Home Esportes Estrada Real: Luiz Cocuzzi e Iara Caetano vencem XCO em Ouro Branco
Esportes

Estrada Real: Luiz Cocuzzi e Iara Caetano vencem XCO em Ouro Branco

Envie
438081 1107857 1
Foto: Alemão Silva
Envie

Etapa final da maior maratona de mountain bike definirá campeões da temporada neste domingo (19)

Disputas equilibradas marcaram a Internacional Chaoyang Estrada Real em Ouro Branco (MG), neste sábado (18). Em seu segundo dia, a grande final da competição consagrou Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano vencedores da elite no XCO, o cross country olímpico.

A competição organizada pela Avelar Sports definirá os campeões da temporada 2024, com a somatória de pontos das três etapas do ano. O evento termina neste domingo (19).

Prova de percurso mais curto, o XCO exige resistência, habilidade técnica e estratégia. A elite masculina deu nove voltas no trajeto montado na Praça de Eventos de Ouro Branco (MG), enquanto as mulheres da elite fizeram 7 voltas. A altimetria máxima foi de 108 metros.

Entre os homens, a disputa foi mais aberta, com vários atletas brigando pela ponta. Líder geral da temporada 2024 da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi preferiu preservar o corpo até a última volta, quando abriu distância com Sherman Trezza, vice-campeão, e Gustavo Xavier, que completou o pódio no terceiro lugar.

“A pista em Ouro Branco não é muito dura, é mais plana. Para abrir uma boa vantagem eu teria que estar muito acima dos outros atletas e não estava tão confiante, porque tive dengue e estou voltando agora com os treinamentos”.

”Sabia que o Gustavo Xavier seria o atleta a marcar. Ele é muito forte, me bateu no short track ontem. Procurei não subestimar os adversários, e foi o que me levou à vitória. Consegui me preservar até o final, e lancei um ataque nos metros finais”, explicou Cocuzzi, da Audax Racing.

Na prova feminina, Iara Caetano venceu sua segunda prova em Ouro Branco (MG). A atleta da TSW Sram Racing Team mostrou um ritmo forte desde o início, ultrapassando a líder Luiza Cocuzzi nas primeiras voltas, e reeditou o duelo de sexta-feira com Sabrina Oliveira, vice-campeã. Letícia Cândido fechou o pódio no terceiro lugar.

“É minha primeira vitória no XCO. Fui dando ritmo em todas as voltas, pensando ‘se eu estou sofrendo, as outras também estão”. Eu não larguei para ganhar, larguei para dar o meu melhor, mas fui me sentindo bem a cada volta, e consegui lançar um ataque no final”, comemorou Iara Caetano. “Disputar competições fora do Brasil está me trazendo muito aprendizado e ritmo de prova.”

Com os resultados deste sábado, Luiz Henrique Cocuzzi e Letícia Cândido ampliaram a liderança da temporada, abrindo respectivamente 120 e 113 pontos. Os resultados das provas em Ouro Branco (MG) estão no site da GPS Control. Confira também o ranking completo — https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf

A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real fechará com as provas de XCM (cross country maratona) neste domingo (19). As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.

A competição também vale pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

Capital brasileira do Mountain Bike

A Internacional Chaoyang Estrada Real está em sua sexta edição em Ouro Branco (MG). A cidade mineira foi a primeira a receber a competição, em 2017, e firmou uma parceria de sucesso com a Avelar Sports.

“A cada ano que passa, aumenta a participação, a estrutura e a divulgação da cidade. Aqui os participantes se sentem abraçados por essa praça de eventos com uma estrutura de ponta, esse cenário magnífico da Serra de Ouro Branco, e um povo que recebe muito bem. Nossa cidade hoje é referência na América do Sul”.

”Quando se fala em Ouro Branco, se pensa em mountain bike”, destacou o prefeito Hélio Campos.

“A competição organizada pela Avelar Sports é a que nos traz mais retorno, e estamos muito felizes com essa parceria de sucesso.”

Maratona das Maratonas

A maratona da Estrada Real ficou famosa por passar em percursos lindos da região, por mais que tenha muita subida acumulada, o atleta consegue vivenciar uma experiência com o mountain bike de forma única.

Além da cidade ser super bem localizada, permitindo que muitas pessoas da região possam acompanhar o evento. As distâncias terão aproximadamente 44km para o percurso reduzido do XCM e 70km para o completo.

Conhecida pela alta tecnologia e investimento nos equipamentos, a organizadora de eventos transmitiu suas duas primeiras etapas e agora irá encerrar o ano com chave de ouro, levando para Minas Gerais dezenas de câmeras de alta definição, transmissão via helicóptero, caminhão de edição e drone, além das melhores imagens do MTB brasileiro.

O fã poderá acompanhar as transmissões ao vivo no link https://www.youtube.com/@avelarsports/streams além de rever as outras etapas.

Envie
Artigo relacionado
Esportes

Brasil garante quatro ouros em etapa cazaque da Copa do Mundo de boxe

O pugilismo brasileiro encerrou a participação na etapa de Astana, no Cazaquistão,...

Esportes

Cruzeiro vence Banfield antes de retomada do Campeonato Brasileiro

Em preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu o...

Esportes

Brasileirão Feminino A3: Atlético-PI avança e pega Vila Nova na final

O Atlético-PI será o adversário do Vila Nova na final da Série...

Esportes

Dirigente responsabiliza Hugo Calderano por viagem negada pelos EUA

O chefe oficial executivo (CEO, na sigla em inglês) da World Table...