Home Notícias Educação Estudantes do Instituto J&F recebem concessão inédita da B3 para atuar na bolsa
Educação

Estudantes do Instituto J&F recebem concessão inédita da B3 para atuar na bolsa

Envie
Estudantes do Instituto J&F recebem concessão inédita da B3 para atuar na bolsa
Foto: Divulgação
Envie

Alunos do Instituto J&F receberam uma concessão inédita da B3 para, mesmo sendo menores de idade, operarem o Ibovespa Futuro, índice que negocia contratos de compra e vendas de ativos liquidados no futuro. No Projeto Jovem Investidor, desenvolvido em parceria com a corretora Commcor, o Instituto J&F disponibiliza um capital de R$ 3 milhões para que 130 estudantes invistam na B3. Com isso, desenvolvem conhecimento sobre mercados, percepção de risco-retorno, entendimento quanto aos produtos da bolsa de valores e capacidade analítica. O grande objetivo da iniciativa, alinhado ao propósito da escola de negócios fundada por Wesley e Joesley Batista, é formar na teoria e na prática líderes capazes de gerenciar grandes negócios.

Segundo o Diretor do Instituto J&F e membro dos conselhos de administração do Banco Original e do Picpay, Raul Francisco Moreira, “esse reconhecimento em relação ao Projeto Jovem Investidor é mais um componente de um amplo e inédito programa de formação voltado para unir com maior assertividade o aprendizado da escola com o mundo financeiro na prática, levando aos alunos entenderem que as decisões tomadas no dia-a-dia têm benefícios e custos. E o mercado financeiro é o ambiente ideal para permitir uma rápida compreensão de que uma decisão bem fundamentada e no momento certo pode gerar amplas vantagens competitivas”.

A participação no projeto é opcional para os matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio. “Todos os interessados precisam passar por uma prova e ter autorização dos responsáveis para poder participar e contam com apoio contínuo dos professores para desenvolver o aprendizado”, explica Edison Simões, professor de finanças responsável pelo projeto. Dependendo de sua senioridade, os alunos podem ter maior ou menor exposição ao mercado, atuando com lotes de minicontratos de índice futuro Ibovespa.

Um dos diferenciais do Instituto é sua abordagem que une teoria e prática. Nesse sentido, o projeto Jovem Investidor conta com a colaboração do PicPay, que fornece conteúdo para as aulas e projetos, utilizando exemplos reais da empresa. Essa parceria tem como objetivo preparar os alunos de maneira abrangente para ingressar no mercado financeiro, garantindo que seu aprendizado esteja sempre atualizado e evitando a obsolescência do conhecimento.

Além do Projeto Jovem Investidor, os alunos do Instituto J&F têm a chance de se preparar e realizar exames para obter certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A Certificação Profissional Anbima Série 20 (CPA-20) concede autorização aos titulares para explicar aos clientes sobre produtos de investimento e crédito. Por sua vez, a Certificação Anbima de Especialistas (CEA) permite atuar na recomendação de produtos para clientes em diversos segmentos e assessorar gerentes de contas. Até o momento, 27 estudantes do Instituto J&F conquistaram a CPA-20, e 20 obtiveram a CEA. Outros 45 alunos estão se preparando para realizar os exames e obter a certificação ainda em julho.

O CPA-20 é normalmente adquirido por profissionais entre 25 e 35 anos, com taxa de aprovação na avaliação de 57%. Os alunos do Instituto J&F conquistam essa habilitação com idades entre 15 e 16 anos e aproveitamento de 80%. Estudantes de 16 e 17 anos alcançaram 70% no CEA, 30 pontos percentuais a mais do que a aprovação geral na prova feita principalmente por pessoas entre 18 e 25 anos.

Empresa educadora

O Instituto J&F é um Centro de Educação para os Negócios que existe para transformar negócios em empresas educadoras, isto é, em empresas que têm o crescimento das pessoas como motor do crescimento do seu próprio negócio.

Voltada para estudantes que cursam desde o 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o Instituto J&F é responsável por formar tocadores de negócios. Até o momento, mais de 400 alunos já se formaram e 900 estão cursando. O Instituto J&F possui uma abrangente frente de atuação que engloba o ensino fundamental, o ensino médio profissionalizante e a orientação à família. Nessa segunda frente, encontram-se todas as escolas do Instituto, cada uma dedicada a proporcionar uma formação específica.

A Germinare BUSINESS, Escola de Negócios, tem como objetivo formar os Tocadores de Negócios, jovens líderes gestores capacitados para administrar empresas com faturamento na ordem de milhões. Para os alunos do ensino médio, temos a Germinare TECH, responsável por formar desenvolvedores de sistemas e analistas de dados. Além disso, a Germinare VET também atende alunos do ensino médio, formando técnicos em veterinária com ênfase na supervisão de produção. Ainda possui o Instituto J&F FAMÍLIA, que oferece orientação e formação voltadas aos responsáveis pelos alunos das escolas técnicas, além de fornecer apoio psicopedagógico aos estudantes.

Os que cursam o Ensino Médio contam ainda com estágio nas empresas do grupo J&F. Assim, de maneira conectada com a realidade empresarial, eles aprendem por meio de quatro academias de negócios: Commodities, Varejo, Marcas e Negócios Digitais e Finanças. Independente da linha adotada, todos podem participar do Projeto Jovem Investidor. Já as certificações da Anbima são obrigatórias para aqueles que cursam a vertical de Finanças e opcional para os demais.

Envie
Artigo relacionado
MGI anuncia o adiamento da divulgação do resultado final do CNU
Educação

MGI anuncia o adiamento da divulgação do resultado final do CNU

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta...

Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje
Educação

Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje

Termina às 23h59 desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o prazo...

G20: estudantes da rede estadual atuam como repórteres
Educação

G20: estudantes da rede estadual atuam como repórteres

Um celular na mão e muitas perguntas na cabeça. Entre a multidão...

Inep define em 66,148 pontos o mínimo para aprovação no Revalida
Educação

Inep define em 66,148 pontos o mínimo para aprovação no Revalida

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou,...