Tecnologia
Embalagens conectadas: cases de sucesso demonstram o potencial das inovações na experiência do consumidor
Tecnologias de RFID e NFC, desenvolvidas por empresas como a Avery Dennison, impulsionam rastreabilidade, autenticidade e sustentabilidade em diferentes setores
Alinhado aos aspectos de estética e proteção do produto, o conceito de conexão, aplicado às embalagens, vem se consolidando como uma das principais tendências globais no setor de consumo, unindo o mundo físico e o digital para criar novas experiências e gerar valor em toda a cadeia produtiva. Ao integrar tecnologias como RFID (Identificação por Radiofrequência) e NFC (Comunicação por Campo de Proximidade), produtos ganham uma identidade digital única, permitindo rastreamento preciso, interações personalizadas e maior transparência para o consumidor.
Mais do que inovação tecnológica, Alexander Modro, gerente de desenvolvimento de mercado RFID da Avery Dennison para a América Latina, explica que essas soluções têm se mostrado ferramentas estratégicas para promover a sustentabilidade. Ao oferecer visibilidade total sobre o ciclo de vida de um item, do ponto de origem ao consumo final, é possível otimizar recursos, prolongar a vida útil das embalagens, reduzir desperdícios e apoiar modelos de economia circular.
“A aplicação dessas tecnologias traz mudanças sistêmicas, desde a maior precisão de estoque, prevenção de perdas e combate à falsificação, até o engajamento direto com o consumidor e o fortalecimento da reputação da marca. Além disso, contribuem para modelos de negócio mais sustentáveis, com visibilidade da cadeia”, aponta o executivo.
A atribuição de IDs digitais exclusivos por meio dessas soluções, ainda segundo Modro, cria um ecossistema de dados que impulsiona a eficiência operacional e permite estratégias ambientais mais consistentes. Produtos podem ser recuperados, reutilizados ou reciclados de forma mais eficiente, reduzindo a pegada de carbono e fortalecendo compromissos de ESG. “Estamos falando de criar conexões reais e confiáveis, que unem o físico ao digital. Isso não só melhora a experiência do cliente, como amplia a competitividade e ajuda a acelerar a transição para uma economia mais responsável”, reforça o executivo da Avery Dennison.
Tradição e inovação no ciclo do leite – o case da Modern Milkman
Com a missão de reduzir resíduos plásticos, a companhia inglesa The Modern Milkman é um caso prático das vantagens sustentáveis proporcionadas pela tecnologia. A marca resgatou o uso de garrafas de vidro retornáveis para a distribuição de leite, que podem ser reutilizadas até 30 vezes antes da reciclagem.
O desafio, entretanto, era levar esse modelo tradicional para a era digital. E ele foi superado com a aplicação de etiquetas RFID da Avery Dennison: cada garrafa passou a ser rastreada com precisão, permitindo acompanhar todo o seu ciclo de vida. A partir dessa estratégia, a Modern Milkman afirma ter evitado que mais de 85 milhões de garrafas plásticas poluíssem o planeta.
Segundo Alexander Modro, esse tipo de aplicação abre novas possibilidades para modelos de economia circular. “O RFID permite não apenas saber onde está cada item, mas também entender seu histórico completo. No caso da Modern Milkman, isso significa garantir que cada garrafa cumpra sua função sustentável com máxima eficiência e transparência.” O resultado é um clássico revisitado, onde a tecnologia reforça a proposta ambiental e conecta o consumidor à história por trás de cada entrega.
Autenticidade e experiência imersiva aplicadas pela Cachaçaria Roma
Outro caso de sucesso que evidencia o potencial da conexão aplicada às embalagens é o da Cachaçaria Roma. Situada na região do Rio Manso, em Mato Grosso, a marca nasceu do desejo de oferecer uma experiência genuinamente brasileira ao público. Para garantir autenticidade ao seu produto premium e criar um elo direto com o cliente, a marca incorporou a tecnologia NFC às suas garrafas.
