Home Estilo de vida Comportamento Leitura é uma atividade fundamental para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes
Comportamento

Leitura é uma atividade fundamental para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes

Envie
Divulgação Gov
Divulgação Gov
Envie

Para o médico pediatra Antonio Carlos Turner, a Bienal do Livro é uma excelente oportunidade para aproximar as crianças das obras literárias e, consequentemente, estimular o raciocínio e a capacidade de aprendizagem

 

A efervescência da Bienal do Livro 2025, que acontece até o próximo domingo (22), no Riocentro, é um convite a uma pausa para reviver memórias preciosas, como os contos que nossos avós e pais nos liam, as histórias que nos transportavam para mundos fantásticos antes mesmo de sabermos ler. Lembranças de um tempo em que a imaginação florescia a cada página virada ou a cada palavra contada.

Atualmente, no entanto, a melodia das histórias parece competir com o zumbido incessante das telas. Uma pesquisa recente da HarperCollins UK (Reino Unido) revelou um dado preocupante: apenas 41% das crianças entre 0 e 4 anos têm alguém lendo para elas. Esse número acende um alerta global, pois o prazer de mergulhar em narrativas está perdendo espaço para a obrigação da leitura escolar, tornando-a, por vezes, um fardo ao invés de um deleite.

A pesquisa também apontou que apenas 40% dos pais sentem prazer em ler para seus filhos. Muitos desses pais fazem parte da Geração Z, que cresceu na adolescência imersa na tecnologia, e 34% deles alegam simplesmente não ter tempo para dedicar a esse hábito.

A realidade brasileira também é sombria. A pesquisa Retratos de um Brasil de 2024, feita pelo Instituto Pró-livro, nos revela que mais da metade da população não leu sequer um livro, nem mesmo parcialmente. Para o médico pediatra Antonio Carlos Turner, diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, reverter este quadro é uma questão urgente. Por isso, é imprescindível que as crianças tenham contato com livros desde bem pequenas.

“É crucial entender que não podemos nos render facilmente às conveniências das telas. Inúmeras pesquisas ao redor do mundo são unânimes em afirmar que a leitura é uma das atividades mais essenciais para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes. Seus benefícios são vastos e profundos, como estímulo ao raciocínio e à capacidade de aprender, comportamentos que expandem o universo de palavras e a expressividade, melhorando a clareza e a fluidez para expressar ideias. Tudo isso abre as portas da imaginação e da inovação, ensinando a analisar situações e encontrar soluções. Desenvolvendo empatia, resiliência e compreensão do outro. Portanto, a Bienal do Livro é o momento perfeito para resgatar essa tradição e criar novas memórias afetivas. Pais, mães e responsáveis devem pensar a leitura não como uma tarefa, mas como um abraço em forma de história, um momento de conexão única com seus filhos”, diz o especialista em saúde infantil.

Que tal usar este evento como um ponto de virada? É o que propõe o médico pediatra Antonio Carlos Turner.

“Visitem juntos os estandes, escolham livros que despertem a curiosidade, e permitam-se (re)descobrir a alegria de uma boa narrativa. A cada conto lido, a cada personagem descoberto, vocês não estarão apenas transmitindo palavras, mas construindo um legado de imaginação, conhecimento e, acima de tudo, amor. Não deixe que a tela seja a única janela para o mundo de seus filhos. Abra um livro e abra um universo! A memória afetiva da leitura é um presente que dura para sempre”, afirma o diretor técnico da rede de clínicas Total Kids, que tem unidades em Bonsucesso, Olaria, ParkShopping Campo Grande e ParkShopping Jacarepaguá.

 

Antonio Carlos Turner

Médico pediatra e Coordenador da Rede de Clínicas Total Kids

CRM 52-46851-4

RQE 49635.

Envie
Artigo relacionado
Imagem Reprodução
Comportamento

O maior adestrador do mundo: Russo, treinador de animais, exibe o gato avaliado em até R$120 mil

  O adestrador conhecido como Russo, considerado o maior do mundo em...

Crédito:Kateryna Onyshchuk/iStock
Comportamento

4 profissões não convencionais para quem cursou letras

De roteiro de games a curadoria de conteúdo, a formação em letras ...

O advogado Carlos Britto. Foto: Divulgação.
Comportamento

Carlos Britto: o advogado luso-brasileiro que redefine a excelência jurídica entre continentes

Com uma trajetória marcada pela excelência e um olhar estratégico voltado ao...