição física, será lançada a versão virtual no site Rio Memórias (www.riomemorias.com.br), onde os visitantes poderão acessar na íntegra as memórias apresentadas na exposição física, além de outros acontecimentos.

A curadoria da exposição é assinada por Heloisa Starling, escritora, historiadora, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Projeto República, e Danilo Marques, doutor em história pela UFMG e pesquisador do Projeto República.

 

Sobre o Rio Memórias

 

O Rio Memórias é um museu virtual, fundado em 2019, que tem como missão registrar, valorizar e divulgar a história e a cultura do Rio de Janeiro. Além do museu virtual, o Rio Memórias promove atividades educativas em escolas públicas, exposições físicas e podcasts narrativos. As galerias do Rio Memórias são temáticas e narram a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica, permitindo que os visitantes construam seus próprios roteiros pelas narrativas.

 

O projeto é patrocinado pela Light S.A, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Norsul e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual, Adam Capital, Kasznar Leonardos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

 

Serviço:

Ato 60 anos do Comício da Central

Data e horário: dia 13 de março, quarta-feira, às 16h

Local: Sede ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: livre.

 

Exposição “Rio 64 – a capital do golpe”

Temporada: de 13 de março até 13 de abril

Dias e horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 17h

Local: Sede ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: livre.

 

Mais informações: 

ABI – https://www.abi.org.br/

Rio Memórias – www.riomemorias.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Envie
Artigo relacionado
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios...

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
CulturaEntretenimentoFamososMúsica

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo...

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Cultura

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho

(Foto: Marlon Falcão) 2ª edição do evento foi promovida pelas pastoras Camila...