Com isso, ao aproximar o smartphone da embalagem, o consumidor é transportado para a fazenda, conhece o processo artesanal, a fermentação lenta e as madeiras utilizadas no envelhecimento da bebida. Além de eliminar riscos de falsificação, a solução oferece à marca dados valiosos sobre hábitos de consumo — sempre em conformidade com a LGPD.
“O NFC combina autenticidade e proximidade, e é algo que tem sido adotado cada vez mais pelas marcas. Ele garante segurança, mas também abre espaço para contar histórias e envolver o consumidor de um jeito que antes não era possível”, afirma Modro. “A experiência proporcionada pela Cachaçaria Roma fortalece o posicionamento de exclusividade e reforça o cuidado com cada detalhe da bebida”, complementa.
Sabor, impacto social e conexão: como o NFC foi aplicado por Las Quinas
Dedicada à produção de alimentos de triplo impacto, a marca argentina de mel, geleias e doces de leite Las Quinas também buscava meios de transmitir sua história de sustentabilidade e impacto social em um mercado competitivo. Com a tecnologia NFC da Avery Dennison, integrada à plataforma da startup Cellr, cada frasco de geleia da marca passou a oferecer uma experiência imersiva.
Aplicado o conceito de embalagem conectada, ao escanear o produto com o celular, o consumidor pode conhecer o trabalho das Mulheres de La Cañada, comunidade beneficiada pelo projeto, descobrir detalhes da produção e entender o valor cultural e ambiental por trás do produto.
“O NFC aqui vai além da conexão digital, ele cria um elo emocional entre o consumidor e o propósito da marca. É a tecnologia trabalhando a favor de histórias que merecem ser contadas”, comenta Modro. “A iniciativa resgata tradições, gera renda e diferencia a marca no mercado, mostrando como inovação e impacto social podem caminhar juntos”, completa.
Pensando nos próximos anos e fazendo uma breve previsão para o futuro das embalagens conectadas, o executivo da Avery Dennison acredita que a aplicação de tecnologias como o RFID e o NFC acontecerá em escala muito maior, indo de alimentos e bebidas a produtos de beleza, moda e até medicamentos.
“As embalagens, de forma geral, deixarão de ser apenas recipientes e se tornarão pontos de contato estratégicos para relacionamento, transparência e circularidade das marcas. É o que já estamos testemunhando nos dias de hoje, mas veremos tudo isso em maiores proporções. Quem souber usar bem essa conexão e aplicá-la o quanto antes, terá uma vantagem competitiva real”, conclui Alexander Modro.
Tecnologia
Women in EnergyTech Summit reúne lideranças para debater inclusão e promoção feminina na tecnologia
Nesta sexta-feira (28), o Evolution Coworking será palco de um movimento estratégico para o setor de tecnologia e inovação. O Women in EnergyTech Summit reunirá um grupo seleto de empresárias, executivas e líderes técnicas com um objetivo que vai muito além do networking: transformar a vivência feminina em um legado tangível para o mercado.
O propósito central do encontro é a produção do documento “Mulheres Inspiradoras: Boas Práticas e Recomendações Estratégicas”.
Diferente de manifestos teóricos, este material está sendo desenhado para ser um registro prático, baseado na experiência real de mulheres que ocupam a vanguarda da indústria tecnológica.
O documento servirá como um norteador de referência para empresas, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, oferecendo diretrizes claras para ampliar a participação feminina em cargos de alta liderança e na tomada de decisão estratégica.
Do Debate à Política Pública
O evento será estruturado em torno de eixos temáticos cruciais, como a participação feminina na governança de novas tecnologias e a atuação em pautas de alto escalão. A dinâmica de mesas redondas visa extrair a inteligência coletiva das participantes para formular propostas concretas.
“O ‘Mulheres Inspiradoras’ não será apenas um retrato do cenário atual, mas um mapa de navegação para o futuro,” destaca Robert Janssen, presidente da Assespro-RJ. “Estamos reunindo quem faz a tecnologia acontecer para dizer ao mercado e ao governo: é assim que construímos um setor mais inovador, diverso e eficiente”, completa.
Capilaridade e Impacto Nacional
A iniciativa conta com a força institucional da Federação Assespro-RJ. A entidade utilizará sua extensa capilaridade para garantir que o documento não fique restrito aos participantes do evento.
