Música
Dois Barcos enfrenta desafios e redefine sucesso com single e clipe ‘Maratonas’
A Dois Barcos atualiza os parâmetros do que significa ter sucesso no single e clipe “Maratonas”, com forte influência do emo, do math rock e do indie, mas sem esquecer das raízes do grupo que utiliza synths e harmonias vocais. A música já está disponível nas principais plataformas de streaming junto ao clipe, no YouTube.
“É sobre voltar para algum lugar depois de ter quebrado a cara e mesmo assim ainda querer se superar dentro de uma nova visão, e a necessidade constante de querer provar alguma coisa que na maioria das vezes nem sabemos o que é. É um embate direto contra o sentimento entre as expectativas, frustrações e inseguranças. Conhecer o pior de si e enfrentá-lo. Muito também do sentimento de comparação e competitividade, fazendo alusão a uma maratona.”, explica Rafaella Petrosino, uma das vocalistas e guitarristas.
A correria, o famoso “corre” que tantos artistas independentes comentam, é retratada no clipe ao simbolizar o momento pelo qual a Dois Barcos passa, em que foi preciso recalcular a rota e encontrar a si mesmo.
“O momento que encontramos para trabalhar nessa sonoridade mais próxima do emo e das estéticas que apreciamos, que é majoritariamente vista como relevante quando feita por bandas formadas apenas por homens. É quase que enfrentar uma dor pessoal de ter crescido vendo bandas de garotas no emo/rock alternativo não tendo o merecido destaque e oportunidades, e mesmo assim buscar isso”, destaca Elisa Monasterio, vocalista e baixista.
Após retornar à cena com o single duplo “Manto Lunar/Surto” (2022), o trio explora no novo trabalho referências escrachadas do que gostam e consomem há muito tempo; Entre as novidades estão a inclusão de power chords, arpejos e riffs de math rock. Entre as influências musicais estão Tigers Jaw, American Football, El Toro Fuerte, Fake Number e Depois do Fim. Há, também, no arranjo alusões a corridas e competições, com instrumentos que “freiam e correm” junto à lírica, reforçando os momentos de êxtase e também os cansaços nesse processo.
O videoclipe traz uma série de referências artísticas, de filmes como “Juno”, aos clipes de “This is Why”, do Paramore; “Yer Killin’ Me”, “Remo Drive” e “June”, do Tigers Jaw. A cor amarela aparece no figurino e na cenografia, com destaque para a lata de energético criada especialmente para o clipe. O amarelo representa o lado enérgico, criativo e caloroso da letra, como se a cor ajudasse a interromper “o que nos assombra e focasse nas nossas próprias definições de sucesso”, explica Elisa. A paleta, as imagens e toda a produção visam a quebra do padrão de estar sempre nos mesmos lugares e vivenciar os mesmos ciclos. Mostra também que a lucidez surge de momentos de confusão, e que a verdade interior, muitas vezes, pode não ser absoluta para certas situações.
“Exploramos diversas linguagens entre zooms, estáticos e movimentos de câmera (apesar de ainda trabalhar com takes que trazem uma certa calmaria em muitos momentos), tentando manter constantemente o ritmo do ‘nunca parar’.”, explica Rafaella.
Conheça a Dois Barcos
A Dois Barcos teve seu início em 2014, com as instrumentistas e compositoras Elisa Monasterio (baixo e voz) e Rafaella Petrosino (guitarra e voz). Com a entrada de Gabriel B. Ferreira (guitarra), lançaram o primeiro EP autoral, “Pier” (2018), trabalho de estreia do grupo que contou com dois videoclipes, e posteriormente, o single duplo Manto Lunar/Surto. Atualmente, a banda se dedica também a uma série de shows com três músicos de apoio no palco, proporcionando uma experiência ainda mais completa.
Ficha técnica
O single “Maratonas” contou com Elisa Monasterio, Gabriel B. Ferreira e Rafaella Petrosino no arranjo e letra. Bateria e guitarras adicionais ficaram por conta de Marco Trintinalha e Skipp, respectivamente, além de Dreg Araújo como backing vocal. Engenheiros de som foram: Dreg Araújo, Elisa Monasterio, Gabriel B. Ferreira e Marco Trintinalha. Gabriel B. Ferreira também cuidou da mixagem e masterização. A capa do single é uma fotografia de Isabela Moreira, com arte de Vinicius Martins.
O videoclipe foi uma produção da Dois Barcos com roteiro e direção de arte de Rafaella Petrosino e Elisa Monasterio, esta última também editou e finalizou o clipe. A direção e a captação é de Matheus Carneiro, com assistência de direção de Isabela Moreira, que também atuou na iluminação. A maquiagem foi realizada por Buzz Darko.
