Home Entretenimento Do diagnóstico à inspiração: Wallace D’ Lira conquista notoriedade e amplia o debate sobre o autismo no Brasil
Entretenimento

Do diagnóstico à inspiração: Wallace D’ Lira conquista notoriedade e amplia o debate sobre o autismo no Brasil

Envie
Foto Reprodução.
Foto Reprodução.
Envie

Com mais de 134 mil seguidores nas redes sociais, Wallace D’ Lira vem se consolidando como uma das vozes mais autênticas e inspiradoras do cenário digital brasileiro. Criador de conteúdo, escritor e estudante de Psicologia pela FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), Wallace utiliza suas plataformas para escrever “o que o mundo ignora” uma frase que define não apenas seu propósito, mas também o impacto que causa.

Diagnosticado com autismo, Wallaceencontrou na escrita e na comunicação uma forma de ampliar a compreensão sobre o espectro autista e desconstruir estigmas. Sua sinceridade e sensibilidade o transformaram em uma referência quando o assunto é representatividade e empatia.

Autor do livro “Eu não posso te ter”, Wallace transita entre a literatura, a reflexão e o ativismo social, compartilhando experiências que aproximam o público do cotidiano de uma pessoa autista adulta. Com uma linguagem acessível e emocional, ele inspira milhares de pessoas sejam neurodivergentes ou não a enxergar o mundo com mais respeito, empatia e humanidade.

Reconhecimento e notoriedade

Após sua emocionante palestra no Congresso Espectro, Wallace ganhou ainda mais notoriedade no cenário nacional. O momento foi marcante tanto para o público quanto para o palestrante, que se emocionou com o resultado e com o reconhecimento de sua trajetória.

Foto Reprodução.

Foi uma palestra muito emocionante, e eu fiquei comovido com o carinho e a resposta das pessoas”, destacou Wallace, que segue fortalecendo sua missão de unir conhecimento, fé e inclusão.

Origem e trajetória

Nascido e residente em Diadema (SP), Wallace iniciou sua trajetória pública em 2022, motivado por orientações terapêuticas. Desde então, vem atuando na defesa dos direitos das pessoas autistas, abordando suas vivências em plataformas digitais e em participações em eventos.

Em 2022, Wallace começou a se destacar como influenciador digital, produzindo conteúdos sobre o diagnóstico e as vivências do autismo em seu perfil no Instagram, @wallacedelira, que se tornou um verdadeiro espaço de acolhimento.

No ano seguinte, atuou como diretor da torcida Autistas Alvinegros, do Sport Club Corinthians Paulista, a primeira torcida organizada por autistas do Brasil. Ainda em 2023, concedeu uma declaração ao portal Mídia Ninja, destacando a importância do Setor TEA na Neo Química Arena, estádio de seu clube do coração. Wallace deixou o movimento em 2025, mas sua contribuição marcou a história da inclusão no futebol.

Ativismo e representatividade

Em setembro de 2023, participou do programa Bem Viver, da TV Brasil de Fato, durante o mês de luta anticapacitista. Na reportagem, Wallace falou sobre o cordão de girassol, símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, como o autismo. Ele destacou a importância da visibilidade e da empatia no uso do acessório, defendendo políticas públicas que reconheçam as necessidades sensoriais da população neurodivergente.

Em 2024, publicou o artigo “Por um ativismo pragmático?”, em coautoria com Willian Chimura, na Revista Autismo, propondo uma abordagem realista e estratégica para o ativismo autista no Brasil.

Durante sua trajetória, Wallace também refletiu sobre a representação de autistas em produções audiovisuais, como a série Uma Advogada Extraordinária, em sua participação no podcast Introvertendo, e fez cobranças por políticas públicas, além de críticas a declarações governamentais sobre pessoas com deficiência.

O apresentador Marcos Mion, em 2023, afirmou:

Wallace é um jovem autista que palestra sobre o espectro com muita clareza. Com uma visão motivadora e grande exemplo de união.”

Wallace também foi um dos convidados da série “O Som e a Sílaba”, da Disney, dirigida por Miguel Falabella, reforçando sua presença no debate sobre inclusão e representatividade.

Atuação pública e impacto social

Foto Reprodução.

Em outubro de 2024, Wallace participou de uma audiência pública no Senado Federal, promovida pela Comissão de Constituição e Justiça, que discutiu os efeitos nocivos do barulho provocado por fogos de artifício. O debate visava instruir o Projeto de Lei 5/2022, que propõe a proibição de artefatos pirotécnicos com estampido.

Na ocasião, Wallace contribuiu com reflexões sobre os impactos da poluição sonora em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a hipersensibilidade sensorial e a necessidade de políticas inclusivas.

Fé, vulnerabilidade e propósito

Além de escritor e ativista, Wallace é um estudante de Psicologia comprometidocom a transformação social. Seu perfil nas redes combina mensagens de fé, superação e reflexões psicológicas, inspiradas em passagens bíblicas como 2 Coríntios 12:10, mostrando que vulnerabilidade e força podem coexistir.

Com uma trajetória marcada por propósito e autenticidade, Wallace D’ Lira segue inspirando milhares de pessoas a reconhecerem o valor da diversidade e a importância de dar voz a quem o mundo muitas vezes insiste em silenciar.

Envie
Artigo relacionado
Reprodução.
Entretenimento

A Força da Nova Política: Artur Carvalho e Sua Jornada de Autoridade Digital e Gestão Visionária

Com uma visão moderna e conectada aos novos tempos, Artur Carvalho representa...

Foto Reprodução.
Entretenimento

Com Expertise e Propósito, Edward Siqueira Revoluciona o Acesso ao Conhecimento Previdenciário na Área da Saúde

Com uma trajetória marcada por experiência e comprometimento, Dr. Edward Siqueira se...

Bilhete da Mega-Sena - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Entretenimento

Mega-Sena Acumula e Sorteio 2929 Pode Pagar R$ 48 Milhões Nesta Semana

O sonho de se tornar milionário da noite para o dia ganhou...

Crédito fotográfico: Helena Bielinski
CulturaEntretenimentoMúsicaNotícias

Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”

Novidades da multiartista já estão disponíveis nas plataformas digitais e chegam acompanhadas...