Home Cultura Turismo, cultura e ciência são retratadas em documentário sobre o Seridó Geoparque Mundial da Unesco
Cultura

Turismo, cultura e ciência são retratadas em documentário sobre o Seridó Geoparque Mundial da Unesco

Envie
Turismo, cultura e ciência são retratadas em documentário sobre o Seridó Geoparque Mundial da Unesco
Foto: Divulgação
Envie

As três premissas de qualquer Geoparque Mundial da Unesco são conservação, educação e turismo. Para mostrar essas e outras inúmeras possibilidades de desenvolvimento na região do Seridó Geoparque Mundial da Unesco (RN), a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), com auxílio de parceiros, produziu documentário que aborda as formações geológicas, a história do local e a vivência da comunidade residente.

Ao todo, foram feitos seis episódios que, além do Seridó (RN), retratam as regiões dos Projeto Geoparque Corumbataí (SP) e Geoparque Aspirante Chapada dos Guimarães (MT). As filmagens serão transmitidas pela TV Cultura, no Programa Periscópio, às 19h até 22 de junho.

Segundo o presidente da Febrageo, Caiubi Kuhn, além de divulgar as histórias geológicas, o foco também é mostrar as oportunidades que existem para o desenvolvimento de turismo e educação. “É uma forma de documentar o trabalho que vem sendo feito, além de fortalecer a ciência e contribuir para o desenvolvimento da população que ali vive”, explica.

A Unesco define os Geoparques Mundiais como áreas geográficas únicas e unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.

Tais características compõem o Seridó Geoparque Mundial da Unesco. Para Fábio Reis, diretor financeiro da Febrageo, “a realização de documentários possibilita que Federação, entidades de Geologia e parceiros atinjam a divulgação da geodiversidade em um público enorme e para todo o país”, elucida.

As filmagens não trazem apenas a essência dos geoparques, mas também abordam o impacto que eles causam na ciência, educação, turismo e cultura da sociedade, principalmente por fazerem parte do dia a dia das comunidades ali residentes. Marcos Antônio Leite do Nascimento, Coordenador Científico do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, ressalta os ganhos com o turismo, por meio de cursos técnicos oferecido pelo Geoparque, com o auxílio de parceiros. “Isso faz com que os condutores tenham capacidade de interpretar paisagens e levar o conhecimento de locais que são geodiversos para a população visitante”, aponta.

O território do Geoparque Seridó tem uma longa tradição mineira. Nele se localiza “a Mina Brejuí, que até os anos 70 foi a maior jazida de tungstênio do Mundo, e agora é reconhecida como um geossítio de caráter internacional; a entrada na Rede Global de Geoparques da UNESCO vai permitir um novo olhar sobre o território com foco no Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Orildo Lima e Silva, presidente da Associação Profissional de Geólogos do RN.

Janaína Medeiros, Diretora Executiva do Geoparque, acrescenta que a conservação da geodiversidade é tão importante quanto o da biodiversidade. Afirma ainda que esta riqueza deve ser de conhecimento geral e, por isso, os documentários cumprem o seu papel. “É uma forma de mostrar a cultura do território e o valor que ele tem. Deve ser explorado ao mesmo tempo em que é protegido. Para cuidarmos e nos desenvolvermos com ele, precisamos conhecer”, afirma.

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Cultura

Léo Santana é a segunda atração confirmada na 8ª edição do The Music Beach que acontece em outubro

Festival acontece em Uberlândia no dia 5 de outubro com três atrações...

Cultura

Brasil: Nunca Mais – Lançamento oficial de livro publicado há 40 anos acontece dia 12 de julho

  O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria da...

Divulgação
Cultura

De Sacoleira à Empresária: Uma Jornada de Sucesso

Claudia Cardillo entrevista Sandra Miyuki, referência do empreendedorismo em Atibaia no Talk...

Divulgação
Cultura

Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Após arrastar multidões na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e...