Acompanhe a Dois Barcos
Site: https://doisbarcos.com.br/
Instagram: @projetodoisbarcos
Youtube: https://www.youtube.com/doisbarcos
Gospel
“Som de Adoradores”: Vanessa Potier lança EP gravado ao vivo pela Gold Music
A cantora Vanessa Potier lança em 7 de novembro o EP “Som de Adoradores”, disponível em todas as plataformas digitais. Gravado ao vivo, o projeto retrata a caminhada de fé e adoração da artista, com distribuição da Gold Music.
O EP reúne quatro canções que conduzem o ouvinte à reflexão e à devoção. As três primeiras — “Graça”, “Tu És o Cristo” e “Meu Prazer” — são assinadas por Vanessa em parceria com os produtores Joel Ferreira e Erik Ramos, responsáveis também pela produção musical do projeto.
“Graça” é a faixa de destaque e fala sobre a bondade imerecida de Deus. Inspirada em textos bíblicos como Romanos 3:24 e Efésios 2:8-9, a música expressa gratidão pela salvação e pela graça divina. Ouça aqui!
Em “Tu És o Cristo”, Vanessa revisita uma canção já conhecida de seu público, agora em nova versão ao vivo. “Recebi muitos testemunhos dessa canção, dessa verdade de saber quem é Cristo, que Ele é o Filho do Deus vivo”, comenta. Ouça aqui!
Já “Meu Prazer” traz um clima mais introspectivo, com destaque para o interlúdio instrumental. Baseada em passagens dos Salmos, a letra fala sobre o valor de estar na presença de Deus, lembrando que “mais vale um dia com Ele do que mil em outro lugar”. Ouça aqui!
Encerrando o EP, “Existe Alguém Digno” é uma versão autorizada da canção “He Is Worthy”, interpretada em parceria com a cantora e preparadora vocal Jaqueline Harakawa. O coro de vozes reforça a mensagem de exaltação àquele que é digno de toda honra.Ouça aqui!
A gravação aconteceu em 23 de agosto, na Igreja Mais de Cristo, em Governador Celso Ramos (SC), e contou com a participação dos músicos Jeferson Pacheco no baixo, Carlos Coutinho na bateria, Daniel Fernandes no violão, Zildo C. Borcath na guitarra e Erik Ramo no teclado.
Vanessa conta que sentiu uma direção espiritual para fazer do momento da gravação algo maior, uma noite de adoração. Uma queda repentina de luz serviu para tornar a gravação ainda mais especial, todos que estavam no local se uniram em oração, levantando um Som de Adoradores, durante este clamor a luz foi restabelecida deixando um sentimento em todos de aprovação do céu para este projeto.
A direção de vídeo é assinada por João L.S. Vieira, e o registro contou com o envolvimento de profissionais que se uniram de forma colaborativa nas áreas de iluminação, som e imagem. Os vídeos serão disponibilizados no canal da Gold Music no YouTube. Assista!
Mais do que um lançamento, “Som de Adoradores” é uma expressão de fé. Vanessa espera que as canções alcancem pessoas em diferentes lugares. “Espero que quem ouvir sinta o mesmo que sentimos naquela noite e que vidas sejam transformadas através dessas músicas”, afirma.
Siga Vanessa Potier nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/vanessapotierp/
YouTube: https://www.youtube.com/@vanessapotier
Siga a Gold Music nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/goldmusicbr/
Instagram: https://www.instagram.com/gmusicnetwork/
YouTube: https://www.youtube.com/@gravadoragoldmusic
Música
“Laguna” une duas vozes potentes da nova música brasileira: JØY Brandt e Bruno Capinan
A cantora e compositora JØY Brandt lança “Laguna”, uma colaboração com o artista baiano Bruno Capinan. O single chega como o quarto lançamento do álbum da pernambucana, que divide residência entre Brasil e o Canadá. Previsto para 2026, o disco amplia a pesquisa sonora que a artista vem desenvolvendo nos últimos anos — um diálogo entre o Brasil e o mundo, entre o orgânico e o espiritual.
Inspirada na simbologia do elemento água, “Laguna” fala sobre ciclos, mudanças e purificação. A música foi composta por JØY Brandt em parceria com Samyle Carvalho, que também participa nos vocais. A canção nasceu durante um período de introspecção pessoal e de busca por equilíbrio emocional.
“A água representa a vida, o movimento e a renovação. Assim como uma laguna se forma pela força dos ventos e tempestades, a música fala sobre os ciclos necessários para que novos caminhos surjam. Uma canção poética de narrativa feminina”, — JØY Brandt
O encontro com Bruno Capinan, artista brasileiro-canadense, que tem uma trajetória marcada por experimentações musicais, reforça o caráter coletivo e simbólico da faixa.
