Segundo pesquisas divulgadas nos últimos dias, os Estados Unidos deve se consolidar ainda mais como a principal potência global na próxima década, impulsionados por um monopólio tecnológico sem precedentes — concentrando 70% da capacidade mundial de computação avançada e hospedando os principais modelos de inteligência artificial do planeta, bem como o conhecimento técnico e os meios de produção necessários para a inovação tecnológica.
Mas o domínio norte-americano vai além da tecnologia: o país também caminha para um monopólio demográfico, sustentado por uma força de trabalho diversificada e altamente qualificada — em grande parte formada por imigrantes.
“A imigração legal é o pilar invisível que sustenta o crescimento econômico dos EUA. Cada visto aprovado representa não só uma nova história de vida, mas também um avanço na inovação, na produtividade e na competitividade global do país”, explica Dr. Vinicius Bicalho, professor, advogado especialista em imigração americana e membro da AILA American Immigration Lawyers Association (AILA).
O especialista reforça ainda o papel estratégico das consultorias especializadas, que garantem que profissionais e empresas passem pelos trâmites de forma correta e segura, reduzindo riscos de negativas e atrasos.