Dia da Tannat recebe ação do INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura no Rio de Janeiro

Dia da Tannat recebe ação do INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura no Rio de Janeiro

Déborah Ferreira Goi
Atualizado: 12/04 23:04
2 min de leitura 2.4k
Imagem Do Whatsapp De 2024 04 12 à(s) 22.35.23 D506c189

 Com um menu impecável, preparado por dois chefs de peso no restaurante Ízar, apreciadores e profissionais do setor de vinhos puderam conhecer 7 rótulos uruguaios

A Tannat, uva de origem francesa, que domina os vinhedos uruguaios, tem uma data para chamar de sua: dia 14 de abril. E, para celebrar a data, INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura, promoveu o Dia da Tannat – Uruguay Wine, no restaurante Ízar, em Ipanema, com um almoço que contou com os chefs da casa Danilo Parah e o chef

Imagem Do Whatsapp De 2024 04 12 à(s) 22.35.23 1a09b39c

convidado do Uruguai, Sebástian Barcos. Saiba como foi, e conheça mais sobre os vinhos uruguaios.

A uva, emblemática no Uruguai, atualmente ocupa 1/3 dos vinhedos do Uruguai, um volume duas vezes maior que sua terra natal na região de Madiran, no sudoeste da França, dá vida a vinhos potentes com taninos de sabor marcante.

O almoço contou com entradas de queijo de ovelha, tarta frita uruguaia com salada de camarão e palmito assado, faina com carne cruda, empanada de carne, apresentando como prato principal um Socarrat de Camarão (arroz bomba caramelizado com camarões grelhados e aioli de limão), chuleton com manteiga de chimichurri e batatas, folha na brasa e purê de alho assado, e uma sobremesa que deixou todos babando, uma cheesecake de chocolate com pistache, caramelho e folr de sal, acompanhada de sorvete de doce de leite.

Já os vinhos uruguaios apresentados foram: Garzón, Single Vineyard Albarino, ano 2022; De Lucca, Naranja, 2023; Compañia Uruguaya de Vinos de Mar, Pinot Noir Sierra de las Palmas, 2022; Campotinto, The Gambler Merlot, 2021; Ariano, 4 Gatos, 2020; Montes Toscanini e um drink de Vermute Flores Rosado, dificultando os participantes, na escolha de qual é o melhor.

Recentemente foi descoberto por meios de pesquisas realizadas por médicos, que a casta Tannat é rica em resveratrol, substância muito encontrada em vinhos tintos que é extremamente benéfica para a saúde, auxiliando na redução do mau colesterol e no combate ao câncer, um bom incentivo para escolhermos vinhos com esta uva.

De acordo com o chef Danilo Parah, a proposta do menu foi fazer uma fusão do cardápio do Ízar, introduzindo toques uruguaios do parceiro Sebástian Barcos.

“Nosso desejo é apresentar nossa identidade e costumes uruguaios, para que se deliciem com os vinhos, através de suas texturas, sabores, intensidades, em diferentes rótulos, desfrutando de um bom almoço”, revelou o chef Sebástian. 

 

Conheça mais sobre o INAVI: https://www.inavi.com.uy/

 

O que você achou?

Amei 51
Kkkk 27
Triste 10
Raiva 5
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.