Através de sua Assessoria Parlamentar e dos assentos que ocupa em diversos conselhos e fóruns de inovação, a Assespro-RJ distribuirá o “Mulheres Inspiradoras” em nível nacional. O objetivo é que as recomendações cheguem às mãos de legisladores e decisores das esferas pública e privada, influenciando diretamente a criação de políticas mais assertivas para o setor.
O Women in EnergyTech Summit se posiciona, assim, não apenas como um evento, mas como o marco zero de uma nova diretriz para a equidade na tecnologia brasileira.
SERVIÇO:
Evento: Women in EnergyTech Summit
Data: 28 de novembro de 2025
Local: Evolution Coworking – Av. Venezuela, 27 – Sala 901 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
Objetivo: Elaboração do documento-diretriz “Mulheres Inspiradoras: Boas Práticas e Recomendações Estratégicas”
Mais em: www.assespro.rio/energy2025
Tecnologia
VAIO® lança notebook AIPC com Intel Core Ultra NPU que une inteligência artificial, alto desempenho e sofisticação
Novo modelo VAIO® FE16 AIPC amplia o portfólio premium da marca com foco em profissionais que precisam de performance com inteligência artificial local, impulsionada pela NPU integrada, além de segurança de dados e portabilidade; modelo com monitor de 16” IPS conta com resolução WUXGA e processamento Intel Ultra
A VAIO®, marca global de tecnologia que está no Brasil por meio da Positivo Tecnologia, amplia seu portfólio com um novo modelo AIPC da linha VAIO® FE16. O lançamento chega ao mercado em um momento em que a inteligência artificial está no centro das transformações tecnológicas e profissionais, e se destaca pelas funções voltadas a atender à crescente demanda por processamento local de IA para altas cargas de trabalho, segurança e eficiência. Equipado com NPU integrada para potencializar recursos de IA e com tela de 16” IPS WUXGA, o VAIO® FE16 é especialmente indicado para consumidores que priorizam produtividade e desempenho nas tarefas diárias, seja no trabalho, nos estudos ou no entretenimento.
“O lançamento do VAIO® FE16 reforça a estratégia de liderança em inovação. A Positivo Tecnologia amplia a linha de notebooks com Inteligência Artificial, oferecendo mais opções ao consumidor brasileiro. Com essa novidade, entregamos ao consumidor um produto que combina design premium, potência e recursos de inteligência artificial embarcada”, explica Daniela Colin, diretora de Procurement e Desenvolvimento de Produtos da Positivo Tecnologia. “Os AI PCs ganham cada vez mais protagonismo por viabilizarem experiências mais rápidas, privadas e personalizadas, sem depender exclusivamente da nuvem”.
O produto será uma edição limitada, celebrando os 10 anos de parceria entre Positivo Tecnologia e a VAIO Japão que chega ao mercado com alto desempenho e elegância. Potencializado pelo recente processador Intel Ultra, o novo notebook possui circuito interno, chamado de NPU (Neural Processing Unit), dedicado ao processamento de IA local e otimizado para executar aplicações como assistentes generativos e processamento de imagem. Além disso, o produto se destaca por sua tela de 16 polegadas IPS WUXGA (1920×1200 pixels), que combina ampla proporção 16:10, antirreflexo e abertura de até 180 graus, oferecendo mais área útil e conforto visual tanto em tarefas profissionais quanto em entretenimento.
O dispositivo também traz entre os diferenciais a bateria Smart com até 10 horas de autonomia, que tem um sistema de gerenciamento avançado para dar maior confiabilidade à estimativa de carga, mesmo em longas jornadas de uso contínuo. Além disso, conta com memória RAM DDR5 expansível até 64GB, e SSD NVMe M.2 de até 4TB, tudo para garantir muita velocidade, inclusive na inicialização otimizada com tecnologia fast startup.
No que diz respeito à segurança e usabilidade, o FE16 conta com funcionalidades práticas, como o Windows Hello, leitor de impressão digital (fingerprint) e tecla Copilot. A VAIO® Câmera Inteligente Full HD 1080p complementa a experiência com uma série de recursos de IA, como desfoque de fundo, iluminação automática, sinalização de webcam cover e modo de auto mudo.
