Na era digital, a demanda por cientistas de dados está crescendo à medida que as empresas buscam extrair valor dos enormes volumes de dados gerados todos os dias. Guilherme Seabra, CEO da Seabra Consulting e Primecode e especialista em transformação digital, enfatiza o papel crucial desses profissionais na tomada de decisões estratégicas. “Os cientistas de dados são vitais para converter dados brutos em insights práticos que direcionam estratégias empresariais”, afirma Seabra.
Ele também aponta os desafios que as empresas enfrentam no manejo dessa enxurrada de dados, incluindo armazenamento, análise e segurança. “A qualidade e a limpeza dos dados, a integração e a capacidade de processamento são desafios importantes que precisam ser superados para maximizar o valor dos dados”, acrescenta.
Segundo Seabra, a análise de dados está transformando a maneira como as empresas operam e competem, impulsionando inovações, aumentando a eficiência e sustentando vantagens competitivas.
“A adoção de inteligência artificial (IA) está expandindo ainda mais a necessidade de cientistas de dados, uma vez que a IA depende intensamente de análises para gerar resultados eficazes, tornando esses profissionais fundamentais na implementação de estratégias”, explica.
Indústrias como tecnologia, finanças, saúde, automotiva e energia estão na vanguarda no recrutamento desses especialistas.
“Com um aumento de 500% na procura por esses profissionais e previsões de um crescimento de 485% em novas carreiras relacionadas a dados somente no primeiro semestre deste ano, é evidente que a análise de dados está definindo significativamente o futuro dos negócios”, conclui Guilherme.
Guilherme Seabra | Fundador e CEO da Seabra Consulting e Primecode
Especialista em transformação digital e inovação tecnológica
@guilhermeseabra.oficial