Esportes
Escalada brasileira está classificada para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
O primeiro objetivo no caminho da escalada brasileira até Paris 2024 está cumprido. Na estreia da modalidade em uma edição dos Jogos Pan-Americanos, o país estará representado por sete atletas, e competirá nas duas provas do evento: o combinado Boulder & Guiada e a Escalada de Velocidade.
A classificação de todos os atletas se deu através do Ranking Mundial, depois de um primeiro semestre de participações no circuito da Copa do Mundo, seguindo uma estratégia pensada com a intenção de garantir não só a participação de atletas brasileiros em Santiago, mas também atingir a cota máxima na prova de Boulder & Guiada, em ambos os gêneros. Objetivo cumprido com sucesso, já que o Brasil terá 3 homens e 3 mulheres na prova.
No masculino, o time será composto pelos paulistas Felipe Ho (24), Mateus Bellotto (20) e Rodrigo Hanada (20). No feminino, a equipe será formada pela paranaense Mariana Hanggi (16), medalha de Ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, a carioca Bianca Castro (34) e a catarinense Anja Köhler (19). O time Boulder & Guiada terá a companhia do paranaense Pedro Egg (22), único classificado brasileiro na prova de Velocidade.
Estratégia e trabalho em equipe
A classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 era um dos principais objetivos do ano, não apenas porque o evento é uma das qualificatórias continentais da modalidade para Paris 2024 – e o Brasil não podia ficar de fora – como faz parte de uma estratégia maior na busca da vaga olímpica.
Desde o início a meta era preencher a cota máxima no evento de Boulder & Guiada, tanto no masculino quanto no feminino. Para fazer isso acontecer, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) teve que desenvolver uma estratégia de participação no circuito da Copa do Mundo, de forma que todos os atletas pudessem garantir pontuação para o Ranking Mundial. Como o país atualmente pode inscrever apenas dois atletas por prova/gênero nos eventos da Copa do Mundo, se fez necessário um rodízio entre os atletas escolhidos. O plano foi possível graças ao espírito de equipe dos atletas, que compreenderam a estratégia e aceitaram abrir mão da participação em mais eventos individualmente, para alcançar o objetivo do time. Esse espírito também ficou evidente quando a entidade precisou fazer correções na estratégia para garantir a classificação de todos. Foi o que aconteceu na última etapa do circuito, quando Mateus Bellotto, já com pontuação suficiente conquistada, abriu mão de competir no evento em Villars, na Suíça, para que o companheiro Rodrigo Hanada tivesse mais uma oportunidade de pontuar e classificar-se. A troca funcionou, e Hanada carimbou ali o passaporte para Santiago.
Na velocidade, a classificação de Pedro Egg também teve um tanto de estratégia e trabalho em equipe. Sabendo através da comissão técnica da ABEE da possibilidade concreta de conseguir a vaga para Santiago caso pontuasse na Copa do Mundo, ele abraçou a oportunidade com recursos próprios e participou de dois eventos do circuito. Conseguiu pontuar nos dois, garantindo a vaga e os recursos para fazer uma melhor preparação até os Jogos Pan-Americanos.
Escalada nos Jogos Pan-Americanos
A Escalada Esportiva fará sua estréia em uma edição dos Jogos Pan-Americanos em Santiago. A modalidade terá como palco o Parque Cerrillos, e acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro e irá classificar 4 atletas diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Para a equipe brasileira, será a segunda missão oficial com o Time Brasil, a primeira tendo acontecido nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário 2022. Todo time irá embarcar para Santiago na primeira onda, no dia 17 de outubro.
Os homens do Boulder & Guiada serão os primeiros a competir, já no dia 21. Neste mesmo dia já saem as primeiras medalhas, na Velocidade Feminina. No dia 22 será a vez da estreia das mulheres no Boulder & Guiada e das disputas da Velocidade Masculina, também já fechando o dia com medalhas. As finais do Boulder & Guiada masculino acontecem no dia 23, e as do feminino no dia 24.