“‘Laguna’ me emocionou desde a primeira vez que ouvi. É uma canção com força ancestral, muito da nossa raiz nordestina e do Brasil real. Fiquei muito feliz com o convite da JØY, uma amiga e grande artista. Espero que todo mundo dance ao som de Laguna! — Bruno Capinan
Uma fusão de ritmos e atmosferas
Musicalmente, “Laguna” une elementos ancestrais, afro-pop e latinos, construindo uma sonoridade marcada por percussões, sopros e guitarras elétricas. A produção de Bruno Di Lullo e Mani Carneiro valoriza a naturalidade dos instrumentos e a interação entre as vozes de JØY e Capinan.
Os sopros de Aquiles Moraes e Everson Moraes criam texturas melódicas que dialogam com as percussões de Thomas Harres. A guitarra elétrica de Guilherme Lirio sustenta o arranjo com nuances entre o popular e o experimental, enquanto o baixo de Di Lullo dá à canção uma base rítmica constante.
Gravada entre o Estúdio Rockit (Rio de Janeiro) e o GMP Recording Studios (Toronto), a faixa, que conta com o selo da YB Music, reflete também o percurso multicultural da artista e seu processo de criação entre os dois países.
Uma nova etapa na trajetória da artista
“Laguna” sucede os singles “Vem”, “A Calma Acalma” e “Digo Nada”, que antecipam o disco de JØY Brandt. O projeto reúne composições escritas entre o Brasil e o Canadá, com colaborações de músicos de diferentes origens. Em cada faixa, JØY reafirma uma identidade musical que conecta suas raízes à cena contemporânea, misturando com liberdade ritmos e influências.
Mais do que uma nova faixa, “Laguna” marca uma continuidade na pesquisa artística de JØY: um olhar sobre o tempo, o corpo e o fluxo da vida, conduzido pela música.
Sobre JØY Brandt
Artista pernambucana radicada no Canadá há 15 anos, JØY Brandt carrega a música em seu DNA. Vinda de uma família de músicos, iniciou sua jornada na adolescência, integrando a banda de seu pai. Com mais de duas décadas dedicadas à arte, sua trajetória é marcada por uma sólida formação: é pós-graduada em Comunicação Social e especializada em canto pelo Conservatório Pernambucano de Música, onde também explorou o canto lírico. Além de cantora e compositora, JØY também atuou como produtora e radialista.
Sua música funde elementos da MPB com uma abordagem contemporânea e universal, trazendo forte influência da cultura de Pernambuco. JØY transita com fluidez entre o afro-pop, a música folk e os ritmos latinos. Em 2025, seu talento foi reconhecido com o Prêmio da Música de Pernambuco (Melhor Single MPB, com “A Calma Acalma”) e o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Artista MPB – Nordeste.
Gospel
Daniela Araújo comemora 15 anos de carreira com show em Brasília
Comemorando 15 anos de carreira, a cantora Daniela Araújo desembarca em Brasília, nesta sexta-feira, para mais um show de sua turnê. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, a artista sobe ao palco do Teatro La Selle, a partir das 20h, proporcionando uma experiência única no formato voz e piano.
O show conta com arranjos especiais criados pelo produtor Johnny Essi, explorando recursos modernos como overdubs e camadas sonoras, resultando em uma apresentação intimista, mas com profundidade, textura e impacto musical.
Casada com o produtor musical André Nine e mãe de Lucca e João, Daniela Araújo pretende levar seu show até o primeiro semestre de 2026. Com duas indicações ao Grammy Platino, a artista tem uma parceria internacional com o cantor Evan Craft, que lhe rendeu um Disco de Platina.
Daniela também emplacou a música “Menino de Papel” na trilha sonora da novela “Três Graças”, da Rede Globo. Em colaboração com o rapper Hungria, a faixa tem mais de 1 milhão de plays no Spotify e mais de 2 milhões de views no YouTube.
Os ingressos para o show em Brasília estão disponíveis no Sympla. Ainda em novembro, Daniela Araújo vai se apresentar em Goiânia, no dia 22.
SERVIÇO: Daniela Araújo – Turnê, Daniela Araújo em Brasília
Local: Teatro La Selle
Endereço: Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS), 906 – Conjunto E – Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70390-060
Data: 07 de novembro (sexta-feira)
Abertura dos Portões: 19h
Início do Show: 20h
Indicação: Livre
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/daniela-araujo-a-turne-brasilia-2025/3088148
-
Cultura1 semana atrásGiuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
-
Notícias6 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde6 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias5 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Notícias7 dias atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel3 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Cultura1 semana atrásAclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
-
Educação1 semana atrásConferência Brasileira de Folkcomunicação reúne grandes nomes da cultura e da ciência



