Empreendimento está comprometido na adoção de boas práticas sustentáveis com previsão de ser carbono zero até 2030
Localizado no bairro da Lapa, na zona oeste da cidade de São Paulo, o complexo empresarial E-business Park tem desenvolvido diversas iniciativas de preservação ambiental com previsão de neutralizar 100% das emissões de carbono até 2030. Um dos destaques é o projeto de florestamento da área verde do empreendimento que conta, atualmente, com 2.000 árvores catalogadas de várias espécies, inclusive frutíferas. São mais de 900 árvores plantadas desde 2007, quando o empreendimento possuía 1.032 árvores.
Entre as árvores frutíferas catalogadas estão macieira, amoreira, mangueira, goiabeira, pitangueira e jabuticabeira. O espaço verde também conta com pinheiros, quaresmeiras, ipês, palmeira-real (roystonea regia) e palmeira-de-leque (livistona chinensis). “Já avançamos em 200% o nosso projeto de florestamento desde 2007 e a nossa meta é continuar investindo em diversas práticas ambientais para evoluir no processo de descarbonização. Hoje, 18% do total de água consumido provém de água da chuva, utilizada, por exemplo, nos processos de irrigação, limpeza das ruas e nos vasos sanitários”, explica o empresário Sidney Angulo, diretor do E-business Park.
Avançar na agenda ESG (sigla em inglês para as boas práticas ambientais, sociais e de governança) sempre foi prioridade para os sócios e gestores do E-business Park, que investe em diversas estratégias para ajudar, inclusive, os locatários a cumprirem indicadores de sustentabilidade. A previsão de Angulo é que o complexo atinja antes de 2030 os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Desde a sua concepção, em 2004, o empreendimento emprega conceitos de sustentabilidade e os investimentos são constantes em boas práticas para a conservação e preservação do meio ambiente, que também envolvem atenção constante na manutenção das áreas verdes, soluções arquitetônicas para redução do consumo de energia e ar condicionado e frota de veículos elétricos.
O complexo está comprometido na adoção de práticas para ser carbono zero, com preservação e reflorestamento das áreas verdes, realiza coleta seletiva de resíduos e compostagem de podas, possui biodigestor para orgânicos, além de subestação de energia, sistema de iluminação em LED, carregadores para carros elétricos, bicicletários e preocupação na escolha de materiais para preservação da área permeável, como a utilização de pisos drenantes.
Com área de 160 mil m² em condomínio fechado, 120 mil m² de área locável para escritórios corporativos, o complexo empresarial E-business Park é referência no centro expandido da cidade de São Paulo dentro das marginais Pinheiros e Tietê. O espaço tem o objetivo de oferecer infraestrutura interna completa no formato de campus, desde portaria e segurança 24/7 até bosque de preservação ambiental e áreas verdes com mais de 2 mil árvores catalogadas. Abriga dezenas de empresas, predominantemente multinacionais, incluindo escritórios da Nokia, EDP, GE, Henkel e Lenovo, um campus da Teleperformance, além dos estúdios do cartunista e escritor Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.
Sobre o E-business Park
Localizado no bairro da Lapa, zona oeste da cidade de São Paulo, o E-business Park vem se transformando desde 2004 e é considerado o melhor e mais completo complexo empresarial no centro expandido, dentro das marginais. Possui 160 mil metros quadrados de área em condomínio fechado, bosque e áreas verdes com mais de 2.000 árvores catalogadas, além de local de eventos e convenções. Conta com infraestrutura interna completa de segurança e serviços com praça de alimentação, com mais de 10 opções de restaurantes, agência bancária, supermercado, farmácia e portaria 24h.