Os atletas da escalada brasileira competirão utilizando o uniforme desenvolvido pela Galápagos Outdoor especialmente para o evento, seguindo as diretrizes do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Esportes
Wine Run – Caminhos de Pedra garante festa dos competidores mesmo com chuva e frio na Serra Gaúcha
Os desafios do percurso se somaram aos do clima, no sábado (8), no evento que uniu esporte e cultura do vinho, terminando com céu azul e uma grande confraternização na tradicional Festa do Espumante, depois de passar por locais de muita história e paisagens deslumbrantes
Novembro, 2025 – Um início de manhã com chuva, vento e frio na Serra Gaúcha. Mas, nada foi capaz de tirar a animação dos participantes da Wine Run – Caminhos de Pedra. A terceira edição da prova – um dos principais eventos temáticos do Brasil – foi realizada neste sábado (8), passando por três cidades da região: Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira. Uma corrida já tradicional, em que o esporte e a cultura do vinho se unem para momentos de competição e confraternização. Ao final, a chuva foi embora e o céu ficou azul para uma grande comemoração na Festa do Espumante.
O evento encerrou com sucesso a temporada 2025 da Wine Run Brasil, reunindo participantes de 14 estados do Brasil. E, após as três provas realizadas – Vale dos Vinhedos, Serra Catarinense e Caminhos de Pedra, vai iniciar 2026 atravessando a fronteira em direção ao Uruguai: em fevereiro está marcada a Wine Run – Punta del Este.
Nesta edição 2025 da Wine Run – Caminhos de Pedra, os desafios do percurso se somaram aos do clima. Subidas, diferentes tipos de solo, em vales e colinas, correndo ou caminhando entre parreirais, antigas construções e vinícolas da região, fizeram parte do caminho, com paisagens deslumbrantes, percorrendo o Caminhos de Pedra, um roteiro turístico de muita tradição na Serra Gaúcha.
Os percursos foram de 21K – distância principal de Meia Maratona (solo e dupla/revezamento) e 10.5K (solo e caminhada), no masculino e feminino. A solo de 21K contou com categorias por faixa etária (a partir de 18 e até mais de 60 anos). Já a disputa em dupla teve dois trechos de 10.5K cada – masculino, feminino e mista.
Nos 21K, vitória de Jefferson Dias, com 1h39min18seg470, e de Isadora de Albuquerque Rosso, com 1h41min22seg459. Entre os participantes, a prova contou com a presença do palestrante, podcaster, jornalista e comunicador Luciano Potter. E, das assessorias esportivas, a que levou o maior número de atletas foi a Perfect Run, seguida da Bem-estar e da Outdoor.
A largada da corrida solo de 21K e do primeiro trecho do revezamento foi na cidade de Pinto Bandeira, no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A Caminhada e a Corrida de 10,5K saíram da Capela Nossa Senhora da Saúde, em Farroupilha, assim como o segundo trecho do Revezamento. A chegada foi no André Carrer Vinhos & Vinhedos, no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.
Céu azul para a Festa do Espumante – Um evento que vai além da prova em si, em uma experiência única para os atletas, podendo correr ou caminhar com familiares, com amigos, terminando em uma grande comemoração. A chuva foi embora e o céu ficou azul para a tradicional Festa do Espumante, que encerrou a Wine Run na arena de chegada, onde foi realizada a Cerimônia de Premiação. Com comidas típicas e muitos brindes com os espumantes da Serra Gaúcha, além de muita animação, com DJ e banda de música italiana tradicional.
Esporte, confraternização e, também, turismo. A Wine Run – Caminhos de Pedra, realizada em uma região com muita história e tradição, deu oportunidade aos participantes de conhecer ou rever a cultura local, com casas de pedra e madeira da época da imigração italiana, comidas típicas e tradicionais vinícolas, com visitas e jantares harmonizados com vinho em parceria com os restaurantes da região.
