A STILINGUE, plataforma de monitoramento e interação de conversas em canais digitais, em parceria com a NWB, content tech focada em esportes do Grupo SBF, divulga hoje o segundo relatório revelando os insights mais recentes sobre o que está sendo pauta nas redes sociais em relação ao Campeonato Mundial de Futebol Feminino.
Estreia com goleada
O torneio tem resultado em bons índices de audiência, acabando com a ideia de que o evento geraria pouco interesse do público, prova disso foi a estreia do Brasil com goleada. Um dos maiores destaques neste social listening, que analisou o período de 17 a 24 de julho, está no último dia do período, quando a seleção brasileira fez seu primeiro jogo na Austrália contra a seleção do Panamá. O assunto apareceu no STILINGUE Trends, painel de pesquisa que monitora por toda a internet os termos que entram em tendência no Google e no X (antigo Twitter), com mais de 20,5 mil conversas mencionando o campeonato, o futebol praticado por mulheres ou, diretamente, o jogo do Brasil. 52% das mensagens citaram a seleção brasileira, enquanto 18% mencionaram o time rival do Panamá.
Com a goleada de 4 a 0, com três gols da meio-campo Ary Borges, a atleta se tornou a pessoa mais comentada do dia – ao lado de Marta, que sempre gera expectativas na torcida, e da goleira Lelê, que gerou memes na internet por não ter precisado trabalhar muito nesse primeiro jogo. Com isso, o sentimento com relação à técnica da seleção, Pia Sundhage, segue majoritariamente positivo, com as menções negativas ainda se referindo à convocação geral para os jogos.
Nycole sai, Angelina entra
Outro ponto que chamou atenção foi a lesão da jogadora Nycole Raylsa, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante um jogo-treino e foi cortada da escalação na terça-feira, dia 18, quando 75% do buzz se concentrou entre os portais de notícias.
A atacante foi substituída por Angelina, que também foi destaque entre as conversas ao se solidarizar com a dor da colega, que precisou sair de seu primeiro Campeonato Mundial de Futebol Feminino. A mais nova convocada ainda se emocionou com a oportunidade de jogar, sendo que até então estava na Austrália apenas como suplente.
Francesas vêm aí – e a taça?
Na última semana, principalmente depois da estreia do Grupo F no campeonato, foram monitoradas aproximadamente 4 mil mensagens abordando o próximo embate da seleção brasileira na competição, que será contra a seleção francesa, no próximo sábado, dia 29.
O empate da França com a Jamaica, somado à vitória fácil do Brasil contra o Panamá, trouxe certa esperança para a torcida com relação à próxima partida – com os termos “principal rival” e “grandes chances” aparecendo entre essas conversas.
Para além da próxima possível vitória, já está rolando também uma certa expectativa pelo primeiro título do futebol feminino em campeonatos como esses, com essas narrativas aparecendo muito aquecidas por conta desse ser o último Mundial de Marta em campo, além da excelente performance de Ary Borges contra o Panamá ter incentivado ainda mais a torcida.
Campeonato, Dia do Amigo e Barbenheimer
No primeiro dia de Campeonato Mundial de Futebol Feminino 20 de julho, foram 450 mil mensagens monitoradas, com o assunto dividindo as atenções dos internautas com outras questões futebolísticas, além do Dia do Amigo, comemorado na mesma data, e algumas das mais esperadas estreias nos cinemas em 2023: Barbie e Oppenheimer. Do total, 21% das ocorrências abordaram o tema futebol, com 14,4 mil itens citando diretamente o mundial ou o futebol feminino.
Na Tv e nas redes
Ainda sobre o sucesso do campeonato, a CazéTV, principal veículo de transmissão do Campeonato Mundial de Futebol Feminino por aqui no Brasil, bateu o recorde mundial de audiência simultânea de uma transmissão de futebol feminino no YouTube na segunda-feira, dia 24, na vitória das brasileiras por 4 a 0 sobre o Panamá.
Além disso, conforme divulgou a Rede Globo, o jogo da noite de quinta-feira entre Nigéria e Canadá levou o canal fechado Sportv à liderança na TV paga, com um aumento da média de audiência na faixa de 400%, cinco vezes a audiência registrada nas quatro semanas anteriores.
Um destaque vai para a criação de conteúdo do perfil Desimpedidos, que alcançou mais de 1 milhão de visualizações em duas publicações sobre a cobertura do campeonato no Twitter.