Home Notícias Espaço de resistência na ditadura, UFRGS faz homenagens a Herzog
Notícias

Espaço de resistência na ditadura, UFRGS faz homenagens a Herzog

Envie
© Wilson Ribeiro/Acervo Vladimir H
Envie

A Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe nessa terça-feira (8) eventos em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar há 50 anos.

No primeiro evento do dia, estudantes e ex-estudantes vão recolocar uma placa em tributo a Herzog. Em 1975, depois da morte do jornalista, uma sala do então Diretório Acadêmico de Biblioteconomia e Comunicação recebeu uma placa e foi renomeada pelos estudantes com o nome de Herzog. Não durou nem 24 horas.
 

No dia seguinte, o diretor da faculdade, acompanhado de um agente de segurança, tirou a placa e ameaçou de prisão os estudantes. Márcia Turcato, jornalista e ex-estudante de jornalismo da UFRGS, conta que a ideia de retomar a placa veio depois de participar de um passeio virtual pelo campus em 2024.

“Percebi que poucas pessoas sabiam da existência do Vlado e dessa história que aconteceu na universidade. O pessoal mais velho sabia, mas os mais jovens, não. Houve um apagamento. Reunimos um grupo de jornalistas para discutir isso e ver como poderíamos homenagear o Vlado”, explica Márcia.

Também está previsto um debate sobre o papel de Vladimir Herzog na construção de um jornalismo ético, profissional e comprometido com a defesa da democracia e dos direitos humanos. Participam representantes do Diretório Acadêmico da Comunicação e do Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, entre outros pesquisadores do tema.

Uma outra iniciativa de ex-alunos da Fabico/UFRGS é o lançamento de uma edição extra do jornal Lampião. A jornalista e pós-graduada em direitos humanos, Ana Barros Pinto, estudou na universidade na década de 1970 e explica que o periódico foi criado em março de 1976 com a ideia de combate à ditadura e à censura.
 

O jornal era distribuído entre os mais jovens, principalmente em ambientes universitários, e chegou a circular em outros estados. Mas teve vida curta, durou apenas 9 meses, alvo da repressão militar.

“Tivemos edições apreendidas e fomos informados que havia um processo contra nós. Fomos chamados para interrogatório na Polícia Federal. E o jornal parou de funcionar. Tivemos de sair de Porto Alegre, porque era muito perigoso. Temíamos pela nossa integridade física”, conta Ana Barros.

Os eventos na UFRGS buscam manter viva a memória e as reflexões do período militar, em um momento que novas ameaças à democracia ganham força.

“Relembrar Vladimir Herzog é relembrar o horror e a barbárie da ditadura militar. A gente imaginava que fosse página virada e descobriu que parte da sociedade brasileira defende a ditadura, que executou muitas pessoas. E o nosso lema é Para que Não Se Esqueça, Para que Nunca Mais Se Repita. Ditadura Nunca Mais!”, diz Ana Barros.

Serviço:

  • Recolocação da placa e debates sobre Vladimir Herzog

Data: 8 de abril de 2025

Horário: 9h às 11h30

Local: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rua Ramiro Barcelos, 2.705 – Auditório 1 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS

  • Lançamento da edição extra do Jornal Lampião e roda de conversa

Data: 8 de abril de 2025

Horário: 18h

Local: Espaço Amelie. Rua Vieira de Castro, 439 – Farroupilha- Porto Alegre – RS

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Auddas estreia no G4 Day Fortaleza com bate papo e livro gratuito para empreendedores

Presença no maior evento de negócios da cidade vai gerar aproximação com...

Notícias

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Já está em R$ 50 milhões a estimativa da Caixa Loterias para...

Notícias

Agentes da PRF morrem durante perseguição no Rio de Janeiro

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro morreram em...

Notícias

Abril Verde alerta para alta de afastamentos por transtornos mentais

“Segurança no trabalho também é emocional”, destaca terapeuta Mario Lopes O mês...