“A Wine Run – Caminhos de Pedra foi um sucesso absoluto e trouxe, mais uma vez, momentos muito especiais para a Serra Gaúcha, unindo esporte e cultura do vinho, encerrando um ano em que tivemos a estreia no calendário da prova na Serra Catarinense. Esperamos todos nos eventos de 2026”, destacou Sérgio Oprea, da Destination Races, organizadora da Wine Run Brasil.
História de sucesso na Serra Gaúcha – São 14 anos de Wine Run Brasil na Serra Gaúcha, uma história de sucesso, com a realização da Wine Run – Vale dos Vinhedos, em maio, que há três anos ganhou a companhia da Wine Run – Caminhos de Pedra. E, agora em 2025, o evento chegou a mais um estado, Santa Catarina, na Serra Catarinense, em agosto, e em fevereiro de 2026 estará também no Uruguai, com a edição em Punta del Este.
Apresentador e marca oficial Olympikus, hotel oficial Dall’Onder, Água da Pedra, Elev Energy Drink, Benevento Chocolate & Café, Joker Socks, Termolar, Bocatti, Santa Massa, André Carrer Vinhos, Vinícola Peterlongo, Aurora Vinícola, Nova Vinícola, Pizzato, Salton, Nomad Coquetelaria, 1017, Grupo Uniftec, Z Foods, Revista Adega e apoio institucional da Prefeitura de Bento Gonçalves, Prefeitura de Pinto Bandeira, Prefeitura de Farroupilha, Associação Caminhos de Pedra e Bento Convention Bureau.
Resultados da Wine Run – Caminhos de Pedra 2025
21K – Solo – Geral
Masculino
1. Jefferson Dias – 1h39min18seg470
2. Marcelo Marcellino – 1h44min50seg695
3. Samuel Santarrosa – 1h46min32seg018
Feminino
1. Isadora de Albuquerque Rosso – 1h41min22seg459
2. Ivania Rambo – 1h54min01seg703
3. Tais Damasio – 2h00min35seg211
10.5K – Solo
Masculino
1. Patrick Sulzback – 43min29seg270
2. Mateus Mariani – 47min45seg279
3. Frederico Guimarães Chaves – 48min22seg020
Feminino
1. Roberta Weisheimer Rohde – 52min30seg267
2. Paola Borges – 55min21seg275
3. Barbara Martinbianco – 56min14seg274
Dupla Mista
1. Fabiano da Silva Mendonça/Fabiana Rosa – 1h44min25seg329
2. Fabiane Altmann Kinzel/Jean Rocha Cruz – 1h49min26seg328
3. Camila Backes/Lucas Wickert – 1h50min40seg979
Dupla Masculina
1. Marcos Fribel/Marcelino Ramos – 1h43min05seg727
2. Leonardo Pellegrini/Mario Szimanski Junior – 1h43min31seg720
3. Yan Fajardo/Antonio Carlos da Silva Junior – 1h46min04seg525
Dupla Feminina
1. Suelen Spadari/Helen Spadari – 1h45min06seg949
2. Coraína Martinelli/Luciana Brandalise – 2h05min29seg724
3. Luciana Carvalho/Linda Oliveira – 2h06min03seg269
Mais informações:
Instagram: @winerunbrasil
Site: www.winerun.com.br
E-mail: info@winerun.com.br
WhatsApp – Atendimento ao Atleta: (48) 9215.4343
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Site Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esportes
Imprensa esportiva veste uniforme e chuteira para a disputa da Copa Rexona Aceesp de Futebol
Competição retorna após cinco anos, reunindo jornalistas e ex-jogadores, com patrocínio que amplia presença de Rexona no território esportivo
Novembro de 2025 – Cerca de 240 profissionais de imprensa vão inverter os papéis na cobertura esportiva e serão os jogadores da Copa Rexona Aceesp de Futebol. O torneio de futebol society volta a ser disputado após cinco anos, agora com a parceria da marca líder em antitranspirante e desodorante no país, que estreia como patrocinadora do campeonato com o propósito de inspirar movimentos confiantes a todos, incluindo os cronistas esportivos.
