Cidades ‘queridinhas’ dos viajantes, como Orlando, Madrid e San Andres apresentaram queda na participação de passagens compradas para o período, embora permaneçam no top 10, mostra levantamento da Maxmilhas
Os brasileiros que vão fazer viagens internacionais nas férias de verão do hemisfério Sul, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, estão escolhendo destinos menos tradicionais, mostra um levantamento realizado pela Maxmilhas, travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais e hotéis. Isso porque, oito entre os dez principais destinos mais buscados para o período apresentaram queda na participação de passagens aéreas vendidas, em relação ao mesmo período do ano passado. Orlando (EUA), Madrid (Espanha) e San Andres (Colômbia) foram os destinos com as maiores quedas, com menos 58%, 45% e 45%, respectivamente.
Roma e Bogotá foram os únicos destinos internacionais do top 10 que cresceram em popularidade, com aumentos de 20% na participação. Confira o ranking dos destinos internacionais mais buscados para o final deste ano e início de 2025:
- Lisboa
- Miami
- Roma
- Bogotá
- Orlando
- Montevideo
- Cartagena
- Paris
- Madrid
- San Andres
Além disso, o planejamento de viagens também mudou. No ano passado, os viajantes estavam comprando passagens aéreas internacionais com uma antecedência média de 185 dias. A queda este ano foi de 24%, indo para 140 dias. Bogotá, na Colômbia, e Paris, França, tiveram diminuição de 44% e 43% na antecedência de compra, respectivamente.
Outra tendência observada é que os casais lideram entre os perfis de viajantes internacionais, representando 37% das reservas. No entanto, o maior aumento de participação foi de viagens solo, que cresceram 18% em relação ao ano passado. Viagens com crianças, por outro lado, tiveram uma queda de 21% na participação para destinos internacionais.
Segundo a Agência Nacional de Avição Civil (ANAC), 16,3 milhões de passageiros voaram em voos internacionais saindo do Brasil entre janeiro e agosto de 2024. Para o Ministério de Portos e Aeroportos, mais brasileiros estão viajando para fora do país, o que marca um bom momento para este setor no país, comexpectativa de crescer ainda mais até o fim do ano.
A Head de Marketing da Maxmilhas, Sabrina Lorente, reforça que o setor está em crescimento e avalia que as mudanças de comportamento do consumidor indicam também novos perfis no mundo das viagens internacionais, bem como um reflexo das condições socioeconômicas. “Muitos viajantes têm buscado destinos internacionais alternativos como forma de evitar câmbios estrangeiros mais valorizados e os custos das passagens aéreas, optando por destinos menos ‘bombantes’ e mais baratos. Mas não é só isso, o perfil do viajante internacional tem ficado cada vez mais amplo com a participação da geração Z e de grupos que procuram viagens focadas em culturas específicas ou até mesmo para a auto conexão”, finaliza.