A banda UmQuarto, de Florianópolis, apresenta “O Roxo e o Verde”, single que antecipa o terceiro álbum “Fora de Lugar”, com lançamento previsto para outubro de 2025. Inspirada pela rotina acelerada e pela perda de tempo com o digital, a música é uma reflexão sobre o mundo contemporâneo e seus excessos. Gravada em estúdio com todos os integrantes tocando juntos, a faixa propõe um retorno ao som vivo e à criação coletiva. O resultado mistura poesia, psicodelia e crítica social, em uma atmosfera onde o progressivo se encontra com o rock moderno e a introspecção.
Composta pelo guitarrista Rafael Salib, em parceria com o poeta Fábio Lisbôa, “O Roxo e O Verde” traz arranjos que miram o progressivo e a música melodiosa, com versos e refrões fora do padrão comercial. Diferente dos álbuns anteriores, repleto de camadas de instrumentos, a música mostra a banda como de fato é: guitarra, baixo, bateria e teclas. Toda a canção também foi arranjada de forma mais coletiva, durante diversas sessões de ensaios, trazendo uma nova identidade musical para o UmQuarto.
“Criar músicas que não cabem num reel de um minuto ou num story de quinze segundos, ficou algo completamente fora de lugar. O som novo do UmQuarto é um convite para o anti-horário. O mundo está rápido, cruel, nos atropelando, nos fazendo perder tempo com hábitos digitais irrelevantes. É uma reflexão coletiva sobre isso”, explica Rafael Salib. “Ao longo da criação fui me inspirando no que estava ouvindo no momento: Steely Dan, Charly García e Serú Girán”, ressalta o guitarrista do UmQuarto.
“O Roxo e O Verde” transforma em música uma noite de show da banda: a introdução se dedica a criar o ambiente antes de um concerto de rock, com a passagem de som e as pessoas chegando para assistir. Na sequência, o single se refere ao momento que as luzes se apagam e a integração de todos por meio da música: som nas alturas, luzes, pessoas escutando, dançando, conversando e compartilhando do mesmo espaço público.
A música mostra amadurecimento na nova direção criativa da banda, já apresentada no single “Café com Leite” (2024). Inspirados pelo som de bandas clássicas do rock progressivo, em “O Roxo e O Verde”, o UmQuarto toca ao vivo no estúdio, com todos juntos, sem click track ou metrônomo, com arranjos mais elaborados e menos instrumentação.
Segundo os integrantes, a nova fase é o momento mais “prog” que a banda já se encontrou. Em “O Roxo e O Verde” eles reúnem a experiência do blues de Rafael Salib (guitarra), a brasilidade e a bossa de Bernardo Flesch (teclado), o jazz de Rafa Nogueira (bateria) e a psicodelia de Mayer Soares (baixo).
A capa do single é pintada à mão e representa uma das personagens da música “O Roxo e O Verde”. Assinada pela artista Josi Santos, conhecida como Vênnus, a arte já é uma inspiração do que será a futura capa de Fora de Lugar, terceiro álbum da banda, com previsão de lançamento para outubro de 2025.
Ficha técnica
Banda UmQuarto: Mayer Soares (baixo e voz), Rafael Salib (guitarra e voz), Rafa Nogueira (bateria), Bernardo Flesch (teclas e voz) | Produção musical: Felippe Pompeo | Captação e gravação: Maurício Peixoto (Bárbaro Estúdio) | Mixagem: Mayer Soares | Assistente de mixagem: João Peters | Edição: Lucas de Sá (Lab de Sá) | Masterização: Xei | Fotografia: Manu d’Eça | Artista gráfica: Vênnus (Josi Santos) | Produção executiva: Emanueli Dalsasso (Dalsasso Produtora) | Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação.
Acompanhe o UmQuarto
Linktree | Instagram | YouTube