A presença de Rexona na competição da imprensa celebra uma série de ações da marca no território do futebol, que para os próximos dois anos contará com os patrocínios de Rexona na Copa do Mundo FIFA 2026 Masculina de Futebol e na Copa do Mundo FIFA 2027 Feminina de Futebol.
Disputada no masculino e feminino, a Copa Rexona Aceesp reúne diversos nomes conhecidos pelo público, entre eles o locutor Cléber Machado, que defenderá o time da Esporte Record, Fred Bruno, apresentador do Globo Esporte, e Edgar Alencar repórter da TV Globo e Sportv, entre muitos outros.
O nível da competição promete ser elevado, pois vai contar também com ex-jogadores profissionais, que atualmente trabalham na imprensa esportiva, incluindo Alinne Calandrini, da Sportv, que já atuou pela Seleção Feminina Brasileira, Santos e Corinthians; André Balada, do GE, ex-Corinthians, Santos e Grêmio; Fábio Santos, da ESPN, ex-Corinthians e São Paulo, e Rosinei, do time Rádio Craque Neto, ex-Corinthians, América e Atlético.
Rexona e a Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo) levarão ao torneio toda a atmosfera de um torneio de futebol entre profissionais. Antes da estreia, os cronistas/atletas receberão kits com produtos Rexona para uma disputa em campo sem preocupação com o suor e odor. Atletas destaque de cada jogo irão receber o troféu ”Atleta Que Não Abandona”, mensagem de Rexona e que valoriza a dedicação em campo.
“Para Rexona, estar presente na Copa Aceesp reforça nossa conexão com o futebol e com quem vive essa paixão todos os dias. Temos uma história sólida em grandes competições, como a CONMEBOL Libertadores e a Copa do Mundo FIFA, e apoiamos também os profissionais que retransmitem toda a emoção do esporte, levando informação e vibração aos torcedores. Estamos muito felizes e empolgados para ver se os jornalistas-atletas também são habilidosos com a bola nos pés”, explica Lucas Moutinho, gerente de marketing de Rexona.
“A coletividade da Aceesp está empolgada com a volta da Copa, que é um evento tradicional entre os jornalistas que atuam no segmento esportivo. Voltar a realizá-la, depois de termos parado por conta da pandemia, nos dá a certeza de que teremos uma competição diferenciada, de alto nível e com o aval de Rexona, uma marca mundial que agrega valor inestimável ao nosso produto”, afirma Wagner Prado, presidente da Aceesp.
A Copa Rexona Aceesp começa nesta segunda-feira (10), no Playball, em São Paulo, nas categorias masculino e feminino e tem finais previstas para o dia 4 de dezembro. Ao todo, 12 times integram a competição masculina, com 4 times formando o torneio feminino.
Confira as equipes participantes: no masculino, entram em campo TV Globo / Sportv, GE / Globo.com, Esporte Record, Band TV, ESPN, Rádios Craque Neto, Transamérica, Band Rádio, Jovem Pan e Energia 97 FM, além da Gazeta Esportiva e agência InPress. No feminino, participam ESPN, TV Globo, TNT Sports e o Catadão, time que reúne profissionais de diversas redações.
Mais informações:
site: https://www.sportiva.com.br/copaaceesp
Instagram: @aceesp1 e @rexonabrasil
Esportes
Etapa de Vitória do Circuito CAIXA tem bicampeã e vitória no dia do aniversário
A carioca Mirlene da Silva dos Santos repetiu o título de 2024 e Maquezile Gabriel Pio venceu pela primeira vez no dia em que completou 31 anos de idade
Novembro, 2025 – Um presente de aniversário e um bicampeonato. Esse é o resumo da categoria Elite 10km da etapa de Vitória do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, disputada no domingo (9). Isso porque Maquezile Gabriel Pio cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no dia em que completou 31 anos de idade. Já Mirlene da Silva dos Santos manteve os 100% de aproveitamento. Em sua segunda participação na série de corridas de rua mais tradicional do Brasil, repetiu o desempenho de 2024 para voltar a subir ao lugar mais alto do pódio.
