É uma unanimidade entre os pais e as mães ou o desejo que seus filhos crescente felices e com saúde. Contudo, não é possível garantir essa aspiração nobre com apenas os cuidados em casa. Criações e adolescentes exigem um acompanhamento médico especializado para avaliar um dia em dia e evitar doenças. E cuidar do melhor dos pequeninos em desenvolvimento é uma falta do médico pediatra, que tem sua atração celebrada em 27 de julho: no Dia do Pediatra.
Desde a gestação do bebê até a sua adolescência, as consultas pediátricas são fundamentais para que os responsáveis sejam orientados sobre o processo de desenvolvimento do filho e tirem as dúvidas em relação aos cuidados necessários para cada nova etapa de vida dele. Isso é o que explica a médica pediatra e sócia da Clínica de Saúde e Imagem (CSI), Ludmila Carneiro.
“Ter uma rotina de acompanhamento pediátrico é indispensável para que a criança cresça saudável e para que os pais entendam como cuidar dela diante de uma adversidade, como doenças, ou no dia a dia habitual. O pediatra é o especialista que fornece a orientação necessária para o desenvolvimento saudável, tanto de crianças quanto de adolescentes, sempre recomendando as medidas adequadas para recuperar a saúde deles”, esclarece Ludmila.
O acompanhamento pediátrico também é fundamental para a antecipação de riscos e prevenção de doenças e, consequentemente, da mortalidade infantil. De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ao menos 44% das mortes de crianças de 0 a 6 anos no País são ocasionadas por problemas perinatais (um pouco antes do parto ou logo depois) ou doenças parasitárias, infecciosas e/ou respiratórias.
Esses óbitos, no entanto, poderiam ser evitados ou atenuados com o atendimento médico apropriado logo na primeira infância, afirma Ludmila. “Na fase do pré-natal, é essencial um acompanhamento pediátrico, ginecológico e obstétrico para prevenir complicações e garantir a saúde do bebê. Após a criança nascer, as visitas ao pediatra devem continuar em prol do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento-puericultura. Dessa forma, as imunizações e os tratamentos de doenças estarão em dia. Além disso, analisando de perto a criança e o adolescente, o pediatra pode diagnosticar doenças previamente e já indicar a terapia necessária para evitar agravamentos do quadro”, ressalta a pediatra.