O modelo ainda tem sistema de refrigeração Duplo Heatpipe, que permite melhor dissipação do calor do notebook e proporciona desempenho otimizado – mesmo em atividades intensas –, e teclado ergonômico retroiluminado, resistente a derramamento de líquidos, que tem ciclo de vida de até 10 milhões de cliques.
Por fim, o VAIO® FE16 oferece conectividade de última geração. O modelo vem com Bluetooth 5.3 para conexões rápidas e estáveis, e suporte ao Wi-Fi 6E, que proporciona maior velocidade de navegação, menor latência e mais estabilidade, mesmo em ambientes com múltiplos dispositivos conectados. Conta ainda com duas portas USB 3.2 Gen 1, USB 2.0, USB-C Full (com suporte a dados, vídeo e carregamento), RJ-45, HDMI e slot para Cartão SD.
O novo notebook está à venda no site oficial da VAIO® com preços a partir de R$ 5.399,10 Para saber mais sobre a VAIO® e seus produtos disponíveis no Brasil, clique aqui.
Ficha Técnica:
- Tela: 16” IPS com resolução WUXGA 1920×1200
- Processador: Intel Ultra5 125H
- GPU: Intel Graphics / Intel Arc Graphics
- Memória: 2X Slots DDR5 (5600MHz) suporte até 64GB (total)
- Armazenamento: SSD M.2 até 4TB
- Som: HD Áudio
- Conectividade: Wi-Fi 6E + Bluetooth 5.3
- Portas: 2x USB 3.2 Gen 1, 1x USB 2.0, 1x USB-C Full, 1x RJ-45, 1x Cartão SD e HDMI 2.1
- Segurança: Windows Hello com Fingerprint
- Teclado: Teclado ABNT retroiluminado
- Câmera: 2 MP FHD (1080p)
- Bateria: 55Wh Smart
- Dimensão: 359 x 255,3 x 19,8 mm
- Peso: 1,80 kg
- Possui NPU e processamento local
Redes Sociais
Prints de redes sociais passam a ser reconhecidos como prova em ações de aumento de pensão alimentícia
A advogada Suéllen Paulino diz que a medida vem sendo acolhida principalmente quando as publicações demonstram que o genitor possui uma condição financeira exposta na web superior à declarada judicialmente
Uma recente movimentação no Judiciário brasileiro reacendeu o debate sobre o uso de provas digitais em processos de família. Decisões recentes têm confirmado que prints de redes sociais, como fotos, stories, publicações, conversas e até registros de viagens, podem ser utilizados como prova para revisar e aumentar o valor da pensão alimentícia.
A advogada Suéllen Paulino, que atua no Direito da Família, diz que a medida vem sendo acolhida principalmente quando as publicações demonstram que o genitor possui uma condição financeira superior à declarada judicialmente.
“É cada vez mais comum que pais ou mães que pagam pensão exibam na internet detalhes de uma rotina incompatível com a renda informada no processo. Viagens frequentes, compras de alto valor, consumo de itens de luxo, veículos caros, vida noturna ativa ou gastos ostentados publicamente podem demonstrar um padrão de vida que contraria os dados apresentados nos autos”, destaca.
Segundo ela, os tribunais têm entendido que, embora não sejam prova absoluta por si só, esses registros funcionam como fortes indícios de que a capacidade financeira é maior, justificando a reavaliação do valor da pensão.
Suéllen Paulino afirma que capturas de tela podem ser aceitas como prova documental, desde que atendam alguns requisitos de autenticidade. Ela listou o que jurisprudência atual considera válidos os prints quando:
-
Comportamento7 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Saúde5 dias atrásUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
-
Moda e Beleza6 dias atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais
-
Cultura4 dias atrásBlue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
-
Esportes5 dias atrásJoão Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
-
Saúde6 dias atrásTécnicas de rejuvenescimento do olhar impulsionam reconhecimento da Dra. Marília Andrade, no Amazonas
-
Saúde5 dias atrásPrimeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP
-
Esportes5 dias atrásCaravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)