Em sua estreia no Circuito CAIXA, o capixaba Maquezile Gabriel Pio completou os 10km em 31min39. “Estou muito feliz com o resultado. Foi minha primeira vez e achei a prova, que é tradição em todo o Brasil, muito bem organizada. O dia nublado, com tempo fresco ajudou na minha estratégia, que foi ser conservador no início e atacar nos 5km finais. Hoje é meu aniversário e não poderia ter presente melhor”, disse o campeão, que foi seguido por Valério de Souza Fabiano (31min51) e Jonilson Pinto Prates (31min59).
Quem também se destacou foi Alequessandro de Paula Silva, o Chicletinho. Em seu processo de retorno às corridas de rua, após o grave acidente de carro em março deste ano, ele completou a etapa de Vitória do Circuito CAIXA em quinto lugar, com o tempo de 33min53. Neste ano, ele também disputou a Dez Milhas Garoto (foi o décimo colocado), demonstrando força para superar o trauma após sofrer múltiplas fraturas e ficar em coma na UTI de um hospital em Manhuaçu (MG), após se acidentar quando voltava de uma corrida realizada em Barra Longa (MG).
No feminino, Mirlene da Silva dos Santos melhorou sua marca em relação à etapa do ano passado. A corredora carioca fechou os 10km após 38min01 de prova neste domingo, enquanto em 2024, fez o tempo de 40min23. “Como sempre venta muito aqui em Vitória, a prioridade é chegar na frente, é a vitória, sem se preocupar com o cronômetro”, disse a bicampeã que repetiu a tática da estreia no Circuito CAIXA. Largou forte e segurou a ponta até o final, tendo Carolina Henrique Sardinha Silva na cola. A segunda colocada cruzou a linha de chegada em 38min43.
A concentração no estacionamento K3 da Praia do Camburi, local da largada, começou cedo. Às 6h20, os 2.000 atletas inscritos estavam prontos para encarar os percursos de 5km e 10km. Também havia opção para os interessados em participar da caminhada de 5km. “Vitória recebeu a oitava de um total de 14 etapas da temporada 2025 do Circuito CAIXA e o clima de alegria e confraternização entre os participantes repetiu o sucesso das provas anteriores”, comentou Hélio Takai, diretor da HT Sports, organizadora do evento.
Resultados
10 Km Masculino
1- Maquezile Gabriel Pio – 31min39
2- Valério de Souza Fabiano – 31min51
3- Jonilson Pinto Prates – 31min59
10 Km Feminino
1- Mirlene da Silva dos Santos – 38min01
2- Carolina Henrique Sardinha Silva – 38min43
5 Km Masculino
1- Jhonatan Souza dos Santos – 18min11
2- Tiago de Oliveira Dias da Costa – 18min54
3- Marcos Vinicius Dutra – 19min02
5 Km Feminino
1- Yries Pereira – 19min23
2- Natália Silva Fonseca – 22min31
3- Josiane Roberto Corrêa – 23min36
Pegada do Bem – Os corredores do Espírito Santo também colocaram a solidariedade em movimento no Circuito CAIXA. Durante a entrega dos kits e na arena, muitos atletas fizeram a sua parte em prol da sociedade, doando tênis usados e em bom estado. O total arrecadado foi entregue para o projeto de novos talentos da Federação Capixaba de Atletismo.
A HT Sports, organizadora da prova, faz do Pegada do Bem uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores ganharam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN) – realizada
02/11 – Fortaleza (CE) – realizada
09/11 – Vitória (ES) – realizada
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
07/12 – Itajaí (SC)
14/12 – Belo Horizonte (MG)
14/12 – Rio de Janeiro (RJ)
21/12 – Brasília (DF)
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
-
São Paulo3 dias atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Saúde1 semana atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias1 semana atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Entretenimento5 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Gospel6 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Saúde3 dias atrásNasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde
-
Música2 dias atrás5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções
-
Internacional6 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo


